Está disponível para todos pela internet
O presidente da ASPAS, Paulo Coimbra, a diretora de Comunicação, Ana Maria Monteiro de Castro, e a associada Maria Ignez Gorges Rocha participaram, no último dia 7, da palestra "Os ativos do Brasil: A cultura e a sociedade", o primeiro dos temas abordados no ciclo de conferências "Ideias para Reconstruir o Brasil", promovido pela Academia Brasileira de Letras (ABL). O ciclo é coordenado pela acadêmica Rosiska Darcy de Oliveira.
Rosiska ministrou, com brilhantismo, esta primeira palestra com enfoque na esperança, este sentimento que faz com que o povo brasileiro consiga sempre superar as dificuldades e prosseguir a vida com otimismo, poesia e alegria. "Muitíssimo oportuno este tema, que foi recebido como um alento pela grande plateia, tão sedenta de boas palavras", avaliou nossa diretora Ana Maria.
Os próximos temas do Ciclo serão:
Dia 14/11 - Raça e gênero: A construção da igualdade no Brasil. Palestrante: Flávio Oliveira
Dia 23/11 - Condições macro e microeconômicas para o desenvolvimento sustentável. Palestrante: Maria Silveira Bastos Marques
Dia 28/11 - No novo Brasil, a menor distância entre dois pontos é uma curva? Palestrante: Izabella Teixeira
O Ciclo de Conferências está disponível a todos, pois é transmitido pela Internet. Para quem está no Rio e deseja ver de perto, a entrada é franca. Participe. A Academia Brasileira de Letras (ABL) fica na Avenida Presidente Wilson, nº 203, Castelo, centro do Rio, bem próximo à estação do metrô Cinelândia.
Acesse aqui o site da ABL.
13/11/17
Mobilização tenta barrar o projeto no plenário da Câmara. Participe
O deputado Rogério Marinho, relator da comissão especial da Câmara que analisa mudanças nas regras de planos de saúde, apresentou parecer na última quarta-feira (18), admitindo que a mensalidade de planos de pessoas com mais de 60 anos seja aumentada por causa da idade, o que atualmente é proibido pelo Estatuto do Idoso.
Dentre as novas medidas dessa reforma da Lei dos Planos de Saúde, que tramita em regime de urgência na Câmara dos Deputados, em Brasília, estão o retorno de aumento por faixa etária para os maiores de 60 anos, hoje proibido pelo Estatuto do Idoso; a liberação dos reajuste dos planos de saúde individuais, regulados pela ANS; a exclusão das operadoras das obrigações do Código de Defesa do Consumidor e, além disso, a diminuição das multas impostas às operadoras por negativa de atendimento.
ASSOCIAÇÃO CONDENA PROJETO
Mario Scheffer, vice-presidente da Abrasco (Associação Brasileira de Saúde Coletiva), afirma que o relatório como um todo é um "grande retrocesso" e a possibilidade de aumento por faixa etária para idosos "talvez seja o maior absurdo" dele.
"Depois dos 60 anos, com o passar dos anos, diminui-se a renda (das pessoas). É no momento em que as pessoas gastam mais com medicamentos, com saúde, que elas vão ter esse aumento", afirma.
Leia mais sobre o projeto aqui.
ABAIXO-ASSINADO PELA INTERNET
Um abaixo-assinado pela internet tenta reforçar o movimento contra a proposta que prevê reajustes dos planos de saúde para idosos. Segundo o manifesto do abaixo-assinado "milhões de brasileiros usam planos de saúde e serão seriamente prejudicados".
O texto conclama: "Devemos agir rápido para impedir mais esses absurdos em favor das operadoras (generosas doadoras de campanha, R$ 54,9 milhões em 2014) e em prejuízo do consumidor. Vamos encher o Congresso com nossas assinaturas!"
Este abaixo-assinado será entregue à Câmara dos Deputados, ao Conselho Nacional de Saúde e ao Ministério da Saúde.
