"Escolhi ser feliz porque faz bem para a saúde"

O que nos faz feliz? Ter boa saúde? Ter afeto? Ter segurança financeira? Ter tempo? Ter liberdade? São valores muito importantes para a felicidade, mas há outros fatores também.

Em uma pesquisa recente, Sonja Lyubormisky diz que a felicidade depende cerca de 50% de tendências genéticas, alguns fatores químicos com a serotonina e 10% de circunstâncias (por exemplo: não podemos mudar nossa idade, nem nossa origem), mas  temos 40% de atividades que nos permite o alcance da felicidade. Sempre vamos poder escolher nossas atitudes diante dos problemas.

Foi pensando no poder desses 40% que o psicólogo Martin Seligman criou a fórmula da felicidade - PERMA - onde ele cita os cinco elementos essenciais para atingir o verdadeiro bem-estar:

1.    P (Positive emotions) Emoções positivas como paz, gratidão, inspiração, alegria;
2.    E (Engagement) Compromisso e engajamento com situações, atividades e tarefas;
3.    R (Relacions) Relacionamentos positivos com aqueles que nos rodeiam;
4.    M (Meaning) Significado ou propósito, ao ir em busca de algo maior do que nós mesmos;
5.    A (Achievements) Realização ou conquista de um objetivo.

Como podemos nos ajudar a ser mais felizes? Algumas dicas:

•       Gratidão: Sermos sempre gratos pelo o que temos. Num hospital, como exercício para aumentar o bem-estar, a noite os pacientes diziam três agradecimentos do dia.
•       Trabalho voluntário: Deslocar o eixo em relação ao outro. Fazer o bem aos outros traz felicidade.
•       Perdoar: Superar, tirar um peso de si, sensação de liberdade, acaba com pensamentos negativos. "Não quero ter razão, quero ser feliz".
•       Meditação: melhora a atenção, reequilibra o sistema nervoso, alivia tensões, aumenta a alegria...
•       Estar com pessoas felizes e cultivar o bom humor: O humor de uma pessoa influi no outro. Conviver com pessoas felizes, tem mais chance de ser feliz.
•       Exercícios físicos: Dá energia, libera endorfinas, diminui o stress. Pesquisa revelou que correr depois da meditação diminui 50% a depressão.
•       Entrar no fluxo: Fazer uma atividade prazerosa daquelas que nem sentimos o tempo passar.

Pessoas felizes são mais criativas, generosas, autoconfiantes, têm mais autocontrole e mostram maior capacidade de enfrentar situações adversas. As pessoas felizes têm melhor qualidade no trabalho, nas relações afetivas e sociais, melhor saúde física e vida mais longa.
Zuenir concluiu: Vamos viver o 'carpe diem', aproveitando o dia de hoje, sem ter saudades do passado e nostalgia do futuro.
A felicidade é o melhor remédio!