Associado da ASPAS participa de duas regatas simultâneas

Que o associado e conselheiro da ASPAS Agildo Brandão Moreira, morador de Salvador, é um apaixonado por saveiros já se sabia, afinal em junho deste ano nosso site publicou uma matéria com ele. Mas agora Agildo se superou e participou de duas regatas simultâneas, com apoio da Marinha, dos saveirinhos de Cachaprego e de muitos e muitos amigos. Confira a entrevista, com direito a fotos da jornada marítima.
 
Agildo, o que motivou a realização dessas duas regatas simultâneas?
A Associação Viva Saveiro queria homenagear o saveirista Vital Santos Souza, 81 anos, um apaixonado pelos saveiros que começou a velejar quando foi maregrafista - profissional responsável por fazer as tábuas de marés. Santos Souza foi presidente da CNB e participou da criação do sistema ferryboat. Foi prefeito de Itaparica, Coordenador da Superintendência do Desenvolvimento da Pesca na Bahia e é Cavaleiro da Ordem do Mérito Naval.
 
Bacana a homenagem. Conta um pouco das regatas, quando aconteceram, quantos foram os saveiros participantes...
Foi no dia 14 de novembro de 2009. Na Regata Barra do Paraguaçu, que foi até a Ilha de Itaparica, 15 Saveiros de Vela de Içar (barcos de 12m) participaram. Contou com o apoio da Marinha do Brasil, representada pelo II Distrito Naval e pela Capitania dos Portos, que enviou o navio de guerra caça-minas "Aratu" para fazer a largada em Barra do Paraguaçu e a chegada em Itaparica.
Da Regata triangular, que aconteceu em frente à praia de Itaparica, participaram 12 Saverinhos de Vela de Içar (barcos até 3,60m)
 
E como foi a competição? Comemoração, prêmios?
A competição foi maravilhosa, com direito a feijoada de confraternização entre os mestres saveiristas e a apresentação dos caboclos guaranis, que deram um show à parte. Os três primeiros colocados de cada regata - Rompe Nuvem, Sombra da Lua, que foi o nosso, e Ideal, pelos saveiros, e Campina Grande, Boa Lembrança e Araguari, pelos saveirinhos, foram contemplados com troféus. Também tivemos barracas de camping e lanternas sorteadas entre os 27 saveiros participantes.
 
Vocês ficaram muito animados com o duplo evento?
Ficamos tão entusiasmados que mandamos construir um saveiro de vela de içar, réplica de um saveiro tradicional da Bahia de nome EM PLENO LUAR. Assim vamos velejar no SOMBRA DA LUA ou EM PLENO LUAR.
 
Comentário da redação: Ê vida mais ou menos