Boletim Eletrônico da ASPAS - 22 de julho de 2019

 
 
 
22 de julho de 2019
 
 

Comissão Eleitoral será eleita na Assembleia Geral do próximo dia 31, que dá início às eleições na ASPAS

=> No dia 31 de julho, 4ª feira, às 14h30, na sede da Associação, será definido também o calendário das eleições

O Conselho Deliberativo da ASPAS publicou o Edital de Convocação (veja abaixo) da Assembleia Geral Ordinária (A.G.O.) que abre o processo eleitoral na Associação, para a renovação da Diretoria e dos Conselhos Deliberativo e Fiscal (mandato 2020/2023).

A Assembleia será no próximo dia 31 de julho, 4ª feira, às 14h30 na sede da ASPAS, no Centro do Rio de Janeiro. Na pauta, a aprovação do calendário das eleições e a eleição da Comissão Eleitoral, responsável pela coordenação do pleito.



22/07/19

 
     
 

Saiba mais sobre Previdência Associativa e Instituidor

=> A Superintendência Nacional de Previdência Complementar - Previc - esclarece, em seu site, sobre as novas possibilidades de previdência complementar. Reproduzimos o texto abaixo

O sistema previdenciário brasileiro tem passado, desde a segunda metade da década de 90, por um importante processo de reestruturação. Com vistas a dar maior consistência e lógica a esse sistema, em 1998 a Constituição Federal foi alvo de modificações para viabilizar a implementação do novo modelo previdenciário. A Previdência Fechada passou a assumir importância de grande relevo para fortalecer ainda mais a Previdência Social. Uma das medidas adotadas com esse objetivo foi a expansão do acesso da Previdência Complementar a um público mais amplo.

Dentro da perspectiva acima, em 2001 foi editada a Lei Complementar nº 109, que estendeu a Previdência Complementar Fechada aos trabalhadores vinculados a entidades representativas, como os sindicatos, cooperativas, associações, órgãos de classe e outras entidades de caráter classista, profissional e setorial. Essa modalidade de acesso passou a ser denominada "Previdência Associativa".

A inovação trazida pela Previdência Associativa, em relação aos planos já existentes, está no fato de ter nascido do próprio interesse das lideranças e dos trabalhadores organizados, com vistas a propiciar a criação de planos com flexibilidade capaz de atender a um público diferenciado. Nesse sentido, e em continuidade à reestruturação do modelo previdenciário brasileiro, em 2003 foram empreendidos grandes esforços administrativos para tirar do papel o direito que a lei conferiu à sociedade.

Hoje, a Previdência Associativa é uma realidade que, cada vez mais, faz parte do dia a dia do trabalhador brasileiro. Na medida em que mais e mais entidades de classes criam planos, aumenta ainda mais o número de pessoas com acesso à Previdência Fechada, a qual, com toda a certeza, é uma das formas mais vantajosas de o trabalhador proteger o seu futuro.

Por último, cabe destacar que os planos da Previdência Associativa podem ser tão ou mais atraentes do que os planos patrocinados, ambos operados por entidades fechadas de previdência (fundos de pensão). Apesar de não existir a figura do patrocinador, que tem relevância no financiamento dos benefícios, o participante da Previdência Associativa pode contar com contribuições eventuais de terceiros para o custeio do plano, o que, todavia, não se caracteriza como obrigação típica da relação de patrocínio.

O QUE DIZ A LEGISLAÇÃO?

As principais características dos planos da Previdência Associativa determinadas pela legislação são:

  • Os planos de benefícios deverão ser estruturados na modalidade de contribuição definida;
  • As entidades de previdência criadas por instituidores deverão terceirizar a gestão dos recursos do plano de benefícios;
  • As pessoas jurídicas (associações, cooperativas, sindicatos e conselhos profissionais) podem aportar recursos aos planos instituídos em relação aos seus empregados ou membros e associados vinculados ao plano de benefícios; e
  • O patrimônio do plano deve ser completamente segregado do patrimônio do instituidor e também do patrimônio da entidade terceirizada responsável pela gestão dos recursos.

Ao determinar que a gestão dos recursos dos planos associativos seja terceirizada, o legislador buscou imprimir maior profissionalismo no trato com os investimentos garantidores dos benefícios. Com isso, pode-se dizer que a previdência associativa já nasceu com dispositivos que permitem obter melhor desempenho e maior segurança na gestão da poupança dos participantes.

