Estelionatários visam aposentados usando nome da Abrapp

 Uma tentativa de golpe vem ameaçando aposentados e pensionistas com previdência privada. A fraude começa por uma carta, supostamente enviada pela Associação Brasileira Securitária de Previdência Privada, Abrapp, pedindo o que seria o dinheiro das custas referentes a um processo que faria da pessoa beneficiária do rateio de um fundo de reserva em poder de entidade previdenciária. A Abrapp e a Anapar já se informaram com a polícia, e a orientação é que as vítimas façam um Boletim de Ocorrência para que as investigações sejam aprofundadas.



Alerta Contra Tentativa de Golpe


Uma tentativa de golpe está, infelizmente, vitimando alguns trabalhadores participantes de fundos de pensão, razão pela qual a ANAPAR (Associação Nacional dos Participantes de Fundos de Pensão) e a ABRAPP (Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar) preocupadas com os fatos ocorridos, se apressam em fazer um alerta para evitar novos casos. As duas entidades estão tomando todas as medidas acauteladoras ao seu alcance e recomendam que seja dada a maior divulgação possível a essa ameaça para que não se tenha mais vítimas.

O golpe consiste no envio de correspondência à possível vítima informando-a, em nome da "Associação Brasileira Securitária de Previdência Privada" ("Abrapp"), que a pessoa seria beneficiária do rateio de um fundo de reserva em poder de entidade previdenciária, mas que a liberação de qualquer valor estaria condicionada ao pagamento antecipado de um montante para cobertura dos "custos" (sic) processuais. Em seguida, a carta fornece o número de um telefone para o qual se deve ligar. Nessa ligação é passado a conta corrente de banco na qual o depósito deve ser feito.

A sugestão recebida da Polícia foi no sentido de que as pessoas vitimadas pelo esquema criminoso procurem uma delegacia para lavratura de BO (Boletim de Ocorrência), para que as investigações possam avançar.

Qualquer correspondência informando sobre valores supostamente disponíveis é falsa, se não tiver sido enviada pelo próprio fundo de pensão, o único que possui o cadastro de seus participantes e se comunica com estes dentro de uma política consistente e segura de comunicação, numa linha de comportamento à qual o trabalhador já está acostumado. Fora dessa rotina, deve-se suspeitar.

Assim, a ANAPAR e a ABRAPP buscam defender pessoas que são a própria razão de existir dos fundos de pensão, os seus participantes, merecedores de reconhecimento por sua contribuição a um sistema que é cada vez mais orgulho dos brasileiros.