Ex- superitendente, hoje pintor, conta sua trajetória pré e pós-aposentadoria

O associado Paulo Rickardo é um exemplo de sucesso profissional. Começou sua carreira no SERPRO como "follow up", uma espécie de contínuo de luxo, e chegou a superintendente. No SERPRO também encontrou sua cara-metade e lá se aposentou, no embalo do primeiro PDV.

Aproveitando da liberdade que a aposentadoria proporcionou, foi fazer um curso de pintura e encontrou aí uma nova profissão e muita realização. "A arte torna a gente mais inteligente e sensível a tudo ao nosso redor".

Quando se aposentou, em que unidade trabalhava e em qual função?
Eu comecei minha carreira no SERPRO em 1968 na antiga 8º URO - Unidade Regional de Operação, quando ainda era na Rua Florêncio de Abreu em São Paulo, nos fundos do prédio da Receita Federal. Ajudei a fundar o CTI - Centro de Tratamento de Informações em Osasco em 1970 e fui transferido para a SEDE em Brasília em 1981. E me aposentei em 1997, na Superintendência de Marketing, depois de 30 anos trabalhando com muito gosto numa empresa que me deu tudo que tenho até hoje, inclusive meus filhos, pois casei com uma colega de trabalho.

Comecei no SERPRO como "Follow Up" (uma espécie de contínuo de luxo), e fui operador de computador, programador, analista de sistemas, e ocupei cargos de chefe de setor, de gerente e de superintendente.

Como foi sua adaptação às primeiras semanas de aposentado? Houve mudanças na relação com a família, com os amigos?
Resolvi me aposentar para aproveitar o primeiro PDV - Programa de Desligamento Voluntário, e preocupado com as notícias sobre mudanças na forma de aposentadoria.

Prestes a tomar essa decisão, imaginei que iria sentir muito a mudança na minha vida e até fui viajar para a Bahia no dia seguinte ao meu desligamento.

Mas para minha surpresa, confesso que nada senti. Apenas a falta da convivência com os ex- colegas. Passei, então, a ter a liberdade de fazer o que eu bem quisesse, apoiado e incentivado pela família.

Como e quando veio a decisão de voltar ao mercado?

Aposentado, com todo o tempo do mundo, tinha que fazer alguma coisa para não ficar parado e acomodado. Não queria continuar fazendo a mesma coisa que fazia antes de me aposentar. Lembrei então que gostava muito de pintura, mas não a praticava porque me dedicava muito ao trabalho no SERPRO.

Já morando no Rio de Janeiro em 1998, que, aliás, foi a materialização de um dos maiores sonhos na minha vida que eu sempre tive e a aposentadoria e o SERPRO me deram de presente, procurei (e achei) um curso de pintura muito bom.

Na extinta Bureaux dos Artistas, no Shopping Downtown, na Barra da Tijuca, encontrei o meu mestre Araken (Hipólito da Costa), que me ensinou tudo que sei de pintura, especialmente, a expressionista abstrata.Também passei pela EAVPL - Escola de Artes Visuais do Parque Lage. E acabei assumindo a pintura não como hobby, passatempo ou terapia ocupacional, mas como a minha nova profissão.

Em que mais difere seu trabalho anterior do atual? Que novos desafios o senhor está encontrando como empreendedor?
Por incrível que pareça, apesar de uma mudança radical de área de trabalho, acabei descobrindo que todo trabalho é igual, ou seja, com as mesmas dificuldades, desafios e problemas.

Os desafios na pintura passaram a ser: local de trabalho apropriado, tempo para estudos, visitas a museus e galerias, compra de material, pesquisas para criação, execução árdua, oportunidades para expor as obras, montagem das exposições, mercado de arte (venda das obras), etc.

De que forma o senhor está encarando esta nova fase da sua vida?

A liberdade de tempo, de afazeres e o descompromisso profissional não têm preço! O tempo e a oportunidade de fazer o que nos dá prazer e nos faz transcender, sempre buscando a Paz, a Saúde e a Alegria, é uma sensação muito espacial e gratificante. Não fazer nada também é muito bom. Mas a arte torna a gente mais inteligente e sensível a tudo ao nosso redor.

Que mensagem gostaria de deixar para os associados da ASPAS?,
Por isso, recomendo aos que já aposentaram e aos pré-aposentados, que procurem alguma forma de manifestação artística, porque tenho certeza que a vida vai se tornar ainda mais BELA.

E se escolherem a pintura, estarei à disposição para ajudar no que eu puder.
Aproveito para convidar a visitarem meu site e conhecerem um pouco do meu trabalho:HTTP://pricardo1.wix.com/paulorickardo