Para saber mais e assinar clique aqui.
Evento relembrou a história da fundação e emocionou a todos
Foi com muita alegria que a Diretoria Executiva da ASPAS participou das comemorações do aniversário de 40 anos do nosso Fundo de Pensão, realizadas no dia 2 de outubro último. Na ocasião, a ASPAS foi uma das homenageadas pelos relevantes serviços prestados em defesa do SERPROS.
O evento emocionou a todos, que ouviram sensibilizados os depoimentos de funcionários aposentados do SERPROS, aposentados da ASPAS, representantes da Diretoria do SERPROS e do Serpro, conselheiros eleitos e indicados, além de convidados especiais.
O evento contou com um bate-papo especial com os idealizadores do Serpros, já aposentados, Antonio Carlos Coutinho, Allan Kardec Bruno de Carvalho e Valmir Venancio, mediado pelo gerente de Benefícios, Orlando Orofino, sobre a história de fundação da Entidade.
Além da comemoração do aniversário do SERPROS, todos comemoramos, também, com fervor, a volta à normalidade do nosso Fundo de Pensão.
Nas fotos, nosso presidente Paulo Coimbra recebe a placa em homenagem à ASPAS e nossa conselheira Marlene Majella é a aposentada do Serpro homenageada.
Saiba mais aqui.
Veja abaixo os descontos e vantagens para o associado ASPAS com os novos convênios no Rio de Janeiro
ESPECIAL COOP - Táxi para cadeirantes
A ESPECIAL COOP tem como objetivo proporcionar melhor qualidade de vida para os cidadãos cadeirantes, englobando pessoas acidentadas em
reabilitação, idosos, e portadores de necessidades especiais temporária ou permanente.
HORA E TEMPO - Assistência Técnica de Relógios e Joias
Serviços com garantia de 1 ano, troca de baterias e pulseiras, com garantia de impermeabilidade. Localizado na Av. Rio Branco, nº 120, sala 1202. Telefones: (21) 319073-51 ou 98896-2925. Ao utilizar os serviços de consertos de Relógios e Joias, os associados da ASPAS têm 10% de desconto.
Acesse HORA E TEMPO no Facebook e saiba mais clicando aqui .
CAMPI - Centro Avançado de Maquiagem e Produção Internacional
O CAMPI tem como missão ser agente de transformação de pessoas através da formação de Profissionais de Maquiagem e Efeitos Especiais, com cursos de capacitação e livres nas áreas de Maquiagem, Pintura e Arte. Associados da ASPAS e seus dependentes têm 15% de desconto em cursos na escola.
CURSOS: Maquiagem Profissional, Maquiagem Air brush, Pintura Corporal, Pintura Facial e Efeitos Especiais. Localizado na Av. Rio Branco, nº 120, sala 417, telefones: (21) 3172-1338 ou 98039-8450.
Saiba mais clicando aqui. Ou acesse CAMPI no Facebook e fique por dentro de todas as novidades clicando aqui .
25/09/17
A segunda reunião ordinária do Conselho Fiscal (COF) do SERPROS foi realizada nos dias 29 a 31/08/2017. As atas da primeira e segunda reuniões ordinárias realizadas pelo COF já estão disponíveis na área restrita dos participantes, no site do SERPROS. Para consultar, clique aqui e acesse a área restrita no site do SERPROS preenchendo seu CPF, senha e o código captcha. Em seguida clique em Atos Adm/Investimentos >> COF >> 2017.
CONSELHO DELIBERATIVO FAZ PRIMEIRA REUNIÃO
DE TRABALHO NOS DIAS 12, 13 E 14 DE SETEMBRO
O Conselho Deliberativo do SERPROS, após a posse dos integrantes da estrutura dirigente do Fundo, faz sua primeira reunião de trabalho nos próximos dias 12, 13 e 14 de setembro.
