Boletim Eletrônico Aspas de 03 de Fevereiro de 2014

03 de Fevereiro de 2014
 

Sim à inclusão dos ativos na base de representação da ASPAS
Está dada a largada para o fortalecimento mais vertiginoso de nossa Associação. No dia 30 de janeiro, a Comissão Coordenadora do processo de votação apurou os votos recebidos referentes à alteração do Estatuto, de modo a permitir os ativos na base de representação da ASPAS. Votaram 343 associados, neles incluídos 75 Associados Fundadores, sendo alcançado o quórum mínimo estatutário de um terço dos associados com direito a voto (trezentos e quinze associados votantes) para a realização da apuração. Os resultados finais foram:

Desta forma, todos os quatro grupos de alterações estatutárias propostas foram aprovados, já que, conforme o artigo 24 do Estatuto, alcançaram mais de 2/3 de votos favoráveis dos 343 associados que participaram da votação, correspondente a 228 votos, e mais de 2/3 de votos favoráveis dos Associados Fundadores que votaram, correspondente a 50 votos.

Limitação dos associados ativos nos órgãos dirigentes da ASPAS
As razões para a proposta aprovada de limitação dos associados ativos nos órgãos dirigentes da ASPAS (não poderão participar da Diretoria Executiva e poderão ocupar até 1/3 das vagas de efetivos e suplentes dos Conselhos Deliberativo e Fiscal) se devem principalmente às dificuldades destes associados em participar das reuniões e demais atividades da Diretoria e Conselhos, que ocorrem em dias úteis, e evitar que uma maioria eventual de ativos, que não tem uma relação vitalícia com o Serpros, porque podem se desligar do fundo antes da aposentadoria, tome decisões que podem desvirtuar os objetivos principais da fundação da ASPAS, fundamentalmente a defesa de nossas aposentadorias.

Próximos passos:
1 - Encaminhamento do novo Estatuto e documentos do processo para aprovação legal no cartório de pessoas jurídicas, quando só então passarão a valer as alterações;

2 - Realização de Assembleia Geral Extraordinária, em até dois meses após a aprovação legal do novo Estatuto, para definir os valores e a forma de pagamento das mensalidades dos associados ativos, valores estes que, conforme a proposta aprovada, não poderão exceder a 0,5% (meio por cento) do valor da referência salarial do associado na patrocinadora. A Diretoria Executiva e o Conselho Deliberativo vão definir a proposta a ser encaminhada para aprovação da Assembleia. Lembramos que os aposentados e pensionistas pagam mensalmente 0,5% (meio por cento) do valor do benefício recebido do Serpros.

3 - Realização de uma grande campanha de filiação dos participantes ativos, transformando realmente a ASPAS na Associação dos Participantes e Assistidos do Serpros, ou seja, representando todos os participantes do Serpros, ativos, aposentados e pensionistas e demais participantes assistidos
.

Clique para ler a ata da Assembleia Geral Extraordinária de votação
03/02/2014

 

Primeira reunião de associados da ASPAS nas novas instalações será no dia 5/2, às 14:30h. Participe
A ASPAS convida todos os seus associados para a primeira reunião no novo endereço: Av. Rio Branco 120, sala 918 (Galeria dos Empregados do Comércio, próximo ao metrô da Carioca) - Centro - RJ - CEP 20040-001. A reunião acontece na quarta-feira, 5 de fevereiro, das 14:30 às 17:30h. Venha conversar com a nova Diretoria da ASPAS sobre a Plataforma de trabalho, traga sugestões de convênios novos e conheça melhor os atuais.

03/02/2014

 

Número de fundos de pensão com déficit aumenta e setor pede flexibilidade.
De acordo com a Abrapp, o número de fundações que tinham déficit triplicou, saindo de 33 entidades no fim de 2012 para 98 até junho de 2013. Embora os dados do segundo semestre ainda não tenham sido computados, nada indica que quadro tenha melhorado significativamente, razão pela qual o setor pede mais flexibilidade do governo com as regras de equacionamento de déficit para superar este momento.

Clique para ler a íntegra da notícia publicada no Valor Econômico
03/02/2014

 

Aposentado em viagem a Portugal ou Itália tem direito a assistência médica através de convênio internacional
A informação veio através do associado Darwin Darling Pinto e foi ratificada pelos funcionários Ministério da Saúde/RJ. Aposentados que vão viajar para Portugal (incluindo Cabo Verde) ou Itália podem comparecer com antecedência de 15 dias ao posto da Rua México 128 para requisitar o documento que garante assistência naqueles países em caso de emergências médicas e internação em hospitais públicos, com validade de até um ano. O atendimento se dá nos hospitais públicos, que lá são de primeiro mundo.

O benefício também pode ser pleiteado por trabalhadores ativos que comprovem o desconto em favor do INSS, sendo que neste caso têm a validade da data de retorno da viagem. Na Itália, o benefício é estendido a estudantes que abram sua autonomia e em Portugal os estudantes sequer precisam comprovar a contribuição.

Maiores informações podem ser obtidas pelo telefone 3985.7620. O posto funciona nos dias úteis, das 10 às 17h.

Clique aqui para saber a relação de documentos que devem ser levados ao posto
03/02/2014

 

Parabenize os aniversariantes da semana
03/02/2014

01 JUDITE DE ASSIS MANO - CE
01 LUIS CARLOS DE OLIVEIRA - SP
03 CECY VERAS - DF
03 MARLENE TEREZINHA MARIA DA SILVA - RS
04 CARLOS OLYNTHO GUEDES DE AQUINO - RJ
04 LENY LOURDES THEREZINHA BINDO - SP
04 MANUEL FERNANDO RUIZ CALICCHIO - RJ
04 MARIA APARECIDA REVELLO VEGA - RJ
05 MARIA VERBENA DE SAMPAIO C. ALENCAR - CE
05 ODILO GREGIO - SP
06 ANAX XAVIER DE ALBUQUERQUE - RJ
06 LOURIVAL ANGELIM DE AQUINO - PE
07 ANA MARIA CAVALCANTE DE VASCONCELOS - CE
07 EDUARDO CARLOS COSTA DE ABREU E SILVA - RJ
07 LEILA DOS SANTOS SILVA - RJ
07 LUIZA RITA TRINDADE - RJ
07 MARIO MAURO BOUCO - RJ
08 MARIA TEREZINHA CRISTINO PEREIRA - SP
08 PAULO CESAR DA CONCEIÇÃO COTTA - RJ
09 EDNA MARIA DO NASCIMENTO - DF
09 MARIA DA GRACA MARINHO DA SILVA SP
09 SONIA ALVES CASAES RJ
10 ILDEMIR BEZERRA DOS SANTOS LIMA RJ
10 MARIA TEREZINHA BERNARDES DE MELO DF


As notícias dos boletins anteriores podem ser acessadas pelo site www.aspas.org.br
Este boletim foi enviado pela assessoria de comunicação da ASPAS.
Se você não deseja receber mais o Boletim, envie uma mensagem para cancelar@aspas.org.br
INFORMAÇÕES ÚTEIS
Associado ASPAS, você que conhece bem o que é ter uma Previdência
Privada para complementar a sua aposentadoria do INSS, não deixe
de motivar seus filhos e netos para garantir um futuro melhor.
Consulte www.riodouroseguros.com.br/promocao_ases.html
Trabalhamos com boas Companhias, inclusive a BRASILPREV.