Com 70 aninhos recém completos, associada Marina Bittencourt esbanja bom humor e disposição

Nossa primeira entrevistada de agosto é a associada Marina Germano Bittencourt, ex-gerente de RH que trabalhou também na área administrativa na Diretoria de Desenvolvimento no Rio de Janeiro (VII Uro - Regional Rio). Marina está aposentada há 15 anos e no sábado, 1º e agosto, completou 70 primaveras. A esse respeito, ela comenta:

"Gosto de celebrar aniversário. Quanto a completar 70 anos, estou feliz. Sinto-me realizada quando vejo o que foi minha vida, quantos amigos fiz, meus filhos bem, meus netos lindos e saudáveis. Só lamento não ter hoje o vigor físico que tinha quando me aposentei. Mesmo assim participarei como voluntária nas Olimpíadas".

Como era sua vida antes da aposentadoria ? Que tipo de atividades, fora o trabalho, a sra. tinha tempo para fazer?

Antes de me aposentar minha vida era uma correria: trabalho, que na maioria das vezes me exigia mais do que oito horas de dedicação diária, dois filhos cuja educação sempre fiz questão de acompanhar, dando carinho e assistência em todas as suas necessidades. Criei-os praticamente só, pois fiquei viúva aos 40 anos. Meu marido faleceu em um acidente de carro. Era também companheiro de Serpro - Zilmar Braga Bittencourt.

Quando  a sra. se aposentou e como foi a fase de adaptação? A que tipo de atividades passou a se dedicar? Elas permanecem até hoje?
O que mais me alegrou quando me aposentei foi ser dona do meu tempo. Podia ir a qualquer lugar, a qualquer hora. Nada me impedia. Dediquei-me ainda mais aos meus filhos. Minha filha, nessa época, estava noiva e organizei todos os detalhes de seu casamento. Foi muito bom!

Houve mudanças no relacionamento com a família e/ou com os amigos após a aposentadoria? Se sim, pode nos dar alguns detalhes/exemplos?

Com certeza houve, pois tive mais tempo. Estava presente em todos os eventos da família, tristes ou alegres. Estava disponível, sem preocupação com hora, viajo muito desde essa época.

Se pudesse reviver esse período inicial da aposentadoria, há alguma coisa que a sra. faria diferente ? O quê?
Acho que não faria nada de diferente, pois curti muito minha aposentadoria. Ainda trabalhei um pouco ,depois, ajudando uma grande amiga e secretariei minha filha e genro em seu consultório. Mas, tive que enfrentar um CA de mama que com a ajuda de Deus, minha família, especialmente meus filhos e meus amigos, superei com coragem e determinação. Hoje estou ótima!

Que sugestões daria a quem está planejando se aposentar?
Aos companheiros de Serpro recomendo que tenham uma aposentadoria complementar porque é impossível manter seu padrão de vida só com o INSS.
Que tenham a cabeça preparada para encontrar outros caminhos, fazer o que sempre quiseram e não puderam. Se tiver um hobby, ative-o, viaje, curta os netos. Desde que tive o primeiro, sou babá deles, com o maior amor e alegria!

A sra. gosta de celebrar aniversários? Que tal completar 70 primaveras?
Gosto de celebrar aniversário sim. Quanto a completar 70 anos, estou feliz. Sinto-me realizada quando vejo o que foi minha vida, quantos amigos fiz, meus filhos bem, meus netos lindos e saudáveis. Só lamento não ter hoje o vigor físico que tinha quando me aposentei. Mesmo assim participarei como voluntária nas Olimpíadas.
Estamos ai, felizes, desejando a todos os companheiros muita saúde e sucesso.À ASPAS agradeço de coração a lembrança. Beijos a todos.