Entrevista com a aniversariante de 17 de agosto: Lucia Helena Maranhão Guerra

Prosseguindo com as entrevistas a alguns aniversariantes do mês, iniciada em agosto com o associado José Roberto Portela de Souza, desta vez a sorteada foi Lucia Helena Maranhão Guerra, conhecida de muitos pois já trabalhou como secretária da ASPAS depois de aposentada. Parabéns à você, Lúcia, pelo aniversário e pela dedicação com que respondeu às perguntas.

Que opções você vislumbra para terceira idade atualmente, nas diversas áreas

(profissional, de lazer, cultural, serviço voluntário, esportes etc)?

Lucia Helena Maranhão Guerra: Queridos amigos, pensando bem, não existe 1ª, 2ª nem 3ª idade, etc, o que existe é VIDA, se estamos vivos é porque ainda temos o que aprender e aproveitar.

ÁREA PROFISSIONAL: É engano quem acha que parou de trabalhar, somos profissionais da Vida, quanto mais idade, mais competência demonstramos. O fato de continuarmos vivos já é uma boa referência. Não pensem que não tem mais nada a ser feito, continuem administrando a vida de vocês, antes que outros o façam. Vamos nos mirar no exemplo do próprio corpo, ele não dorme nem se aposenta, (só quando morre) mas enquanto vivo, está a toda hora cumprindo o seu dever- "calcula-se que o corpo de um adulto produz em média 300 milhões de células por minuto ou 432 trilhões por dia".. Só com isso vemos o quanto temos de agradecer por toda essa sabedoria que governa o nosso corpo que trabalha em silêncio e sem nos incomodar. Quando ele fica doente, é que está nos mandando uma mensagem de que o estamos maltratando, por pensamentos, palavras, vícios, medos, raivas, culpas, tristezas, e até por excesso de remédios. Outra coisa procure ser felizes e saudáveis agora, não fiquem só pensando que por estarem idosos têm que ficar doentes, e que o melhor é morrer. Cuidado, porque pelo que tenho lido estudado e pesquisado, a vida continua após a morte, em outra dimensão, portanto procurem ser felizes e conquistar a paz, o equilíbrio e a felicidade, ainda nesta vida, pois a outra vida é continuação desta, portanto vamos continuar sendo o que somos. Será?

ÁREA DO LAZER: O lazer começa dentro, o lazer é se sentir em paz é estar feliz. A pessoa pode estar deitada confortavelmente numa rede, em uma praia paradisíaca, em um lindo dia de sol, e por dentro estar infeliz, então o dinheiro que gastou para estar neste lindo lugar, foi jogado fora. Procure ser feliz onde estiver. Não espere ganhar na loteria, nem espere arranjar alguém para viajar e passear com você, se anime e vá. Recomendo como passeio, pegar um ônibus Rio/ Niterói, essa linha (1001) de ônibus circula em quase todos os bairros do Rio, você vai até o ponto final que é em Charitas, passeia por lá e depois volta para casa no mesmo ônibus, e é de graça, no RJ o idoso pode andar de ônibus de linha, gratuitamente. Nos cinemas, teatros, shows, pagamos meia entrada. Em quase todos os outros países, o idoso não tem esse privilégio, pelo menos que eu tenha conhecimento. Vocês já foram até o Bairro Santa Cruz/RJ usando o BRT que sai do terminal Alvorada? eu já fiz esse passeio 3 vezes, gostei muito. Também já viajei no BRT Transcarioca, do Alvorada até o Galeão, foi um passeio bem interessante. Parece meio esquisito eu estar falando de passeios que parecem tolos, mas faço isso porque sei que tem muito carioca que mora na Zona Sul e que não sabem andar no centro da cidade, e nunca foram a um bairro no subúrbio do Rio, assim como tem muitos que moram na Zona Norte e não conhecem a Zona Sul a não ser as praias. Isso é válido para os que moram em qualquer cidade do Brasil, comecem por conhecer sua cidade. Que tal ir passar o dia em Cabo Frio, Penedo, Petrópolis, Teresópolis, Paraty, etc, esses são passeios que podem ser feitos no mesmo dia, na Rodoviária Novo Rio tem constantemente ônibus para essas cidades. Recomendo São Lourenço/MG para passar uns 2 dias, como somos aposentados podemos ir durante a semana pagando só uma diária. Em São Lourenço pode-se pegar ônibus de linha que deve custar menos de R$5,00 para conhecer Caxambu, Lambari, Cambuquira, Passa Quatro, e outras cidades próximas, se não tiver com quem ir, vá com você mesma, vai terminar descobrindo que você é uma ótima companhia. Se por acaso se sentir solitário (a) é muito fácil puxar conversa e até fazer novas amizades. Tente, isso é possível. Quem preferir viajar com empresa de turismo opte por um pacote pagando em 10 vezes. Enfim, faça alguma coisa para se movimentar e se sentir feliz. Tem também os Cruzeiros (marítimos) são bastante em conta, todos falam que é uma viagem maravilhosa.

