No verão, proteger-se do sol é fundamental

Não são só as pessoas de pele, cabelos e olhos claros que devem proteger-se do sol. Hoje em dia, como a incidência dos raios ultravioletas está cada vez mais agressiva, todos os fototipos devem se precaver. O uso de chapéus, bonés, camisetas, óculos e protetores solares é fundamental para evitar o câncer de pele.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, além dessas medidas de proteção também deve ser evitada a exposição solar entre 10 e 16h (horário de verão). O uso de filtros solares deve ser repetido cada duas horas, sendo o fator mínimo recomendado o 15.

Em praias ou piscinas, o ideal é que as barracas sejam feitas de algodão ou lona, que absorvem 50% da radiação ultravioleta, ao contrário das barracas de nylon, que absorvem apenas 5% dos raios UV.

A radiação ultravioleta é a principal responsável pelo desenvolvimento do câncer e o envelhecimento precoce da pele, mas com o cuidado adequado é possível conservar a pele bonita e saudável. Uma ótima dica é manter-se sempre bem hidratado, especialmente no verão.