Na Gerdau, conselheiros eleitos exigem transparência da diretoria quanto ao saldamento do plano de Previdência Complementar

Os representantes dos trabalhadores da Açominas/Gerdau solicitaram que a PREVIC suspendesse a análise de mudanças de planos na Gerdau Previdência para que se realize reunião com todos os envolvidos no processo, de forma que os trabalhadores tenham pleno acesso às propostas de mudança e de saldamento do plano.


PROPOSTA DE SALDAMENTO DO PLANO AÇOS/GERDAU É DISCUTIDA COM A PREVIC

 
No último dia 12 de maio, representantes da ANAPAR, do Sindicato dos Engenheiros de Minas Gerais e da Associação dos Aposentados da Açominas estiveram reunidos com o Diretor de Análise Técnica da PREVIC, Carlos de Paula, para levantar as preocupações das entidades de participantes com as mudanças no plano de previdência patrocinado pela Gerdau, gigante da siderurgia brasileira que adquiriu a Açominas.
 
A Açominas patrocinava um plano de previdência de benefício definido (BD) para seus funcionários, administrado pela Fundação Aços e transferido para a Gerdau Previdência depois da troca de controle da patrocinadora. Recentemente a Gerdau impediu novas adesões ao plano e obrigou seus novos funcionários a aderirem ao plano de contribuição definida administrado pela Gerdau Previdência, que é também patrocinado por outras empresas do mesmo grupo.
 
A Gerdau já iniciou, junto à PREVIC, o processo de saldamento do plano BD, sem qualquer comunicação prévia aos seus participantes. O conselheiro deliberativo da Gerdau Previdência eleito pelos participantes, Ayrton Mangualde, denuncia que vem solicitando, há vários meses, informações sobre o processo de saldamento, as alterações no plano BD e o futuro dos participantes, mas nada é esclarecido a ele nem aos associados.
 
Os representantes dos trabalhadores reclamam sobre a falta de transparência da entidade e da patrocinadora e a total falta de diálogo e de qualquer negociação com os participantes e suas entidades de classe. Solicitaram da PREVIC que suspendesse qualquer processo de análise e aprovação de mudanças de planos na Gerdau Previdência e que fosse agendada reunião com a presença da patrocinadora, da entidade de previdência e da PREVIC, na tentativa de se instalar um processo de negociação. Solicitaram, também, a concessão de vistas do processo, para que os participantes pudessem tomar conhecimento das propostas de alteração do plano.
 
Superávit pode beneficiar somente a patrocinadora - Além de pretender reduzir direitos dos participantes, a Gerdau está de olho no superávit do plano BD, de cerca de R$ 500 milhões. A empresa tem a funesta intenção de aprovar o saldamento, forçar os participantes a aderir ao novo plano antes de qualquer destinação do superávit. Com esta jogada, deixaria os participantes sem qualquer suspensão ou redução de contribuições nem melhoria de benefícios com a utilização dos excedentes do plano.
 
Terminado o processo de saldamento e adesão praticamente compulsória ao plano CD, restaria um superávit muito elevado, que a Gerdau tem a intenção de se apropriar utilizando os parâmetros da Resolução CGPC 26. Esta resolução permite a apropriação de superávit pelos patrocinadores e vem sendo combatida pela ANAPAR por ser ilegal.
 
Os representantes dos trabalhadores esperam que a PREVIC atue para evitar esta manobra que pode prejudicar os participantes e beneficiar exclusivamente a patrocinadora.