11/09/17
"Cápsulas da beleza", através de um mix de vitaminas e minerais, prometem ajudar para uma aparência mais saudável
Alimentação saudável, cosméticos, exercício físico... existem muitas fórmulas para se alcançar uma aparência sadia. A indústria cosmética, sempre inovando, desenvolveu novos produtos que prometem revolucionar a forma tradicional de cuidado com o corpo: os nutricosméticos, cápsulas que prometem nutrir e cuidar do corpo a partir da sua simples ingestão.
Também chamados de "cápsulas da beleza", esses comprimidos contêm uma associação de vitaminas, minerais e outras substâncias que possuem a missão de suprir as carências nutricionais e retardar a oxidação dos tecidos do nosso corpo. Assim, os nutricosméticos podem ser definidos como "cosméticos ingeríveis", já que os pacientes que os consomem obtêm efeitos similares aos dos cremes e máscaras, como o retardamento do envelhecimento e uma aparência mais saudável.
Para aproveitar essa nova tecnologia, entretanto, é importante que o paciente conheça bem os diferentes tipos do produto e seus efeitos, sempre partindo da orientação confiável de profissionais da área.
Confira neste link mais sobre os nutricosméticos e suas funções, com informações da dermatologista Natália Cymrot.
14/08/17
Médico japonês que viveu até os 105 anos deixou legado de como viver mais de um século plenamente
Chegar aos 100 anos pode ser o desejo de muita gente, mas mais importante do que completar um século de vida, é viver muitos e muitos anos com saúde e disposição. Embora nenhum país tenha uma expectativa de vida tão alta, algumas pessoas conseguem driblar as estatísticas e ter uma velhice longa e saudável.
Mas como completar 100 anos de vida de maneira plena?
Não existe uma fórmula mágica, o que existem são alguns ensinamentos que podem ser seguidos principalmente vindos de quem conseguiu tal proeza de forma satisfatória. E o médico japonês *Shigeaki Hinohara é um bom exemplo a ser copiado.
Ele viveu até os 105 anos fazendo o que mais gostava: trabalhando e ajudando o próximo. O especialista é um dos responsáveis por colocar o Japão no topo do ranking dos países com a maior longevidade de vida. Por lá, a média é de 85 anos; no Brasil não chega a 75 anos.
Hinohara deixou um legado importantíssimo de como envelhecer bem. Ao longo de sua vida, concedeu centenas de entrevistas ensinado o segredo de como chegar aos 100 anos plenamente. Em uma delas, ao jornal The Japan Times, o médico listou os conselhos que ele mesmo seguiu para ter tanta disposição mesmo sendo um centenário.
Confira aqui alguns de seus ensinamentos.
Em entrevista ao jornal Correio Braziliense, dirigente da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc) Fábio Coelho defende regras mais severas para executivos do setor que cometam irregularidades
Servidor de carreira do Banco Central (BC), Fábio Coelho quer promover uma verdadeira transformação na Superintendência Nacional de Previdência Complementar (PREVIC). Desde março no cargo de diretor-superintendente, ele avalia que, além da autarquia, os demais integrantes do sistema de previdência complementar, como patrocinadores, auditores externos e dirigentes das fundações, também precisam aperfeiçoar o trabalho.
Além de definir a supervisão permanente para os 17 maiores fundos de pensão que detêm 65% dos R$ 815 bilhões dos ativos do setor, um escopo mínimo para o trabalho de auditores externos será determinado pela PREVIC. A equipe de Coelho também trabalha para aperfeiçoar o processo administrativo punitivo. Atualmente, a maior penalidade imposta para dirigentes de fundos de pensão é uma multa de R$ 40 mil, que pode ser acumulada com inabilitação por até 10 anos. Segundo ele, geralmente são aplicados não mais que dois anos de inabilitação. "As punições interpretadas como severas são brandas e merecem uma atualização", afirma.
