Boletim Eletrônico da ASPAS - 17 de julho de 2017

 
 
 
17 de julho de 2017
 
 

ASPAS implanta Representação Regional em Porto Alegre

Empossados os representantes do Rio Grande do Sul

Seguindo diretriz avalizada pelo CD, o Presidente da ASPAS, Paulo Coimbra, acompanhado da Diretora Social, Maria das Graças Amora, e do Presidente do Conselho Deliberativo, Paulo Fernando Kapp, estiveram no último dia 13 em Porto Alegre (RS), na regional do Serpro, para formalizar a designação dos Representantes da ASPAS no Rio Grande do Sul.

Pela manhã, a Diretoria da ASPAS se reuniu com os representantes designados dos Ativos, Iara Maria Soares, e dos Assistidos, Onir Jaques Dias, para receberem instruções sobre o funcionamento da Associação, todos os detalhes das atividades inerentes à função de representantes na Regional e sobre novas ideias.

À tarde, no auditório da Regional, os representantes foram empossados. A seguir houve uma reunião com os participantes da regional, quando foi feita uma apresentação quanto à importância da ASPAS, sua finalidade, objetivos, serviços aos sócios, ações realizadas, além de situar nossas relações institucionais com o SERPROS e o Serpro.

Na ocasião, foram apresentadas ainda a carteira de convênios e benefícios de que gozam os associados da ASPAS.

17/07/17

 
     
 

Estatuto do Idoso: benefícios para brasileiros com 80 anos já estão em vigor

O presidente da República sancionou a Lei nº 13.466, de 12 de julho de 2017, aprovada recentemente pelo Senado, que altera o Estatuto do Idoso introduzido mais benefícios para os brasileiros com mais de 80 anos.  A nova lei altera os artigos 3º, 15 e 71 da Lei nº 10.741, de 1º de outubro de 2003 (Estatuto do Idoso).

O Art. 3º passa a ter um Parágrafo 2º, com a seguinte redação: "Dentre os idosos, é assegurada prioridade especial aos maiores de oitenta anos, atendendo-se suas necessidades sempre preferencialmente em relação aos demais idosos".

Outra alteração foi no Art. 15, que incluiu o Parágrafo 7º, com o seguinte teor: "Em todo atendimento de saúde, os maiores de oitenta anos terão preferência especial sobre os demais idosos, exceto em caso de emergência".

Já o Art. 71 da Lei nº 10.741, de 1º de outubro de 2003, passa a vigorar acrescido do seguinte Parágrafo 5º: "Dentre os processos de idosos, dar-se-á prioridade especial aos maiores de oitenta anos".

17/07/17

 
     
 

Não esqueça o almoço dos aniversariantes do mês, no dia 27. Venha confraternizar!

Anote: dia 27 de julho, 5ª feira, às 13h, no Largo do Machado, Rio

Não esqueça de que toda última quinta-feira de cada mês os associados da ASPAS têm um encontro marcado para confraternizar e comemorar os aniversariantes do mês. Em julho, a data cai no próximo dia 27.

Nesse dia, estaremos a partir das 13h, no Restaurante Brasa Grill, na Rua Ministro Tavares de Lira, nº 46, Largo do Machado (perto do metrô Largo do Machado), Rio de Janeiro. Anote na sua agenda.

Como sempre acontece em nossos almoços, a conta é individual, cada um arcando com suas despesas. Participe! Venha rever seus amigos e colegas!

17/07/17

 
     
 

Associado da ASPAS tem acesso, com desconto, a serviço de táxi especial para cadeirantes

A ASPAS acaba de fechar mais um convênio em benefício de seus associados. Trata-se da Especial Coop Táxi RJ, uma cooperativa de táxis especiais, especificamente aparelhados para o transporte de cadeirantes. Ao utilizar os serviços da Especial Coop, os associados da ASPAS têm 10% de desconto no valor das viagens.

A Especial Coop Táxi RJ possui mais de 50 veículos modelo Doblô, todos adaptados com plataforma elevatória para cadeira de rodas convencionais e motorizadas, dispondo de um lugar para o acompanhante ao lado do cadeirante e outro assento ao lado do motorista. Os veículos possuem ar condicionado, teto elevado para facilitar o acesso de pessoas mais altas, quatro cintos de segurança para prender a cadeira de rodas e um cinto de três pontos também para o cadeirante.

Todos os motoristas da Especial Coop Táxi RJ trabalham uniformizados e recebem treinamento qualificado. Os veículos possuem cones de sinalização e rastreadores, que permitem o controle detalhado do percurso e sua duração, além das velocidades aferidas. Os veículos dispõem de coletes para fixar o cadeirante à sua cadeira de rodas, caso seja necessário.

Saiba mais aqui.

17/07/17

 
     
 

Envelhecer com qualidade depende de seus hábitos

Estudos apontam que você tem domínio sobre 65% dos fatores que 
influenciam a qualidade do seu envelhecimento

Estudos apontam que o envelhecimento com qualidade está diretamente relacionado a dois fatores: 35% vêm da genética, mas 65% são resultado de hábitos saudáveis, como alimentação leve e balanceada, sono regular e atividades físicas de baixo impacto, por exemplo.

Em evento realizado pela prefeitura de Belo Horizonte, o Dr. José Oscar deu orientações para evitar o envelhecimento precoce: usar diariamente o filtro solar e evitar exposição excessiva ao sol; comer menos, optando por alimentos minimamente processados; ingerir pelo menos 2 litros de água por dia; abolir o fumo; reduzir o consumo de álcool a eventos sociais.

Clique aqui para ler a íntegra da matéria.

17/07/17

 
     
 

Parabenize os aniversariantes da semana

17 ROBSON TAVARES DA SILVA PE 
17 SIRGLEY GORETTI FONSECA MG 
17 IRENE MARQUES DA SILVA MARQUES RJ 
17 CIBELES BRUNO RJ 
19 SALETE DOMINGOS SP 
20 JOAO TORRACCA DF 
20 ALCIR MAGALHAES FILHO DF 
20 MARIA DO CARMO RIBEIRO BORGES RJ 
20 RUBENS SANCHES SP
20 FELISBERTO NASCIMENTO DE SOUZA PA 
21 NICELIO FERNANDO SANTIAGO DE ARAUJO PE 
22 MARINÊS POSTIGO VARELA SP 
22 CARLOS ALBERTO MARCAL RJ 
22 JOSÉ FRANCISCO JÚNIOR PE 
22 JOSÉ BENEDUZI RS
23 TALITA PERESTRELO NUNES DOS SANTOS RJ 
23 CARLOS ROBERTO SAMPAIO ABRANTES RJ
23 JOSÉ MAURÍCIO AMARAL BARBOSA LEITE PE

17/07/17

 
     
   
     
 

Você já curtiu a página da ASPAS no Facebook?

Conheça e curta a página da ASPAS no Facebook clicando aqui.

Se ainda não está no Facebook, entre aqui primeiro e crie seu perfil.


 
     
 
As notícias dos boletins anteriores podem ser acessadas pelo site www.aspas.org.br
 
 
Este boletim foi enviado pela assessoria de comunicação da ASPAS.
Se você não deseja receber mais o Boletim, envie uma mensagem para cancelar@aspas.org.br