Maior número de consultas com fonoaudiólogos, fisioterapeutas e psicoterapeutas; medicamento oral para tratamento em casa de pacientes com câncer de próstata; possibilidade de aquisição de desfibrilador para evitar morte súbita; tratamento da incontinência urinária com uso de toxina botulínica (botox). Essas são algumas das 21 novidades de cobertura divulgadas pela ANS e que deverão estar disponíveis aos usuários de planos de saúde a partir de janeiro de 2016.
Clique para ler a íntegra da matéria
09/11/15
Estamos no penúltimo mês do ano, batizado de "Novembro Azul" para lembrar que homens com 50 anos ou mais devem fazer seu exame anual de próstata, o mais efetivo na detecção precoce deste tipo de câncer.
Durante este mês, especialistas da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) farão palestras em todo o país para informar e orientar a população masculina a respeito da próstata.
Clique para acessar o portal da SBU
09/11/15
A tarde de 4 de novembro, data em que a ASPAS comemorou o 17º aniversário de sua fundação, foi ao mesmo tempo produtiva e festiva: palestra sobre "Envelhescência", bate papo com o interventor, exposição da atuária sobre a atual situação dos planos, entrega de brindes aos sócios fundadores presentes e comemoração com sanduíche de metro, bolo e bebidas não alcoólicas variadas.
O diretor-presidente, Paulo Coimbra, abriu o evento reafirmando a postura da ASPAS de sempre ajudar ao fundo de pensão e elogiando o fato de poder estar novamente utilizando o auditório da patrocinadora. "É nosso direito acompanhar o SERPROS, é nosso futuro, para podermos dormir tranquilos sabendo que nosso dinheirinho está bem guardado. Viver só do INSS é difícil".
Em seguida Walter Parente conversou com os associados, informou que a Previc esteve no SERPROS no final de outubro e ficou satisfeita com os resultados que a intervenção já apresenta, além dar diversos detalhes do processo.
A atuária Tatiana Cardoso, líder do grupo que assessora o interventor, falou sobre as medidas já implementadas, sobre os planos PS I e PS II, as campanhas em andamento e os próximos passos, mostrando a transparência da nova administração do fundo.
Na hora do bolo, Marlene Majella fez as honras da casa e a conversa fluiu solta e agradável entre amigos e colegas, alguns que há muito não se viam.
Dentre as presenças, destaque para o nonagenário sócio-fundador Iwanoy Cavalcanti, recentemente homenageado pelo SERPROS com uma sala em seu nome, para a equipe do SERPROS (Naévio Rangel, gerente de relacionamento com participantes e Valéria, da mesma área; Orlando Orofino, gerente de benefícios; David Moraes, gerente de investimentos, e Tatiana Rios, gerente financeira) e para o presidente da ASES, Carlos Henrique Machado Pinto.
Clique para ver mais fotos
Clique para conhecer os sócios fundadores homenageados que estavam presentes
09/11/15
Em entrevista à revista SERPROS, Rogério Porto, conselheiro deliberativo da ASPAS, conta porque fez a opção pelo benefício da aposentadoria ao invés de resgatar o saldo de sua conta. Rogério preparou uma planilha e usou o simulador em sua análise financeira, além de considerar outros fatores intervenientes.
Confira a entrevista nas páginas 9 e 10
No dia 29 de setembro, o diretor-presidente da ASPAS, Paulo Coimbra, e os diretores Ana Maria, Gilson Barbosa, João Carlos e Júlio Cesar estiveram no Serpros reunidos com três dos cinco membros do grupo de gestão formado por Walter de Carvalho Parente para auxiliá-lo na condução do SERPROS durante a intervenção promovida pela Previc: Tatiana Cardoso, atuária e coordenadora do grupo; Tatiana Rios, gerente financeira; e Orlando Orofino, gerente de benefícios. Da reunião, participou também Naévio Rangel, gerente de relacionamento com participantes. Ainda fazem parte do grupo David Moraes, gerente de investimentos, e Paulo Neves, gerente de governança.