Coelho pretende aprimorar, ainda, as atribuições da autarquia. Para isso, quer criar um comitê estratégico de supervisão, nos moldes do Comitê de Estabilidade Financeira do BC. Caberá a esse colegiado produzir quadrimestralmente um relatório para apontar os riscos de curto prazo para os fundos de pensão. "Temos respostas concretas de curto prazo, com objetivos claros e com um plano de trabalho alinhado para toda a PREVIC", destaca.
Veja neste link os principais trechos da entrevista que ele concedeu ao Correio Braziliense, publicada no último dia 30 de julho.
31/07/17
Consultor jurídico fez atualização sobre o andamento de processos
Os Conselhos da ASPAS, Deliberativo e Fiscal, estiveram reunidos na 3ª Reunião Ordinária do Conselho da Atual Gestão - 2017/2020, realizada em conjunto com a Diretoria Executiva na semana passada, nos dias 13 e 14 de junho.
A reunião foi aberta pelo Presidente do Conselho Deliberativo da ASPAS, Paulo Kapp, que, em seguida, deu a palavra ao Interventor do SERPROS, Dr. Walter Parente, e à Gerente Atuarial do SERPROS, Dra. Tatiana Cardoso. Os dois falaram sobre o andamento da atual gestão do nosso Fundo. Dr. Walter Parente explicou que a ação judicial impetrada em Belém tem impedido que o Interventor encerre seus trabalhos e permita que a governança do SERPROS volte à sua normalidade, com sua Diretoria e Conselhos funcionando normalmente.
Já a Dra. Tatiana informou que os investimentos do SERPROS, de acordo com os critérios estabelecidos pela PREVIC, estão, no momento, equilibrados. Não podemos esquecer, entretanto, que, como resultado das desastrosas administrações recentemente destituídas, uma parte substancial do patrimônio já foi provisionada como perda, e ainda há o risco de perdas adicionais relativas às ações trabalhistas movidas pelos empregados do Grupo Porcão.
DECISÕES
Durante a reunião dos Conselhos da ASPAS, decidiu-se que as Representações Regionais da ASPAS serão implementadas, iniciando por São Paulo, Rio Grande do Sul e Minas Gerais. Comporão cada uma delas um representante dos Associados Ativos e outro dos Aposentados.
O Conselho Fiscal apresentou o Balancete do primeiro Trimestre da atual Gestão da ASPAS, sendo aprovado pelos membros do Conselho Deliberativo e demais participantes presentes.
Foi informado que o site da ASPAS está sendo atualizado para mostrar os benefícios concedidos pela Associação, o que também será feito através do Facebook, com as informações de interesse dos associados.
A ASPAS proporá uma negociação conjunta - Serpro e SERPROS - visando à supressão da contribuição adicional de 35%, que seria compensada pelo crédito das OFNDs e do pagamento do Serviço Passado. As OFNDs - Obrigações do Fundo Nacional de Desenvolvimento - foram emitidas pelo Governo Federal em 1985/6 e compradas pelos Fundos de Estatais por pressão governamental. Os títulos não foram honrados e os fundos entraram na Justiça por meio da ABRAPP. A Justiça, em última instância, já deu razão aos fundos, faltando apenas uma divergência sobre os honorários advocatícios que deverão ser pagos pelo governo, como parte perdedora. Os valores que serão recebidos pelo SERPROS já montam a mais de R$ 100 milhões.
ATUAÇÃO NACIONAL
O Dr. Antonio Vieira, Consultor Jurídico da ASPAS, apresentou a todos o andamento dos processos em que a ASPAS é parte. Informou que o Serpros já entrou com ação buscando impedir a prescrição do direito de processar os gestores por má gestão na administração do SERPROS.
O Sr. Helio Gehrke trouxe informações sobre o Projeto 268/16 - que trata da gestão dos Planos de Seguridade. No projeto, prevalece ainda o que foi proposto pelo senador Aécio Neves. Devido às falhas que continuam a existir no projeto, a OAB, junto com outras Associações, luta para retirar da pauta do Senado o Regime de Urgência para a matéria, possibilitando correções antes da aprovação.
