A caminho da quarta idade

Passar dos 80 anos, hoje em dia, é bastante comum. Mas será que há um preparo específico para que o idoso possa preservar sua saúde e manter-se ativo também na quarta idade? Em entrevista exclusiva para a ASPAS, a Dra. Ana Lipke, geriatra e cardiologista, nos guia neste caminho. Acompanhe:

A quarta idade é uma idade tabu? Traz um receio implícito?
Dra. Ana Lipke: Nada disso. Idoso de 80 anos pra mim é jovem. Trato aqui de vários pacientes acima de 90, tenho um de 100 e dois de 102 anos. E só precisa de cuidador aquele que tem alguma doença, algum comprometimento. A maioria está muito bem e mantém sua independência, vai a banco, cuida de suas atividades.

Quais as atividades físicas mais indicadas para quem já passou dos 80 anos?
Dra. Ana Lipke:
Os exercícios físicos devem ser moderados, como alongamento, hidroginástica e musculação, respeitadas as limitações de cada um, sempre com a orientação de um profissional, mas são muito importantes. Fazer ginástica na praça, por exemplo, é ótimo, desde que sob supervisão e com atestado médico em dia.

Em termos de saúde, são indicados suplementos vitamínicos?

Dra. Ana Lipke: A suplementação de vitaminas só deve ser feita se houver deficiência. A alimentação rica em legumes, verduras, carboidratos e proteínas é o suficiente. O que se deve é prestar atenção aos dentes, que precisam ser bem cuidados. Se necessário, recomendo fazer implantes, porque isso ajuda a manter uma boa alimentação.

E quanto às refeições, quantas, a que intervalo?
Dra. Ana Lipke:
De quatro a seis refeiçoes por dia, a intervalos de três em três horas. E nada de colocar refeição mais pastosa pensando que o idoso precisa disso, a não ser que tenha dificuldade para engolir. A alimentação é normal.

E com relação ao sono, quais são as alterações?
Dra. Ana Lipke: Em geral o idoso dorme pouco, até seis horas por dia. Mas também costuma cochilar durante o dia, o que pode ser benéfico, se sentir necessidade, principalmente após o almoço. O ideal é o que a gente chama de higiene do sono, ou seja, ter hora certa para dormir, se sentiu que está dormindo sentado, ir para a cama, para ter um sono de melhor qualidade...

Há restrições quanto ao lazer?
Dra. Ana Lipke:
O idoso deve procurar manter uma boa rede social, parentes, amigos, vizinhos, e buscar atividades variadas, que mais lhe agradem, isso é fundamental. As limitações quanto à idade são individuais. Não há regras. Pode-se jogar biriba, estudar línguas, frequentar bailes, fazer palavras cruzadas, qualquer atividade de lazer é válida.