Dentre os tópicos abordados, destaque para a economia administrativa de cerca de R$ 10 milhões/ano, conseguida com a redução no número de gerências e, consequentemente, no número de colaboradores, além de revisão de contratos, entre outras providências. Foi informado que de dezembro de 2014 até o fechamento de agosto de 2015 foram provisionados aproximadamente R$ 180 milhões decorrentes de investimentos realizados no passado que ficaram inadimplentes.
Confira os principais pontos abordados
Após tomar conhecimento da reunião promovida pelo Diretor-presidente do SERPRO (no Grupo SERPRO, no portal da internet yahoo), com os ACNRS, a ASPAS enviou correspondência ao Sr. Marcos Vinicius Ferreira Mazoni, no dia 24 último, solicitando uma reunião com a finalidade de esclarecer os objetivos da ASPAS ao promover a divulgação do "Relatório de Avaliação dos Investimentos do SERPROS". A ASPAS permanece no aguardo de resposta.
Clique aqui para ver a carta
Como já detalhado no relatório técnico da ASPAS, entregue ao Interventor e divulgado no boletim do dia 08/09, o momento atual é de cautela, já que cerca de 10% do patrimônio do SERPROS estão em investimentos de alto risco de perdas (riscos, não significa que se tornarão perdas).
Entretanto, o principal é que o SERPROS tem plena capacidade de recuperação e a ASPAS acredita firmemente que assim será, uma vez tomadas medidas urgentes para evitar e/ou minimizar a concretização das perdas. É nosso entendimento também que uma vez feitas a revisão de critérios de governança corporativa (com absoluto respeito aos direitos dos participantes e de seus representantes eleitos) e a instituição de pré-requisitos orientados à garantia de nomeação de administrações profissionais, voltadas exclusivamente para o interesse dos participantes, serão evitadas possíveis novas aplicações de alto risco.
Nesse sentido, a ASPAS, quando entregou ao Interventor cópia do Relatório de Avaliação dos Investimentos do SERPROS, posicionado em dezembro/2014, solicitou ao mesmo que fossem divulgadas aos participantes as medidas que já estão sendo tomadas para evitar e/ou minimizar a realização das perdas, bem como para saneamento e reestruturação da entidade, se colocando à disposição para ajudar no que for preciso para retomar a saúde financeira de nosso fundo de pensão o quanto antes.
Clique para ler as principais conclusões do relatório técnico elaborado pela ASPAS
Clique para ler a íntegra do relatório
21/09/2015
A Unati, Universidade Aberta da Terceira Idade, da UERJ, oferece Workshop gratuito sobre Oficina da Memória, com palestra e vivência de ginástica cerebral, na quarta-feira, dia 16 de setembro, às 14h, no Teatro Odylo Costa. O evento, coordenado pela Dra. Tânia Guerreiro, é muito concorrido e, portanto, faz-se necessário pegar senha para participar.
Clique para ver o panfleto
14/09/2015
O diretor-presidente da ASPAS, Paulo Coimbra, foi pessoalmente ao SERPROS, no dia 10 de setembro, entregar o relatório elaborado pela sua Comissão Técnica ao interventor.
Durante a breve reunião, Coimbra explicou como foram feitos o levantamento e as análises apresentadas no documento técnico, informando que a ASPAS contou com o apoio de consultoria financeira especializada e que enviará o referido relatório a toda a diretoria da patrocinadora (SERPRO). O diretor-presidente da ASPAS também se colocou à disposição do Sr. Walter Parente para debater o assunto e verificar se a Associação pode colaborar de alguma forma, pelo menos na busca de soluções para evitar que situações como essa se repitam.
Clique para ler o relatório
14/09/2015
A ASPAS contratou a ADITUS Consultoria Financeira, com grande conhecimento do mercado de capitais e dos Fundos de Pensão, para assessoramento de sua Comissão Técnica (CT) na análise dos investimentos do SERPROS. A ASPAS pretende emitir novos relatórios com avaliações sobre o tema, de forma a manter os associados cientes da atuação de uma área vital para a saúde financeira e atuarial do SERPROS.
