Sedentarismo: o vilão das dores de coluna e outros males

A vida sedentária é hoje reconhecidamente a grande causadora de lombalgias, dores nas pernas, na região cervical e dorsal. Associada à obesidade e má postura o problema se agrava ainda mais. A boa notícia é que caminhadas, alongamentos e exercícios simples prescritos por fisioterapeutas podem atenuar e muito as dores, além de melhorar a disposição geral. 

De acordo com ortopedistas, vida sedentária, obesidade e má postura respondem por até 90% das causas de dores nas costas. No caso da lombalgia, o sedentarismo contribui para o aumento das dores musculares além de prejudicar as articulações que podem atrofiar por falta de uso, causando desconforto. O tratamento vai variar com o tipo de dor e a causa, mas em geral está associado ao alongamento da coluna e dos músculos constantemente. 
 
A prática de exercícios físicos regulares, no mínimo 30 minutos pelo menos cinco vezes por semana, e algumas mudanças de atitudes podem diminuir em 50% o risco de males ligados ao sedentarismo, além de preservar o bem-estar físico e psíquico.
 
Confira algumas atitudes simples que você pode adotar para deixar de lado o sedentarismo:

1. Evite usar o elevador ou a escada rolante. Use a escada;
 
2. Deixe o carro na garagem para ir caminhando a lugares próximos de casa;

3. Se você utiliza transporte público, desça antes do ponto e caminhe; 
 
4. Esqueça onde guardou o controle remoto da televisão. Levante-se para trocar de canal;

5. Faça algumas atividades domésticas como limpar a casa, arrumar a cama ou passear com o cachorro.

6. Evite ficar horas à frente da televisão. Opte por uma caminhada ao ar livre, se possível em paisagens bonitas e arborizadas.