Associado lança livro sobre yoga

Dando prosseguimento à intenção de dar maior visibilidade aos nossos associados empreendedores, hoje estamos apresentando  José Luiz Thadeu Martins, associado residente em Brasília que aproveitou o tempo livre que a aposentadoria proporciona e escreveu seu primeiro livro:  "Conversas com um yogue urbano", à venda pela internet. Praticante de yoga desde 1968, e mestre desde 1984, Thadeu nos brindou com uma entrevista onde fala de suas atividades no Serpro, da prática e benefícios do yoga.

Conte sobre sua vida profissional no Serpro
Trabalhei desde 1975 até 2012 no Serpro. Comecei no Desenvolvimento de Sistemas da 7ª.URO e finalizei no Atendimento a Clientes da SUNFJ, na Sede em Brasília. Fui Diretor-Adjunto e depois Diretor interino de Recursos Humanos, Superintendente do CEDEP em Petrópolis, Coordenador de Inovação e Qualidade da Empresa.

Há quanto tempo está aposentado e desde quando se dedica à prática do yoga?
Estou aposentado há dois anos. Prossegui praticando Yoga (que iniciei em 1968) e ensinando também (desde 1984). Sigo a linha tradicional do Yoga Clássico (Hatha Yoga e Meditação).

"Conversas com um yogue urbano", é seu primeiro livro? Há benefícios específicos do yoga para a terceira idade?
Sim, meu primeiro livro.  Os benefícios da prática do yoga para a terceira idade são talvez os mesmos para quaisquer outros estágios da vida adulta, a atenção para: ser quem eu sou, respirar, comportar-me adequadamente. Isso inclui evitar o sedentarismo, cultivar o bom-humor e a saúde, e ser testemunha de mim mesmo nas minhas ações cotidianas. A felicidade como modo de viver e não como objetivo a alcançar.

E sobre a meditação, o que você poderia nos dizer?
A meditação é uma das práticas de Yoga, que visa cultivar um estado de não ação, no qual eu não preciso atuar no mundo com os outros, nem atender a nenhuma solicitação. O propósito é permitir-me paz e tranquilidade, acesso à essência divina da vida em mim (a mesma que há em você). Isso como prática regular possibilita uma vida com autenticidade, dignidade, consciência e autogestão. Há inúmeros outros benefícios operacionais, mas tem-se que praticar, porque apenas saber não faz a vida acontecer.

Todos esses conceitos são apreendidos durante as aulas?
Minhas palestras iniciam cada aula, de modo a familiarizar os alunos com a filosofia e a aplicação dos conceitos à vida. Essas palestras estão todas disponíveis na minha página (http://www.yogaclassico.com/) na aba de Textos.

Como os interessados devem fazer para adquirir o livro?
A compra do livro é pelo site do próprio livro http://www.yogaclassico.com/yogue_urbano/index.htm) ou por e-mail para mim (thadeu.martins@gmail.com). O leitor me envia seu nome e endereço; eu informo a conta bancária para transferência ou depósito: o leitor me envia o comprovante do depósito; eu envio o livro autografado, frete gratuito e registrado. Mas se você entrar no Google e pesquisar yogue urbano, o site do livro vai aparecer na primeira página do Google. Então é clicar, preencher nome e endereço e enviar. O preço do livro é R$ 46, frete gratuito para o Brasil todo. Um grande abraço aos amigos da ASPAS. Namastê e tudo de bom.