Boletim Eletrônico da ASPAS - 9 de setembro de 2016

 
 
 
9 de setembro de 2016
 
 

SERPROS SOB INTERVENÇÃO POR MAIS 180 DIAS 
Descumprimento do Estatuto e outras irregularidades motivaram decisão da Previc

Após diversos descumprimentos das obrigações estatutárias do SERPROS, por parte dos Conselheiros indicados pela Diretoria anterior do SERPRO, a PREVIC decidiu, amparada na LC 109/2001 e no Decreto 7.075/2010, decretar nova intervenção no fundo de pensão, pelo período de 180 dias.

Os Conselheiros Eleitos e a ASPAS denunciaram à Superintendência Nacional de Previdência Complementar que os Conselheiros Indicados estavam agindo de forma irregular e ilegal, ignorando o Estatuto do SERPRO, as pautas solicitadas pelos eleitos, as determinações da Previc e até as da patrocinadora SERPRO.

A Previc chegou a participar de uma das reuniões do CDE e pôde ver o descalabro, que atingiu o limite quando sequer a sua determinação para empossar a conselheira Ana Maria Costi, indicada pela patrocinadora, foi cumprida.

A ASPAS lamenta que a situação tenha chegado a este ponto, mas a intervenção foi a saída possível mediante a gravíssima crise de governança instalada no dia 28 de abril de 2016, com a nomeação ilegal da Diretoria Executiva do fundo, e agravada a cada dia pelos Conselheiros indicados pela gestão anterior da patrocinadora.

Infelizmente, os Conselheiros Eleitos, que tanto lutaram e denunciaram os absurdos praticados pelos indicados, também serão prejudicados, uma vez que o mandato de todos foi extinto e seus bens indisponibilizados. Após a intervenção, outra vez haverá novas eleições.

O interventor, Walter Parente, é o mesmo que já ocupou o cargo quando da primeira intervenção no SERPROS, tendo, na ocasião, reconduzido nosso fundo de pensão no caminho das boas práticas administrativas e gerenciais.

A ASPAS está consciente de que a nova intervenção, embora indesejada, foi a solução possível, e confiante de que estamos iniciando uma nova era, em que aventuras, como as que acabamos de vivenciar, serão relegadas ao passado, com a saída de cena de grupos, cujos interesses nada tinham em comum com os legítimos objetivos do SERPROS e de seus participantes.

Clique para ler os artigos da legislação que amparam a intervenção

Clique para ler a publicação da intervenção/nomeação no DOU

Clique para ler a publicação da intervenção no DOU

09/09/16

 
     
 

Mensagem da Diretoria da ASPAS

É hora de resgatar ?

Compreensivelmente, as irregularidades praticadas pelas recentes administrações do SERPROS, que causaram grandes prejuízos ao Fundo e determinaram a primeira intervenção, bem como a consequente condenação de seus dirigentes pela Previc, geraram um clima de desconfiança nos participantes.

Esse descrédito foi agravado com a posição intransigente dos novos conselheiros indicados, que, numa clara tentativa de retornar ao estágio anterior e encobrir os desmandos de seus companheiros político-partidários, procuraram impedir que as medidas saneadoras recomendadas pelo Interventor fossem implementadas, o que acabou por determinar a nova intervenção.

Conforme apuramos, essa desconfiança tem levado vários participantes inscritos no APA a optarem por resgatar a totalidade de seus saldos de contas, ao requererem a aposentadoria. Somos de opinião de que essa escolha é arriscada e, geralmente, desfavorável para o participante. E, embora não represente risco para as reservas garantidoras do Fundo, caso exercida em grande escala num período curto, pode contribuir para reduzir, momentaneamente, a sua flexibilidade operacional.

Nesse sentido, conclamamos todos os inscritos no APA a avaliarem seu direcionamento. Para facilitar sua reflexão, recomendamos a leitura de matéria sobre o assunto, publicada no "SERPROS EM REVISTA", nº 8, ago/set/out2015, páginas 8 a 11.

