Proibição de fumar em lugares públicos avança pelo Brasil

A Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro aprovou no dia 11 de agosto projeto de lei que proíbe o consumo de cigarros, cigarrilhas, charutos, cachimbos e similares em locais públicos no Estado. A proposta, que ainda será enviada à sanção do governador Sérgio Cabral, é similar a lei antifumo que já vigora em São Paulo desde o dia 7 deste mês e a tendência é que outros estados sigam o mesmo caminho.



Também na semana passada Minas Gerais aprovou sua lei antifumo, mas com menos rigor que os paulistanos, uma vez que prevê que o estabelecimento comercial deve criar espaço próprio aos clientes fumantes, separado fisicamente, e com exaustores para garantir a qualidade do ar.

De qualquer forma, o que fica evidente é que fumar deixou de ser um símbolo de status, elegância e poder há vários anos e hoje é motivo de preocupação entre a população e as autoridades de saúde. Os danos causados pela inalação da fumaça do tabaco são inúmeros, aumentando consideravelmente as chances de câncer de pulmão, boca, estômago e garganta, sem falar na doença pulmonar obstrutiva crônica, na doença coronariana e outras dezenas de malefícios causados ou potencializados pelo fumo.

 

Como diz a propaganda anti-tabagista: Fumar? Apague essa idéia.