Envelhecer com saúde é possível

A população mundial está ficando cada vez mais velha. Estimativas apontam que em 2025 haverá mais idosos do que crianças no planeta, fato inédito até então. Só no Brasil a população de terceira idade já representa quase 10% do total de habitantes e em duas décadas o país será o sexto no mundo com maior índice de idosos. Manter a qualidade de vida na terceira idade é, pois, um desafio, mas o professor e geriatra do Hospital do Fundão, Carlos Paixão, afirma que hábitos saudáveis e alimentação adequada facilitam, e muito, a tarefa.

Para o especialista, álcool em excesso, alimentos pobres em valor nutritivo, como enlatados e biscoitos, devem ser evitados em benefício de alimentação mais variada, à base de frutas, legumes, verduras e carnes brancas. Líquidos devem ser consumidos em quantidade superior a 1 litro e meio por dia - exceto se há doenças que impeçam ingesta deste porte. O geriatra complementa: "São aconselhadas várias refeições diárias, várias frutas por dia. Isto já garante quase todo o aporte de nutrientes necessário. Alguns complementos, entretanto, são necessários, como vitamina D, ácido fólico e cálcio, se não houver deficiências específicas que justifiquem algum outro complemento".

Dr. Paixão também chama a atenção para as dietas restritivas, que são desaconselháveis aos idosos. "A desnutrição é evento muito mais comum que se pensa e sempre se deve avaliar a interação entre medicações e alimentos em idosos", afirma.

Quanto às enfermidades mais predominantes no idoso, o médico reafirma a importância de exames regulares para rastreamento das doenças em fase precoce. "O tratamento dos fatores de risco, entre eles, o tabagismo, o sedentarismo e a obesidade, são formas de prevenção. O tratamento é direcionado a cada doença, mas o importante é o acompanhamento regular da saúde com profissional qualificado". Sobre a saúde mental, o especialista revela: "Há estudos interessantes publicados em revistas como das Sociedade Americana de Geriatria e da de Neurologia que indicam que os indivíduos que possuem uma vida ativa, com atividade física, mental e social intensas e contínuas, mantêm suas capacidades mentais e diminuem os riscos de doenças como depressão e demências".

Anote a receita do médico para envelhecer com saúde física e mental: atividade física regular, envolvendo atividade aeróbica e musculação, alimentação variada e rica em frutas, legumes e verduras; atividade social e cultural regulares, vacinação para evitar doenças como tétano, gripe e pneumonia; visita regular a médicos para evitar as doenças mais freqüentes. E Feliz Dia do Idoso!