(Fonte: Previc)

ASPAS preparada para criar um plano

A ASPAS já está estudando este assunto. Nosso novo estatuto, recentemente aprovado pelos associados, deixou nossa Associação preparada para a instituição de um plano nessa modalidade, para atender aos familiares dos participantes do SERPROS, hoje sem o benefício de uma previdência complementar.

22/07/19

 
     
 

Telefone 188, para prevenção ao suicídio, já funciona gratuitamente em todo o Brasil

=> Mais de 90% das tentativas de suicídio podem ser evitadas

Mas, o que é o 188? De início, esse serviço de telefone iniciou no Rio Grande do Sul, sua finalidade é a prevenção ao suicídio. Desde abril deste ano, o serviço está disponível em todo o Brasil. O intuito do "disque 188" é auxiliar as pessoas que estão passando por algum momento de conflito, tristeza e outros pensamentos e atitudes negativas a encontrarem apoio e conforto para saírem desse estado e, assim, descartarem a trágica "saída" do suicídio.

Não há qualquer custo para ligar, além de ser assegurado o sigilo absoluto da ligação telefônica. Pesquisas realizadas pelo CVV indicam que mais de 90% dos casos de tentativa de suicídio podem ser evitados quando a pessoa encontra alguém em quem possa confiar a ponto de partilhar a dor que sente.

O CVV presta serviço voluntário e gratuito de apoio emocional a todas as pessoas que querem e precisam conversar. Em todo o Brasil, são mais de dois mil voluntários, devidamente capacitados para o atendimento pelo telefone 188.

22/07/19

 
     
 

A cor do mês de julho agora é amarelo!

=> Campanha busca conscientizar sobre as hepatites virais e sua prevenção

No ano de 2019, o calendário brasileiro ganhou uma nova data de luta pela saúde pública. A partir de agora, o mês de julho traz a cor amarela e uma missão: conscientizar a população sobre a importância da prevenção das hepatites virais.

A doença, que é alarmante não só no Brasil, mas também ao redor do mundo, causa inflamação no fígado e pode ser letal. Isso porque o vírus da hepatite traz uma enfermidade silenciosa, que não apresenta sintomas em um primeiro momento, levando muitos pacientes à um diagnóstico tardio. Pensando nisso, a campanha Julho Amarelo pretende esclarecer dúvidas acerca da doença e reforçar a importância dos cuidados e prevenção.

CONHEÇA OS DIFERENTES TIPOS DE HEPATITE

Para começar a falar de hepatite, é preciso esclarecer que a doença possui diferentes tipos de infecção. Existem, em todo o globo, 5 classes do agente infeccioso: A, B, C, D e E. Em algumas localidades, como é o caso do Brasil, prevalece um tipo da infecção. Segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde, mais de 70% das mortes por hepatites virais no Brasil são decorrentes da Hepatite C, seguido da Hepatite B, com 21,8%, e o tipo A, com 1,7%.

No caso das hepatites do tipo A e B, a vacinação é a melhor forma de prevenção. Disponível gratuitamente no Sistema Único de Saúde (SUS), a imunização deve ser feita preferencialmente ainda na infância, mas pode ser também realizada ao longo da vida para os que, por algum motivo, não receberam a vacina no período adequado. A boa notícia é que quem se vacina para o tipo B, se protege também para hepatite D.

Já a hepatite C não pode ser prevenida com vacina. Por ter seu vírus transmitido através do contato sanguíneo e sexual, a forma de evitá-la baseia-se na adoção de medidas preventivas como o incentivo ao uso do preservativo nas parcerias sexuais e o não compartilhamento de objetos contaminados como lâminas e seringas, por exemplo.

O mais preocupante é que, em sua grande maioria, os contaminados pela doença não fazem ideia de que estão carregando o vírus da hepatite. De acordo com o Ministério da Saúde, três milhões de brasileiros estão infectados pela hepatite C, embora não saibam. Justamente por isso, a recomendação médica é que todas as pessoas com mais de 45 anos de idade façam o teste gratuitamente em qualquer posto de saúde e, em caso positivo, façam o tratamento que está disponível na rede pública de saúde.

Leia mais sobre o tema aqui.