O relatório será entregue formalmente ao Interventor do SERPROS, Dr. Walter Parente, a quem solicitaremos informações das medidas que estão sendo tomadas para impedir ou minimizar as possíveis perdas.
Clique para ler a íntegra do Relatório da CT da ASPAS
07/09/2015
Valor corresponde a 10% do patrimônio do fundo
Em reunião do Conselho Deliberativo da ASPAS, expandida com a participação do Conselho Fiscal e da Diretoria Executiva, realizada nos dias 1 e 2 de setembro, foi aprovado o relatório elaborado pela Comissão Técnica (CT), que evidencia situação extremamente preocupante sobre os investimentos do SERPROS, posicionados em dezembro/2014: 10% do patrimônio está investido em aplicações de alto risco de perdas, sendo:
Nossa primeira entrevistada de agosto é a associada Marina Germano Bittencourt, ex-gerente de RH que trabalhou também na área administrativa na Diretoria de Desenvolvimento no Rio de Janeiro (VII Uro - Regional Rio). Marina está aposentada há 15 anos e no sábado, 1º e agosto, completou 70 primaveras. A esse respeito, ela comenta:
"Gosto de celebrar aniversário. Quanto a completar 70 anos, estou feliz. Sinto-me realizada quando vejo o que foi minha vida, quantos amigos fiz, meus filhos bem, meus netos lindos e saudáveis. Só lamento não ter hoje o vigor físico que tinha quando me aposentei. Mesmo assim participarei como voluntária nas Olimpíadas".
Clique para conferir a entrevista
03/08/2015
A reunião promovida pela ASPAS no dia 6 de maio, que aconteceu no auditório da Federação dos Bancários, teve como destaque palestra da APAZ - Associação de Parentes e Amigos de Pessoas com Alzheimer - ofereceu valiosas informações sobre como identificar e lidar com o paciente vítima de Alzheimer. Além dos associados, prestigiaram a reunião representantes da ASES.
E falando na doença, seu diagnóstico precoce deve ser facilitado com a recente descoberta de cientistas brasileiros da UFRJ: de acordo com a pesquisa publicada na revista "Translational Psychiatry", níveis elevados do aminoácido D-serina, que é responsável pela sinalização das sinapses, estão associados ao declínio cognitivo do Alzheimer.
Clique para ver mais fotos
Gilson Leal Barbosa, carinhosamente chamado de Pardal pelos colegas, entrou no SERPRO em 1968 e se aposentou em 1993, como Analista de Informática, tendo trabalhado na Unidade do Rio de Janeiro.
Aniversariante do dia 6 de maio, Gilson nos brindou com uma entrevista sobre o que considera importante para a terceira idade.
Confira a entrevista
Estamos na reta final da campanha eleitoral do SERPROS, pois as eleições para o Conselho Deliberativo (CDE) e o Conselho Fiscal (COF) acontecem na segunda e terça da próxima semana, dias 11 e 12 de maio.
É muito importante que todos os participantes, ativos, aposentados e pensionistas, votem em massa, defendendo o SERPROS que queremos: um fundo de pensão livre de influências partidárias e de investimentos duvidosos, de forma a garantir nossa complementação de forma tranquila, sem incidência de contribuições adicionais.
Para os aposentados e pensionistas, se no dia 11 ou 12, seu computador apresentar qualquer problema, os chamados Espaço Cidadão, em todas as regionais do Serpro, com computadores ligados à Internet, estarão disponíveis para os participantes assistidos. Se você mora no Rio de Janeiro, também poderá vir à sede da ASPAS e votar em um de nossos computadores (Av. Rio Branco 120, sala 918, próximo ao metrô da Carioca).
Lembramos que um resumo da plataforma de todos os candidatos associados da ASPAS foi publicado em nosso Informe nr. 40. Você também pode conferir a plataforma completa de todos os candidatos no site do SERPROS, no link http://eleicoes.serpros.com.br/ConhecaOsCandidatos.aspx.
