Boletim Eletrônico da ASPAS - 27 de abril de 2020

 
 
 
27 de abril de 2020
 
 
 
 

Diretoria de Investimentos do SERPROS tenta identificar oportunidades no mercado para recuperar perdas do 1º trimestre deste ano

Em artigo publicado em seu site, em 16/4/20, o SERPROS informa aos participantes como está encarando o atual momento de recessão econômica mundial causada, em grande parte, da pandemia de covid-19. A saúde atuarial dos nossos planos de aposentadoria dependem da rentabilidade dos investimentos do nosso Fundo.

O artigo destaca que "temos convivido com uma volatilidade (altas e baixas) bastante expressiva" e que "as expectativas dos efeitos na economia, causados pela pandemia Covid 19, são as mais pessimistas possíveis". No entanto, explica que nesses momentos os mercados "precificam, imediatamente, os ativos financeiros para níveis muitos baixos", o que geraria oportunidades de aquisições que num futuro próximo podem gerar bons ganhos.

Segundo nossos gestores, "nessa hora surgem oportunidades que devemos estar atentos e focados para que, com bastante frieza, possamos rapidamente realocar o portfólio. Só assim, podemos recuperar a rentabilidade negativa observada no primeiro trimestre de 2020". O artigo lembra que as carteiras dos planos PS-I e PS-II são extremamente líquidas, ou seja, com investimentos que podem ser rapidamente desfeitos para que os recursos sejam alocados em novos ativos.

O artigo publica um gráfico mostrando a performance do Ibovespa em crises, com boas recuperações após grandes quedas ocorridas em 1995, 1998, 2002, 2008 e 2015. O texto lembra que o fundo de pensão é um "investidor de longo prazo".

Leia a íntegra aqui.

27/04/20

 
     
 

Justiça Federal suspende parcelas de empréstimos consignados de aposentados do INSS por 4 meses

A Justiça Federal de Brasília decidiu, no último dia 20/4, obrigar os bancos a suspender a cobrança de crédito consignado de aposentados pelo INSS ou regime próprio pelo período de 4 meses. Segundo a decisão, com a medida, aposentados terão mais recursos para se tratar, caso contraiam a covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus.

"A suspensão das parcelas dos empréstimos consignados concedidos a aposentados, pelo período de 4 meses, é medida necessária para garantir que os idosos, atingidos em maior número por consequências fatais do [vírus] SARS-CoV-2, possam arcar com o custeio do tratamento médico necessário", disse o juiz Renato Coelho Borelli, da 9ª Vara Federal Cível de Brasília, responsável pela decisão.

"O que, a longo prazo, pode impedir que esses idosos saiam de suas casas para ir a hospitais ou postos de saúde, onde normalmente têm acesso a médicos e medicamentos, pois com mais recursos podem receber tratamento médico em suas residências", reforçou.

Na mesma decisão, tomada em uma ação popular, de autoria do advogado Marcio Mello Casado, a Justiça também proibiu que instituições financeiras distribuam lucros e dividendos a acionistas, diretores e membros de conselho acima do mínimo previsto em legislação, que é de 25%.

(Fonte: Agência Reuters, publicado pelo UOL)

27/04/20

 
     
 

IR 2020: Governo prorroga prazo de entrega de declaração para 30 de junho

O Ministério da Economia anunciou em 1º de abril que o prazo para entrega das declarações de Imposto de Renda de pessoas físicas 2020 foi prorrogado por 60 dias. A entrega, que devia ser feita até o dia 30 de abril, poderá ser realizada até 30 de junho.

A decisão ocorre por causa da crise do coronavírus. A multa que seria aplicada para quem não entregasse em 30 de abril só será cobrada se o contribuinte estourar o novo prazo, até 23h59 de 30 de junho.

Os contribuintes que têm imposto a pagar e já enviaram a declaração do Imposto de Renda 2020 para a Receita Federal poderão emitir novamente o darf (documento de arrecadação fiscal), alterando a data de pagamento de 30 de abril para 30 de junho, sem multa e juros, nova data de vencimento da primeira parcela ou de parcela única do imposto.

Por outro lado, o governo disse que vai manter o cronograma original de pagamento de restituições. O primeiro lote continua marcado para 29 de maio. Então, mesmo tendo mais tempo, lembre-se de que entregar a declaração logo proporciona maiores chances de receber a restituição antes.

Na semana anterior, a Receita Federal também havia adiado a entrega do Imposto de Renda de MEIs (microempreendedores individuais) e empresas no regime de Simples Nacional.

(Fonte: UOL)

27/04/20

 
     
 

Infantilizar idoso traz impactos físicos, sociais e psicológicos

Rodrigo Moraes
Site VivaBem

Imagine-se em um encontro com o maestro João Carlos Martins e perguntando se ele vai tocar seu "pianinho" esta noite. Faz sentido? Que tal sugerir ao ex-atleta Edson Arantes do Nascimento, sim, ele mesmo, o Pelé, a brincar de "bolinha" com ele. Parece normal?

