Segunda, 22 de julho de 2019

Informe Previc: Fundos de Pensão no Brasil crescem e melhoram superávit em 2019

=> Ativos totais do sistema atingem R$ 918 bi

A Previc (Superintendência Nacional de Previdência Complementar) divulgou, no último dia 18 de junho, seu Informe Estatístico Trimestral, com os dados do primeiro trimestre deste ano. O relatório mostra que os ativos totais do sistema de previdência complementar atingiram o montante de R$ 918 bilhões no 1º trimestre de 2019, com crescimento de 1,54% em relação a dezembro de 2018.

Segundo o documento, houve redução do número de entidades fechadas de previdência complementar - EFPC - deficitárias de 80 para 77, e aumento de superavitárias de 136 para 147 no período.

O resultado agregado do sistema encerrou o 1º trimestre de 2019 com deficit de R$ 6,37 bilhões, contabilizando redução de R$ 2,92 bilhões em relação a dezembro do ano anterior. O número reflete ainda a retração de superávits ocasionada por perdas em Entidades Sistemicamente Importantes - ESI - com investimentos concentrados em renda variável.

JUROS PREOCUPAM

A taxa básica de juros continua exigindo atenção especial das fundações que administram planos de benefício definido, na medida em que a perspectiva de rentabilidade dos novos investimentos pode ser inferior e incompatível com as taxas de desconto atuarial estabelecidas neste momento.

O Informe Estatístico Trimestral também apresenta, de forma consolidada, os investimentos, as provisões matemáticas, os resultados e os fundos, além dos valores de contribuições, pagamentos de benefícios, receitas e as despesas administrativas.

A análise mais detalhada dos riscos do sistema e a evolução dos indicadores de resultados podem ser encontrados no Relatório de Estabilidade da Previdência Complementar (REP), publicado semestralmente pela Previc.

 
Leia aqui o Informe Estatístico Trimestra da Previc.

15/07/19

SERPROS anuncia volta da concessão de empréstimos

Saudável até debaixo d'água!

=> Conheça os benefícios da prática de exercícios aquáticos

A busca por uma vida saudável está em alta, mas nem todas as atividades físicas oferecidas por academias e treinadores contemplam os idosos. Para os mais velhos, exercícios muito intensos podem ser desconfortáveis e até mesmo perigosos, causando um efeito oposto ao bem-estar almejado. Como solução para essa questão, modalidades esportivas aquáticas têm sido cada vez mais indicadas por especialistas, já que moldam o corpo, aliviam as tensões do dia-a-dia e fortalecem a musculatura de forma muito mais divertida e segura do que os exercícios aeróbicos tradicionais.

O segredo do grande sucesso dos esportes aquáticos para idosos é também uma aula de física. O que acontece é que a água diminui os impactos nas articulações e, assim, o risco de lesões. Com o corpo parcialmente submerso, temos nosso peso corporal reduzido de 50% a 70%. Com menos peso, o impacto dos treinos é reduzido e assim conseguimos nos mover mais livremente, estimulando a circulação do sangue e o alongamento corporal.

Também por conta dessa "leveza", exercícios aeróbicos que normalmente são desagradáveis e complexos podem se tornar mais divertidos, sem perder o efeito de fortalecimento da musculatura. Isso acontece porque, embora o peso do corpo esteja mais leve, a água possui outra característica conhecida pela física como resistência natural. Quando você se movimenta em um esporte aquático, aplica sua força na água, que responde na mesma intensidade. Desta forma, experimentamos desafios para o corpo, mas cada um se exercita dentro da sua possibilidade física.

É importante lembrar que praticar esportes aquáticos não necessariamente significa fazer a clássica natação. Muito indicada por fisioterapeutas, a hidroginástica é a atividade mais indicada para idosos, especialmente os que tenham problemas ósseos, como osteoporose e artrose. Outra excelente prática são as aulas aquáticas voltadas para atividades de equilíbrio e força. Estes exercícios podem ser muito benéficos para as pessoas com mais idade pois fortalecem o corpo para realizar as tarefas mais comuns do dia-a-dia.

Gostou da ideia?
Você encontra, aqui,  mais sobre a temática e dicas de exercícios que podem ser feitos até em casa. Confira!

15/07/19

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