Dieta e exercícios físicos diminuem a probabilidade de câncer de intestino

Um dos dez tipos de câncer mais incidentes no Brasil, o câncer de cólon e reto (mais conhecido como de intestino) está intimamente relacionado ao alto consumo de gordura animal, alimentos industrializados e à vida sedentária. Embora atinja homens e mulheres de diferentes idades, a população acima de 50 anos com histórico familiar da doença é a mais suscetível. Se detectado no início, há grandes chances de cura.

A carne vermelha em excesso aparece como grande vilã para um trato intestinal saudável, causando acúmulo de ácidos graxos.  De acordo com especialistas, uma dieta pobre em frutas, verduras e legumes e rica em gordura animal pode ser responsável por até 75% dos casos de câncer de cólon e reto, naturalmente não desprezando os fatores genéticos e hereditários.

Agentes químicos e biológicos, fatores ambientais e dietéticos também são importantes na incidência da patologia. Acoplados à vida sedentária, tabagismo, obesidade e consumo excessivo de bebidas alcoólicas representam grande perigo para o intestino. Já as frutas, verduras e fibras têm um papel protetor, agindo como antioxidantes e inibindo a formação de carcinógenos.
A prática regular de exercícios também pode reduzir o risco de doenças em até 50%, devido à diminuição do tempo de trânsito intestinal, o que minimiza o contato de carcinógenos com as células do intestino. Alguns cientistas ainda trabalham com a hipótese de que a atividade física poderia alterar os níveis de prostaglandinas, melhorando o sistema imunológico e modificando o metabolismo dos ácidos biliares.

Para detectar a doença no estágio inicial, com boas chances de cura, o melhor meio é a colonoscopia, exame endoscópico que permite visualizar desde os pequenos pólipos (lesões benignas que muitas vezes transformam-se em câncer), até tumores maiores do intestino grosso. Além da identificação precoce da doença, a prevenção é fundamental. Mudanças no estilo de vida e adesão a hábitos saudáveis fazem toda a diferença.