Boletim Eletrônico ASPAS de 02 de Outubro de 2012

 
02 de outubro de 2012

Workshop sobre investimentos aponta tendências na previdência complementar e como os planos PS I e PS II devem ser afetados 

Como noticiado, a diretoria da ASPAS - representada pela presidente, Marlene Majella, pelo presidente do Conselho Deliberativo, Luiz Antonio (Gato), pelo conselheiro Eder Lima e pelos diretores Gilberto de Mello (administrativo) e Paulo Coimbra (social) - participou do workshop promovido pelo Serpros, em seu auditório, nos dias 25 e 26 de setembro.

O evento contou com palestras dos economistas Luiz Roberto Cunha (PUC-Rio) e Ellen Regina Steter (Bradesco), do secretário adjunto da Secretaria de Políticas de Previdência Complementar (vinculada ao Ministério da Previdência Social), José Edson da Cunha Junior (SPPC) e teve ainda a participação da área de investimentos e atuarial do Serpros.

A expectativa é de forte queda de juros e de mudança da tábua de mortalidade, situações que afetam negativamente tanto o PS I quanto o PS II. Entenda como lendo o resumo preparado pelo presidente do Conselho Deliberativo da ASPAS, Luiz Antonio (Gato) Martins.
Leia mais

02/10/2012

Plano de saúde nos fundos de previdência previdência complementar pode ser boa surpresa em breve

Durante o workshop promovido pelo Serpros, o palestrante José Edson da Cunha Junior (SPPC) revelou que a secretaria está analisando a possibilidade de se voltar a autorizar os fundos de previdência complementar a criarem planos de saúde para os participantes (ativos e aposentados), como já ocorre, por exemplo, no Real Grandeza (Furnas) e no Fapes (BNDES). Esta decisão baratearia sobremaneira o custo do plano de saúde, tanto para a patrocinadora, quanto para os participantes, especialmente os aposentados. Através do Presidente do Conselho Deliberativo, a ASPAS colocou-se à disposição do Serpros para colaborar em eventuais estudos nesta direção.
 

02/10/2012

Conselheiro da ASPAS narra sua experiência no trabalho e na aposentadoria

Rogério Porto, aposentado há 8 anos, após 37 dedicados ao Serpro, nos brinda com uma entrevista detalhada sobre os momentos mais marcantes de sua carreira, a prazerosa convivência com os amigos, o rito de passagem da aposentadoria, o que mais curte fazer e de quebra nos convida a uma gostosa reflexão sobre o envelhecimento.

Para saborear suas gostosas palavras, é só clicar emLeia a entrevista 

02/10/2012

Rejuvenescimento de músculos poderá retardar envelhecimento

Os cientistas da King's College London anunciaram uma descoberta que poderá retardar o desgaste do tecido, ajudando a evitar problemas de mobilidade: o rejuvenescimento dos músculos. Em estudo realizado com camundongos, verificou-se que há uma espécie de reservatório de células-tronco dentro de cada músculo, responsável por reparar ferimentos, e que entra em ação mesmo quando não há essa necessidade reparadora. Como o reservatório diminui com a idade, os cientistas inibiram a proteína FGF-2 e verificaram que assim, em roedores, evitaram o declínio das células-tronco.

Clique aqui para ler a matéria publicada no jornal O Globo em 27/09/12

02/10/2012

Parabenize os aniversariantes da semana



02/10/2012

As notícias dos boletins anteriores podem ser acessadas pelo site www.aspas.org.br
Este boletim foi enviado pela assessoria de comunicação da ASPAS.
Se você não deseja receber mais o Boletim, envie uma mensagem para cancelar@aspas.org.br
Acesse www.aspas.org.br 

INFORMAÇÕES ÚTEIS 

Na compra de seu veículo a Rio D'ouro pode ajudá-lo.
Evite surpresas desagradáveis sabendo antes quanto
custa o seguro do veículo desejado.
Consulte www.riodouroseguros.com.br/promocao_ases.html