Falaria para a cantora Elza Soares que é hora dela ir para a "caminha"? E que tal ignorar a presença de algum ganhador do Prêmio Nobel - majoritariamente composto por idosos - e fazer perguntas sobre eles a qualquer pessoa que esteja no mesmo ambiente. Combina?

Parece exagero e até piada mas, infelizmente, é o que familiares e até profissionais de saúde fazem com certa frequência ao tratar idosos como crianças, desconsiderando escolhas e opiniões, retirando a autonomia e os excluindo de conversas e discussões importantes.

Esses são apenas alguns dos principais pontos que envolvem o que se entende como a infantilização do idoso. O termo está diretamente relacionado ao "ageismo", ou "idadismo", identificado pelo gerontólogo Robert Butler (EUA), vencedor do Prêmio Pulitzer em 1976 pelo livro Why Survive: Being Old In America (Por que sobreviver: ser idoso nos EUA, em tradução livre), e que se configura pelo preconceito contra idosos.

É como se a maturidade e as respectivas capacidades cognitivas de um idoso fossem incompatíveis com as da vida adulta. Como se um idoso tivesse o mesmo nível de compreensão de uma criança da primeira infância.

A infantilização do idoso é um mal que pode fazer com que os idosos se sintam diminuídos e tenham sua autoestima severamente afetada. "Na medida em que minimizamos sua autoconfiança e sua autoestima, o idoso é levado a ter um olhar sobre si mesmo como alguém frágil e incapaz", explica Eloah Mestieri, psicanalista com experiência em bem-estar na terceira idade.

Pela ótica da psicanálise, a infantilização é uma fonte de violência que gera traumas e conflitos perigosos, que, destruindo a autoconfiança, apressa o declínio geral do idoso. "A infantilização coloca uma barreira entre o idoso e o mundo, como se este estivesse regredindo de importância enquanto sujeito. Isso traz consequências drásticas na saúde física também".

Saiba mais aqui.

27/04/20

 
     
   
     
 

Parabenize os aniversariantes da semana

Abril:

27 CECILIA DE SA MARTINS SP
28 NAÉVIO TAVARES RANGEL RJ
28 AGILDO BRANDAO MOREIRA BA
28 JOSE REINALDO LISBOA DIAS RJ
28 SUELI DE SOUZA LIMA SP
28 CLYMARA LEILA FRAMBACH DE ARAUJO LOPES DF
28 HELENA MARINA ROFFE PAIVA RJ
28 EDSON LUIZ ROMANOWSKI SP
29 LILIAN RIBEIRO DANTAS RJ
29 WALDERES TEIXEIRA GOMES RJ
29 ROBERTO LUCAS RJ
30 SERGIO FIGUEIRA RJ
30 MARINA DE ALMEIDA REGO FIGUEIRA DE MELLO RJ
30 JOSE CARLOS MOREIRA DE LUCA DF
30 LUIZ ANTONIO (GATO) MARTINS RJ
30 VERA LUCIA VELOSO DE FREITAS RJ

Maio:

01 ELI DE MOURA LACERDA DF
01 SHIRLEY MARIA FERREIRA CUSTÓDIO RJ
01 EUNICE CORDEIRO DE ANDRADE BA
02 OBIRAN DE SOUZA FORTUNATO PA
02 JORGE PRADO GUEDES RJ
02 SUELI MELLO NORONHA DF
02 ANGELICA ESPIRITO SANTO DE OLIVEIRA SP
02 ELIZETE APARECIDA BRANCO HILDEBRANDO SC
03 ANA MARIA MALLMANN COSTI RJ
03 LUIZ CARLOS REIS NUNES RJ
03 JOAO DE ALMEIDA GODINHO RJ

27/04/20

 
     
 

Você já curtiu a página da ASPAS no Facebook?

Conheça e curta a página da ASPAS no Facebook clicando aqui.

Se ainda não está no Facebook, entre aqui primeiro e crie seu perfil.


 
     
 
 
 

Conheça os benefícios especiais exclusivos
da ASPAS para seus associados
 
 

A ASPAS defende os interesses de ativos, aposentados e pensionistas em tudo que diz respeito ao fundo de pensão SERPROS e ao direito previdenciário em geral.

Mas a ASPAS oferece muito mais.

Na ASPAS os associados têm os melhores benefícios e convênios.
Veja aqui e associe-se hoje mesmo.


 
     
 
SEGUROS E BENEFÍCIOS COM O MENOR CUSTO E AS MELHORES EMPRESAS DO MERCADO.
 
     
 

Como fazer para ter direito a todas
essas condições especiais?

Basta se associar à ASPAS.


Importante: todo participante do SERPROS, ativo ou aposentado, pode se associar.


Clique aqui e veja como se associar


OU MAIS INFORMAÇÕES NA ASPAS:
Tels: (21) 3852-9276 / (21) 98055-3939
Email: aspas.br@gmail.com

 
   
     
 
As notícias dos boletins anteriores podem ser acessadas pelo site www.aspas.org.br
 
 
Este boletim foi enviado pela assessoria de comunicação da ASPAS.
Se você não deseja receber mais o Boletim, envie uma mensagem para cancelar@aspas.org.br