Produtos e programas para terceira idade proliferam

Serviços para idosos atraem empreendedores


 

O filão de negócios proporcionados pelos hábitos de consumo desse público está levando o mercado a inovar e oferecer produtos diferenciados

O Brasil está envelhecendo. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística ( IBGE), a expectativa de vida dos brasileiros hoje é de 75,2 anos - um aumento de 12,7 anos em comparação à média observada em 1980. O país tem 26,1 milhões de pessoas acima de 60 anos - 13% da população. Até 2060, serão 58,4 milhões de idosos, segundo previsão do IBGE ( 25% dos brasileiros).

Com independência financeira e consciência sobre como e o que consumir, os idosos estão se tornando um filão de mercado para muitos empreendedores. O setor de franquias voltado para este público, por exemplo, vem crescendo em todo o país. O número de redes que trabalham com este foco aumentou 22% entre 2015 e 2014. A quantidade de unidades abertas cresceu 24% no mesmo período, segundo a Associação Brasileira de Franchising ( ABF).

Para o presidente da entidade, Beto Filho, essa evolução mostra que o segmento voltado à terceira idade tornouse uma boa oportunidade de negócio. "Trata- se de um público com características interessantes, como fidelidade, regularidade no consumo e responsabilidade no pagamento", afirma. ARTIGOS ADAPTADOS Os sócios Marcella Mayerle ( fisioterapeuta) e Fernando Martin ( empresário) colhem os frutos desse mercado em alta. Há pouco mais de cinco anos eles criaram o site Loja do Avô, para vender artigos adaptados à terceira idade. No início, o foco eram os produtos de higiene pessoal e de cuidados básicos como fraldas geriátricas e lençóis descartáveis. Hoje, o e- commerce também oferece itens mais sofisticados como andadores equipados com porta- objetos e assento, e exercitadores para pernas e braços.

Nos últimos três anos, o crescimento das vendas anual girou em torno de 70%, o que incentivou os sócios a ingressarem no ramo de franquia: a primeira unidade deve ser inaugurada ainda este ano. Além do site, eles contam com uma loja física própria em Curitiba, no Paraná, que atende ao público idoso de maneira personalizada.

"Lidar com pessoas da terceira idade requer estratégias diferenciadas. Não é um público habituado com tecnologias. No caso das franquias, só aceitaremos propostas de quem estiver interessado em abrir uma unidade física", explica Fernando. O faturamento médio mensal da Loja do Avô é de R$ 30 mil. No e- commerce há cerca de 1.400 produtos expostos e a empresa conta com mais de 450 fornecedores nacionais e estrangeiros.

Oferecer pacotes com destinos nacionais e internacionais para o público mais sênior foi a aposta da agência de turismo Cinthe- Tur. Por ano, são feitas mais de 20 excursões ( incluindo passeios religiosos), cada uma com grupos de até 40 pessoas. Nos últimos anos, o crescimento médio anual da empresa foi de 20%. A agência fechou 2015 com faturamento de R$ 5 milhões.

"O estereótipo do idoso que fica em casa de pijama caiu por terra faz tempo. Atendemos muitas mulheres que passaram a viajar mais depois de ficarem viúvas. É um público fiel e independente, que em geral tem flexibilidade e condições financeiras para viajar", avalia Cintia Paulesthi. CUIDADO EM DOMICÍLIO A dificuldade de encontrar profissionais qualificados para assistir suas avós materna e paterna acabou rendendo um negócio milionário para Marco Imperador, um dos sócios da Home Angels. A rede de franquias que oferece serviços de cuidado em domicílio para idosos, criada em 2009, conta com 162 unidades e faturou cerca de R$ 150 milhões em 2015. Mesmo assim, a gerente de franquias da rede, Ana Claudia Quaglio, acha que os números ainda não chegaram aos pés do potencial deste mercado.

"Nosso foco inicial era prestar assistência emocional e física aos clientes mais velhos, mas depois investimos na expansão do serviço para pessoas com bebês recém- nascidos, adultos ou crianças doentes ou em recuperação cirúrgica", afirma ela.

O investimento inicial para abrir uma unidade da marca depende do porte da cidade. Para aquelas com até 50 mil habitantes, o valor é R$ 60 mil; de 50 mil a 100 mil pessoas, R$ 80 mil; e naquelas com mais de 100 mil habitantes, é preciso desembolsar R$ 100 mil. A rentabilidade líquida é de 18% a 27% sobre o faturamento bruto mensal ( estimado em R$ 78 mil) e o tempo de retorno do investimento é de 6 a 12 meses.