Clique para ler a matéria publicada no "SERPROS EM REVISTA"

09/09/16

 
     
 

ASPAS comemora maior idade com almoço festivo no dia 14. Confirme sua presença até o dia 12

Em setembro, a ASPAS completa 18 anos de fundação. Para comemorar uma data tão significativa, os associados estão convidados para um almoço festivo no Restaurante Graça da Vila (Self Service a quilo), que fica na Rua do Catete, 133, bem pertinho da estação Catete do Metrô.

INFORMAÇÕES IMPORTANTES:
• A estação dispõe de escada rolante e elevador, facilitando o acesso para quem tiver dificuldade de locomoção.

• Solicitamos confirmar sua presença até a próxima 2ª feira, dia 12.

• Como de praxe, cada um assume o custo do que consumir.

09/09/16

 
     
 

Eleição na ASPAS: não houve pedido de impugnação de candidaturas

Como divulgado, para disputar as eleições na ASPAS foi inscrita somente a chapa ASPAS Unida para a reconstrução do SERPROS. Até o dia 6 de setembro, prazo estabelecido no cronograma para eventual impugnação de candidatos, não houve pedidos de impugnação.

Clique para conhecer a chapa completa

Clique para conferir o calendário eleitoral

09/09/16

 
     
 

Punições a gestões fraudulentas nos fundos de pensão avançam

Primeiro foi a Previc, depois a CPI dos Fundos de Pensão, com repercussões na própria Previc, na Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e no Tribunal de Contas da União (TCU). Agora, é a vez da Polícia Federal.

Dirigentes dos quatro principais fundos do país - Funcef, Postalis, Petros e Previ - estão sendo investigados, conduzidos coercitivamente e inclusive presos temporariamente. Ou seja, as punições aos gestores vinculados a interesses político-partidários avançam.

A ASPAS não só apoia como acompanha vivamente todas as medidas em curso para garantir que, também no SERPROS, os culpados sejam exemplarmente punidos.

Clique para ler a íntegra da matéria

09/09/16

 
     
 

Parabenize os aniversariantes da semana

10 NELSON PIMENTEL DA SILVA BA 
10 MARIA ANGELA DE ALENCAR E CASTRO BAINHA MG 
11 JOSE CARLOS CARNEIRO DE SOUSA RIBEIRO RJ 
11 WALNETE SILVA ROSA SP 
12 CELSO LEITE FERRAZ RJ 
13 CELIA MARIA MORAES MENDES DF 
13 ADELIA TAVARES SERRA DF 
14 CESAR ROMERO DE ANDRADE BORGES RJ 
14 LUIZ CARLOS NOVAKI PR 
15 CICERO MARCOS DA SILVEIRA FARIA SP 
15 LUCY CUNHA DE CARVALHO RJ
16 MARIA DA CONCEIÇÃO DE ALMEIDA RJ 
16 ERTON PIMENTA BASTOS RJ
16 MARCUS ANTÔNIO LIMA DE OLIVEIRA E SOUZA DF
16 ELIETE DA CONCEICAO R. DE OLIVEIRA RJ 
16 MANOEL JORGE NETTO RJ 
16 GILBERTO VICENTE DE PAULA MG 
17 MARLI VERAS DE SOUSA DF 
17 JORGE DA CONCEIÇÃO REIS RJ 
17 WALTER RIBEIRO DOS REIS BA 
18 CILEZIA MIRANDA DA SILVA RJ 
18 MARIO CARDOSO LUIZ RJ 
18 SERGIO IVAN ROSCHKE SC 
18 LUCIA TAVARES FARAH RJ 

09/09/16 

 
     
   
     
 
As notícias dos boletins anteriores podem ser acessadas pelo site www.aspas.org.br
 
 
Este boletim foi enviado pela assessoria de comunicação da ASPAS.
Se você não deseja receber mais o Boletim, envie uma mensagem para cancelar@aspas.org.br