Atenção: Se você ainda não tem sua senha de acesso à área restrita aos participantes no site do SERPROS, ou não se recorda da mesma, entre em contato urgente com o SAP (0800 721 10 10), que lhe fornecerá uma nova senha. Não deixe para a última hora.
Dias de votação: apenas dias 11 e 12 de maio, votação exclusivamente pela internet.
COMO VOTAR:
- tenha em mãos sua inscrição no SERPROS ou matrícula da sua patrocinadora (SERPRO ou SERPROS, este para os empregados do fundo), nº do seu CPF e senha da área restrita dos participantes;
- acesse o site http://eleicoes.serpros.com.br/ ou clique aqui
- entre em VOTE AGORA (canto superior direito da página) e informe os dados solicitados;
- em seguida vote em dois candidatos ao CDE e em um candidado para o COF.
04/05/2015
Após a constatação de prejuízo de cerca de R$ 5,6 bilhões em seu patrimônio, o fundo dos Correios decidiu aumentar a contribuição dos participantes do plano de benefício definido (o PS I deles), que havia sido saldado em 2008. O Sindicato de Minas Gerais já recebeu mais de 5 mil cartas contra a medida e a previsão é de uma batalha judicial.
O secretário geral da Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios, Telégrafos e Similares (Fentect) afirma que o rombo é resultado de má administração. "Parte dos recursos foram feitos em investimentos suspeitos e pouco rentáveis, que não deram retorno", reclamou. Entre os investimentos, destacam-se aplicações em notas relacionadas à dívida externa da Venezuela, à compra de títulos públicos da Argentina, em empresas de Eike Batista e em bancos liquidados, como o Cruzeiro do Sul e o Banco BVA.
Como se sabe, cinco ex-dirigentes do Postalis foram condenados pela Câmara de Recursos da Previdência Complementar (CRPC) com base na imprudência dos gestores na administração dos recursos do fundo (com multa e inabilitação por dois anos para o exercício de funções em entidades fechadas de previdência complementar).
Clique para ler a íntegra da matéria publicada no portal Economia
13/04/2015
A mensagem da associada e empresária Conceição Almeida vem carregada de energia e otimismo. Ela, que tencionava se aposentar no ano 2000, mas só concretizou sua saída do Serpro em 2011, nunca parou suas atividades.
Ainda no Serpro, cursou fonoaudiologia e quando saiu foi para começar uma nova profissão.
Confira a entrevista
Além dos escândalos de corrupção na maior empresa brasileira, a Petros, fundo de pensão da estatal, também vem sendo atingida, e não apenas pelas denúncias referentes ao esquema do "clube do amém".
Em dezembro de 2014, Helena Kerr, diretora de Administração e Finanças, pediu demissão, e na última reunião do Conselho Deliberativo da Petros, realizada no dia 13 de fevereiro, já em plena auditoria, foi a vez do diretor de Seguridade, Mauricio França Rubem. O presidente do fundo, por sua vez, quer trocar toda a diretoria.
Fundos de pensão americanos processam petroleira brasileira
Grandes perdas nas aplicações de vários fundos de pensão dos Estados Unidos na Petrobras geraram uma enxurrada de ações americanas contra a empresa brasileira. Há tanto ações de fundos de pensão como de pessoas físicas, com valores reclamados variando de US$ 5 mil a US$ 527 milhões.
Clique para ler a íntegra das matérias
23/02/2015
Instituições de longa permanência para idosos (Ilpis), como hotéis geriátricos e casas de repouso, estão em franco crescimento no Brasil. Segundo dados da Associação das Casas de Repouso para Idosos do Estado de São Paulo (Acresp), elas somam aproximadamente cinco mil. Você já considerou essa hipótese para um familiar querido ou para você mesmo? Conversamos com a associada Maria Ignez, a quem agradecemos o desprendimento e a boa vontade de repartir um pedaço de sua vida pessoal conosco.
Clique para ler o depoimento de Maria Ignez
Leia também dicas para escolher bem uma Ilpis
02/02/2015