22/07/19

 
     
 

Parabenize os aniversariantes da semana

22 JOSÉ BENEDUZI RS 
22 CARLOS ALBERTO MARCAL RJ 
22 MARINÊS POSTIGO VARELA SP
22 JOSÉ FRANCISCO JÚNIOR PE 
23 CARLOS ROBERTO SAMPAIO ABRANTES RJ
23 JOSÉ MAURÍCIO AMARAL BARBOSA LEITE PE 
23 TALITA PERESTRELO NUNES DOS SANTOS RJ 
24 CARLOS ALBERTO CASCIANO RJ
25 SAVITHRI MARIA ADUSUMILLI DF 
25 MARILDA PORTO SOARES RJ 
25 AMAURI MEDEIROS VIEIRA RJ 
25 BERNADETE SILVEIRA DA SILVA BA 
26 ZITA DUARTE MG 
26 VIVIANE MUNIZ VERAS DF 
26 EDNA MARIA DA CRUZ BA 
27 MARIA MARINALVA BEZERRA PB
27 JOANA BELAMIR FERREIRA GONCALVES RS 
27 KEILA MOURA ALBERTIM PE
27 MARILENE RODRIGUES MACHADO MG 
27 NELSON APARECIDO LUZ SP 
28 ANTONIO SERGIO DE FREITAS LEITE RJ

22/07/19

 
     
 

Você já curtiu a página da ASPAS no Facebook?

Conheça e curta a página da ASPAS no Facebook clicando aqui.

Se ainda não está no Facebook, entre aqui primeiro e crie seu perfil.


 
     
 
 
 

Conheça os benefícios especiais exclusivos 
da ASPAS para seus associados
 
 

A ASPAS defende os interesses de ativos, aposentados e pensionistas em tudo que diz respeito ao fundo de pensão SERPROS e ao direito previdenciário em geral.

Mas a ASPAS oferece muito mais.

Na ASPAS os associados têm os melhores benefícios e convênios. 
Veja aqui e associe-se hoje mesmo.


 
     
 
O MENOR CUSTO. AS MELHORES EMPRESAS.
 
     
 


SEGURO DE VIDA EM GRUPO

As melhores condições do mercado!
Não deixe de consultar! 

Limite de idade: 65 anos.

Novidade: 
SEGURO DE VIDA EM GRUPO SÊNIOR
Para idades entre 66 e 80 anos!

Solicite o cálculo do seguro clicando aqui.

 
     
 


ACIDENTE PESSOAL + FUNERAL (INDIVIDUAL)


Mensalidade: R$ 7,16.
Morte Acidental R$ 16.105,97.
Limite valor do funeral R$ 4.000,00.
Limite de idade: 75 anos.

FORMAS DE PAGAMENTO:
- Cobrança semestral - até 2 (duas) vidas - Carnê;
- Cobrança trimestral - 3 a 5 vidas - Carnê;
- Desconto em folha para assistidos pelo SERPROS.

Mais informações clique aqui.

 
     
 


SISTEMA DE EMERGÊNCIA MÉDICA MÓVEL 
(VIDA EMERGÊNCIAS MÉDICAS)

ORIENTAÇÃO MÉDICA POR TELEFONE - OMT:
COBERTURA: Todo o Brasil. 
MENSALIDADE: R$ 2,00 por pessoa. 
Observação: O associado da ASPAS titular do plano não paga.

Saiba mais clicando aqui.

Acesse aqui o formulário para adesão.

PLANO COMPLETO (OMT + REMOÇÕES EM UTI MÓVEL):
COBERTURA: Somente para Rio de Janeiro, Baixada Fluminense (Duque de Caxias, São João de Meriti, Belford Roxo, Nova Iguaçu, Mesquita e Nilópolis), São Gonçalo e Niterói. 
O plano inclui: 
a) Atendimento Médico pré-hospitalar de emergência (APH) 
b) Atendimento Médico pré-hospitalar de urgência (APH) 
c) Orientação Médica telefônica (OMT) 
MENSALIDADE: R$ 8,20 por pessoa.

Saiba mais clicando aqui.

Acesse aqui o formulário para adesão.

 
     
 


GARANTA SUA DIT - DIÁRIA POR INCAPACIDADE TEMPORÁRIA

A partir de R$ 27,38 mensais.
Limite de idade: 65 anos.

A DIT É MUITO IMPORTANTE PARA QUEM SE APOSENTOU PELO INSS E CONTINUA TRABALHANDO

Com a aposentadoria, perde-se o direito ao auxílio no caso de UM ACIDENTE OU DOENÇA, só havendo cobertura da empresa nos primeiros 15 dias. A DIT serve para complementação da renda após este período.

Saiba mais clicando aqui.

 
     
 


PLANO ODONTOLÓGICO ODONTOPREV

COBERTURA: Todo o Brasil. 
FORMAS DE PAGAMENTO: Cobrança Mensal - Individual a nível de Titular - Boleto. 
O Dependente tem que estar sempre no mesmo Plano do Titular.

