Boletim Eletrônico da ASPAS - 19 de junho de 2017

 
 
 
19 de junho de 2017
 
 

Reunião dos Conselhos da ASPAS, nos dias 13 e 14, debateu temas importantes para a ASPAS e o SERPROS

Consultor jurídico fez atualização sobre o andamento de processos

Os Conselhos da ASPAS, Deliberativo e Fiscal, estiveram reunidos na 3ª Reunião Ordinária do Conselho da Atual Gestão - 2017/2020, realizada em conjunto com a Diretoria Executiva na semana passada, nos dias 13 e 14 de junho.

A reunião foi aberta pelo Presidente do Conselho Deliberativo da ASPAS, Paulo Kapp, que, em seguida, deu a palavra ao Interventor do SERPROS, Dr. Walter Parente, e à Gerente Atuarial do SERPROS, Dra. Tatiana Cardoso. Os dois falaram sobre o andamento da atual gestão do nosso Fundo. Dr. Walter Parente explicou que a ação judicial impetrada em Belém tem impedido que o Interventor encerre seus trabalhos e permita que a governança do SERPROS volte à sua normalidade, com sua Diretoria e Conselhos funcionando normalmente.

Já a Dra. Tatiana informou que os investimentos do SERPROS, de acordo com os critérios estabelecidos pela PREVIC, estão, no momento, equilibrados. Não podemos esquecer, entretanto, que, como resultado das desastrosas administrações recentemente destituídas, uma parte substancial do patrimônio já foi provisionada como perda, e ainda há o risco de perdas adicionais relativas às ações trabalhistas movidas pelos empregados do Grupo Porcão.

DECISÕES

Durante a reunião dos Conselhos da ASPAS, decidiu-se que as Representações Regionais da ASPAS serão implementadas, iniciando por São Paulo, Rio Grande do Sul e Minas Gerais. Comporão cada uma delas um representante dos Associados Ativos e outro dos Aposentados.

O Conselho Fiscal apresentou o Balancete do primeiro Trimestre da atual Gestão da ASPAS, sendo aprovado pelos membros do Conselho Deliberativo e demais participantes presentes.

Foi informado que o site da ASPAS está sendo atualizado para mostrar os benefícios concedidos pela Associação, o que também será feito através do Facebook, com as informações de interesse dos associados.

A ASPAS proporá uma negociação conjunta - Serpro e SERPROS - visando à supressão da contribuição adicional de 35%, que seria compensada pelo crédito das OFNDs e do pagamento do Serviço Passado. As OFNDs - Obrigações do Fundo Nacional de Desenvolvimento - foram emitidas pelo Governo Federal em 1985/6 e compradas pelos Fundos de Estatais por pressão governamental. Os títulos não foram honrados e os fundos entraram na Justiça por meio da ABRAPP. A Justiça, em última instância, já deu razão aos fundos, faltando apenas uma divergência sobre os honorários advocatícios que deverão ser pagos pelo governo, como parte perdedora. Os valores que serão recebidos pelo SERPROS já montam a mais de R$ 100 milhões.

ATUAÇÃO NACIONAL

O Dr. Antonio Vieira, Consultor Jurídico da ASPAS, apresentou a todos o andamento dos processos em que a ASPAS é parte. Informou que o SERPROS já entrou com ação buscando impedir a prescrição do direito de processar os gestores por má gestão na administração do SERPROS.

O Sr. Helio Gehrke trouxe informações sobre o Projeto 268/16 - que trata da gestão dos Planos de Seguridade. No projeto, prevalece ainda o que foi proposto pelo senador Aécio Neves. Devido às falhas que continuam a existir no projeto, a OAB, junto com outras Associações, luta para retirar da pauta do Senado o Regime de Urgência para a matéria, possibilitando correções antes da aprovação.

Foi analisada, ainda, a situação da UNIDASPREV - que pretende atuar como uma Federação de Associações de Participantes. Decidiu-se que a ASPAS envidará esforços junto às demais associadas e à FIDEF para fortalecer e revigorar esta entidade em razão de sua importância.

Veja mais fotos aqui

19/06/17

 
     
 

ASPAS de endereço novo: mais espaço para o 
associado e o desenvolvimento de nossas lutas

A ASPAS está de casa nova. Nossa sede no Rio de Janeiro está em novo endereço. Na verdade, no mesmo prédio, mas agora na sala 1.206, que é mais ampla e poderá acomodar mais associados e visitantes em nossas reuniões.