CULTURA: Em todas as cidades, tem muitas opções CULTURAIS, aqui no Rio, tem o Centro Cultural do BB, Casa França Brasil, Centro Cultural da Caixa Econômica, muitos museus, Biblioteca Nacional e o Teatro Municipal, com visitas guiada, enfim, tem uma infinidades de lugares imperdíveis. Indico esses sites abaixo, com a lista de museus e centros culturais de diversas cidades, é só procurar na Internet.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_de_museus_e_centros_culturais_da_cidade_do_Rio_de_Janeiro

http://www.recife.pe.gov.br/agendacultural/ Recife

http://www.cultura.ba.gov.br/areas-de-atuacao/espacos-culturais/ Bahia

http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_de_museus_e_institui%C3%A7%C3%B5es_culturais_de_Fortaleza

http://www.curitiba-parana.net/museus.htm Curitiba

SERVIÇOS VOLUNTÁRIOS: Serviço voluntários, não é só ir trabalhar em hospitais, em eventos, em creches, na Índia, tudo isso é excelente, as pessoas interessadas encontram diversos locais que aceitam serviços voluntários, no Brasil e em outros países, conheço pessoas que fazem isso e se sentem muito felizes, e gratificadas. Considero também serviço voluntário, apanhar um papel do chão e colocar na lixeira mais próxima, dá um sorriso, manter limpa a calçada da rua da sua casa, ajudar a um cego a atravessar a rua, auxiliar alguém a matar a fome, respeitar o sinal de transito, fazer o serviço de casa com alegria, elogiar alguém que lhe atendeu bem em uma loja, em um restaurante, exemplo; ontem, vindo do aeroporto, pegamos um ônibus cujo motorista já era um senhor, e para surpresa nossa ele falava inglês e espanhol fluentemente, com isso ele ajudou muitos passageiros estrangeiros, alem de ser uma pessoa gentil e amável, portanto antes de descermos do ônibus, nos dirigimos a ele e elogiamos sua postura e competência. Quando somos mal atendidos, imediatamente criticamos isso já é automático, então é bom criarmos o habito de elogiar, inclusive a SI MESMO. As palavras, são energia pura, podem enaltecer e destruir.

ESPORTES: Tenho muito a dizer sobre esporte e 3a idade. No domingos (3.08), fui até o Aterro do Flamengo, ver a chegada dos participantes da maratona, e fiquei encantada, deslumbrada, em ver muitas pessoas de idade participando e cumprindo todo o percurso, (20 km) outra coisa que me admirei mais ainda, foi ver muitas pessoas gordinhas (bem gordinhas) participando também da maratona. O projeto Natação no Mar, promove um campeonato, com saída do Posto 6 ao Leme, na chegada tem várias baias, elas são separadas por idade, e tem até 80 anos, e cada um ao alcançar o ponto de chegada, entra na baia referente a sua idade. Vi muitas pessoas de idade que cumpriram toda a travessia. Outro evento esportivo que deve ser lembrado foi a Corrida de Aviões na enseada de Botafogo, no RJ, em 2007 e em 2010. Estive presente na de 2007, é uma verdadeira maravilha, adrenalina pura, e os pilotos não eram garotos, se eram tinham cabelos brancos.
https://www.youtube.com/watch?v=-HEP1CAdwx0 Esse vídeo é da corrida em 2010.


O que você gostaria que fosse considerado/tratado/incluído como política pública para a terceira idade?

Lucia: Quando se lê notícias de que em 2025, (daqui a 11 anos) o número de idosos será de um bilhão e duzentos milhões, superando pela primeira vez na história da humanidade, (que se saiba) o número de crianças com idade entre zero e quatorze anos, isso nos deixa claro que querendo ou não, o mundo vai mudar, em relação aos idosos, então eu na minha santa ignorância vou dizer que gostaria que a política pública reajustasse os salários dos aposentados de acordo com a inflação, isso é muito pouco em relação as grandes mudanças que terão de ser feitas em conseqüência do grande número de idosos, não só no Brasil como no mundo.


Gostaria de dar alguma sugestão para se levar a vida com mais qualidade?

Lucia: Me desculpem, mas essa é uma busca individual, o que pode ser qualidade para mim, pode não ser para o outro. Muitos idosos reclamam de que o jovem não respeita o idoso, no meu caso, ao olharem minha carinha de velinha, me tratam muito bem, sou muito grata aos jovens pelo respeito que têm para comigo. No mais, temos que procurar coisas boas para nossa vida, e não esperar que os outros nos proporcione isso, se a pessoa acha que o corpo, a casa, a família, a cidade, etc..estão ruins, se ela não mudar, tudo vai continuar exatamente como está, muitas pessoas esperam que o mundo mude para ela ser feliz, mas é o contrário o mundo muda se a pessoa mudar, então vamos mudar para melhor.


Está satisfeita com o fundo de pensão?

Lucia: Sou grata ao Serpros, principalmente por ter me proporcionado continuar junto a meus colegas e amigos de tantos anos. O Serpros é um fundo de pensão que atende muito bem a todos os seus participantes, tem fundos que você quer uma informação e eles vão lhe mandando de um lugar para outro a fim de obter respostas, no Serpros você tem o Serviço de Atendimento aos participantes, tem informações por telefone pela Internet, e o principal, tem um endereço onde você pode ser atendido pessoalmente.


E com a atuação da Aspas? O que sugere para melhorar nossa atuação e a abrangência do atendimento?
Lucia:
Trabalhei na Aspas como secretária durante uns 6 anos, e sou encantada com Aspas. Como já falei em alguma reunião, a coisa mais preciosa da nossa vida é o tempo, esse quando passa não volta mais. O que vejo na Aspas, são pessoas que doam seu precioso tempo para zelar pela segurança e melhorias de todos os aposentados e pensionistas e agora dos ativos, futuros aposentados, e fazem isso gratuitamente. Quando secretária, ficava muito triste quando alguém ligava para dizer que queria sair da Aspas porque não via a Aspas fazer nada, as pessoas que reclamavam não participavam nem das reuniões, diziam que era difícil de locomoverem até o Serpros, ou tinham sempre alguma coisa para fazer, justo no dia das reuniões. O que dá vida a Aspas são seus associados, portanto é importante a participação de todos, colaborem para que esse corpo se fortaleça. Grande abraço.