Saiba mais clicando aqui.

 
     
 


CONDIÇÕES DIFERENCIADAS EM OUTROS SEGUROS

Clique no tipo de seguro para consultar as condições:

 AUTOMÓVEL
 RESIDENCIAL
 CONDOMÍNIO

 
     
 


CURSO SUPERA - Ginástica para o cérebro

(Exclusivo para o Rio de Janeiro)

O SUPERA é um curso diferente de tudo que você conhece. Com apenas uma aula semanal de duas horas, você conquista uma mente saudável, com mais concentração, raciocínio, memória, criatividade e autoestima.

A ASPAS fechou novos convênios com valores diferenciados para seus associados e dependentes, nas seguintes unidades:

MÉTODO SUPERA COPACABANA: 
35% de desconto na Matrícula de R$309,00 vai para R$200,00 
20% de desconto na Mensalidade de R$339,00 vai para R$271,00 
Material didático que acompanha o curso de 18 meses R$798,00 parcelas de 10 vezes de R$79,80 ou R$700,00 à vista.
Av. Nossa Senhora de Copacabana, 680, Subsolo, A - C, Copacabana - Rio de Janeiro/RJ.
Tel: (21) 3579-3122 / 99602-9527
E-mail: rui.rj.copacabana@metodosupera.com.br / rpmbarroso27@gmail.com

MÉTODO SUPERA FLAMENGO
35% de desconto na Matricula.
20% de desconto na Mensalidade.
Kit do aluno dividido em até 7 vezes, ou até 15% desconto no pagamento à vista.
Rua do Catete, 310, SI 202, Catete - Rio de Janeiro/RJ.
Tel: (21) 3591-3359
E-mail: carlos.flamengo@metodosupera.com.br

MÉTODO SUPERA TIJUCA
Matricula: R$100,00
Mensalidade: R$235,00
Material didático R$800,00 dividido em até 8 vezes no cartão. 
Rua Conde de Bonfim, 425, loja H, Tijuca - Rio de Janeiro/RJ.
Tel: 3069-9794 / 99781-2681
E-mail: adm.tijuca@metodosupera.com.br

Saiba mais clicando aqui.

 
     
 


ESPECIAL COOP - Táxi para cadeirantes


COBERTURA: Rio de Janeiro. 
A ESPECIAL COOP tem como objetivo proporcionar melhor qualidade de vida para os cidadãos cadeirantes, englobando pessoas acidentadas em reabilitação, idosos, e portadores de necessidades especiais temporária ou permanente.

Saiba mais clicando aqui.

 
     
 


HORA E TEMPO - Assistência Técnica de 
Relógios e Joias

(Localizado no Rio de Janeiro)

Serviços com garantia de 1 ano, troca de baterias e pulseiras, com garantia de impermeabilidade. Localizado na 
Av. Rio Branco, nº 120, sala 1202, Centro do Rio. Telefones: (21) 319073-51 ou (21) 98896-2925. Ao utilizar os serviços de consertos de Relógios e Joias, os associados da ASPAS têm 10% de desconto.

Saiba mais clicando aqui.

 
     
 


CAMPI - Centro Avançado de Maquiagem e Produção Internacional

(Localizado no Rio de Janeiro)

O CAMPI tem como missão ser agente de transformação de pessoas através da formação de Profissionais de Maquiagem e Efeitos Especiais, com cursos de capacitação e livres nas áreas de Maquiagem, Pintura e Arte. Associados da ASPAS e seus dependentes têm 15% de desconto em cursos na escola.

CURSOS: Maquiagem Profissional, Maquiagem Air brush, Pintura Corporal, Pintura Facial e Efeitos Especiais. Localizado na Av. Rio Branco, nº 120, sala 417, Centro do Rio. Telefones: (21) 3172-1338 ou (21) 98039-8450.

Saiba mais clicando aqui.

 
     
 

Como fazer para ter direito a todas
essas condições especiais?

Basta se associar à ASPAS.


Importante: todo participante do SERPROS, ativo ou aposentado, pode se associar.


Clique aqui e veja como se associar


OU MAIS INFORMAÇÕES NA ASPAS:
Tels: (21) 3852-9276 / (21) 98055-3939
Email: aspas.br@gmail.com

 
   
     
 
As notícias dos boletins anteriores podem ser acessadas pelo site www.aspas.org.br
 
 
Este boletim foi enviado pela assessoria de comunicação da ASPAS.
Se você não deseja receber mais o Boletim, envie uma mensagem para cancelar@aspas.org.br