Então, anote:

ASPAS
Av. Rio Branco nº 120, sala 1206, Rio de Janeiro, RJ, CEP: 20040-001 
(na Galeria dos Empregados do Comércio). 
Telefones: (21) 3852 9276 - (21) 98055-3939. 
E-mail: aspas.br@gmail.com - Site: www.aspas.org.br

Participe de nossas reuniões! Venha visitar a sua associação!

19/06/17

 
     
 

Seguro de Vida Sênior, para idades entre 66 e 80 anos, chama atenção entre os novos benefícios da ASPAS

Uma novidade vem chamando a atenção dos associados que receberam por e-mail o Boletim de Benefícios da ASPAS, divulgado nas últimas semanas. É o Seguro de Vida em Grupo Sênior, que está possibilitando que pessoas com idades entre 66 e 80 anos possam deixar um benefício financeiro para seus entes queridos.

O Seguro de Vida em Grupo Sênior é oferecido aos associados da ASPAS em parceria com a Icatu Seguros.

No Boletim de Benefícios da ASPAS são informados os principais convênios que a Associação disponibiliza para seus associados. Nesta edição, há novos convênios e também serviços com custos menores. Vale a pena conferir.

Pode ser sócio da ASPAS qualquer participante do SERPROS, seja ele aposentado ou ainda funcionário do Serpro/Serpros na ativa.

Clique aqui para ver o Boletim de Benefícios

19/06/17

 
     
 

Não esqueça o almoço dos aniversariantes do mês. Venha confraternizar!

Anote: em 29 de junho, às 13h, 
no Largo do Machado, Rio

A partir de junho, além das nossas reuniões mensais nas primeiras quartas-feiras de cada mês, também estaremos realizando o nosso almoço mensal de confraternização, com ênfase nos aniversariantes do mês.

Os almoços serão realizados na última quinta-feira do mês, às 13h, no Restaurante Brasa Grill, na Rua Ministro Tavares de Lira, nº 46, Largo do Machado (perto do metrô Largo do Machado), Rio de Janeiro.

Este mês será no dia 29/06. Anotem em suas agendas, vamos manter o alto astral.

19/06/17

 
     
 

Os 11 benefícios da caminhada para o corpo e a mente

Uma atividade para todas 
as idades, fácil de fazer

Quando alguém decide começar a ter uma vida saudável e a praticar exercícios físicos, um conselho que certamente ouve é que deve pegar leve no início e começar com uma atividade mais simples, como a caminhada.

Entretanto, ela não é apenas um treino simples e prático de ser feito, já que a pessoa pode praticar perto ou até dentro da própria casa com a esteira, não tem restrição de idade e não exige nenhum tipo de equipamento especial. Há vários benefícios da caminhada para o nosso corpo e mente, que vão desde a melhoria na circulação ao aumento da sensação de bem estar.

Confira aqui a lista dos 11 benefícios da caminhada para o corpo e a mente

19/06/17

 
     
 

Parabenize os aniversariantes da semana

19 TEREZINHA DE JESUS DOS SANTOS JACQUES RS 
20 SERGIO LUIZ DE MOURA MG 
20 SIRLEY CANEVA BRAGA RS 
20 MARISTELA DE OLIVEIRA TEODORO SP 
20 ANTONIO DOS SANTOS RJ 
20 JANDYRA MARIA DE ARRIOLA TUPPER RJ 
21 CLAUDIO MORALE DF 
21 PAULO CEZAR CORREA DE SOUZA RJ 
21 ISMENIA DA SILVA COELHO AREAS RJ 
22 AIRTON TOME DF 
22 MARCIA PIMENTA DE ALMADA ES 
22 MOACYR WALDMANN BRASIL RJ 
23 ROSINETE FERREIRA BARBOSA PE 
23 ANGELA MARIA RIANI DO VALE DIAS RJ 
24 LUCINEA SA DA SILVA RJ 
24 FRANCISCO JOSÉ AMÉRICO CORDEIRO DF 
24 JOAO IRACU DE LIMA E SILVA DF 
25 JACIRA DE SOUZA LOPES RJ 
25 JOSE CEZAR PEICHO SC 
25 JOSE DETALONIO MENDONCA DF 
25 ROBERTO LUIZ LOPES DF

19/06/17

 
     
   
     
 

Você já curtiu a página da ASPAS no Facebook?

Conheça e curta a página da ASPAS no Facebook clicando aqui.

Se ainda não está no Facebook, entre aqui primeiro e crie seu perfil.


 
     
 
As notícias dos boletins anteriores podem ser acessadas pelo site www.aspas.org.br
 
 
Este boletim foi enviado pela assessoria de comunicação da ASPAS.
Se você não deseja receber mais o Boletim, envie uma mensagem para cancelar@aspas.org.br