Foi analisada, ainda, a situação da UNIDASPREV - que pretende atuar como uma Federação de Associações de Participantes. Decidiu-se que a ASPAS envidará esforços junto às demais associadas e à FIDEF para fortalecer e revigorar esta entidade em razão de sua importância.
Veja mais fotos aqui
19/06/17
Eles eram jovens no auge das comunidades alternativas das décadas de 1960 e 1970. Agora, reúnem-se para um projeto neo-hippie: moradias coletivas de idosos.
Em São Paulo, um grupo faz encontros, há um ano, para tentar formar o primeiro "cohousing" do Brasil. São mais de 20 pessoas, a maioria entre 60 e 70 anos, atrás de uma opção que passa longe da ideia de asilos.
Das antigas experiências hippies, a nova proposta mantém os objetivos de fortalecer vínculos comunitários e proporcionar cuidado mútuo.
Veja matéria completa aqui.
Mantendo-se as regras atuais e a aposentadoria aos 60 anos, a relação entre contribuintes e beneficiários tende a 0,9 em 2060. E o salário de aposentadoria a apenas 26,6% (=0,9 x 29,6%) do salário da ativa. Com a idade mínima passando a 65 anos, o salário de aposentadoria poderia aspirar a se situar em torno de 41,9% (=(8,2/5,2) x 26,6%) do salário da ativa. O número, claro, é crescente com a idade mínima de aposentadoria.
Leia o artigo de Rubens Penha Cysne, publicado no site de O Globo.
A ASPAS fechou convênio com a Vida Emergências Médicas (Vida UTI Móvel), uma empresa que presta serviços de atendimento emergencial em caso de problemas de saúde, encaminhando-os a hospitais públicos ou privados. Com o convênio, os associados podem aderir aos planos a um custo mensal baixíssimo, o que vem gerando bastante interesse entre nossos sócios.
O associado que aderir passa a contar com assistência imediata em caso de emergências. No grande Rio, onde a empresa possui ambulâncias que são uma verdadeira UTI sobre rodas, o atendimento pode ser completo: do atendimento imediato por telefone até a remoção, na UTI Móvel, para o hospital de preferência do cliente, seja público ou privado, caso ele possua plano de saúde.
Para os demais estados do Brasil e o interior do Estado do Rio, a empresa oferece a OMT, ou seja, Orientação Médica por Telefone. Este é um serviço que parece simples, mas na verdade salva vidas. Todos sabem que, em emergências médicas, os primeiros minutos são cruciais. Por telefone, o associado ou parente recebe todas as explicações de como agir para estabilizar o paciente e reduzir o risco de morte ou dano permanente.
Tudo isso por apenas R$ 8,20 mensais para quem é sócio da ASPAS (plano completo para o Grande Rio) ou por apenas R$ 2,00 mensais (OMT, para os demais estados e interior do RJ). No caso da OMT, o associado titular não paga, caso queira aderir ao plano, arcando apenas com o custo dos familiares que indicar para adesão à OMT da Vida Emergências Médicas.
SISTEMA DE EMERGÊNCIA MÉDICA MÓVEL
PLANO COMPLETO
COBERTURA: Somente para Rio de Janeiro, Baixada Fluminense (Duque de Caxias, São João de Meriti, Belford Roxo, Nova Iguaçu, Mesquita e Nilópolis) e as cidades de São Gonçalo e Niterói.
a) Atendimento Médico pré-hospitalar de emergência (APH)
b) Atendimento Médico pré-hospitalar de urgência (APH)
c) Orientação Médica telefônica (OMT)
MENSALIDADE: R$ 8,20 por pessoa.
FORMAS DE PAGAMENTO:
- Cobrança trimestral - Boleto.
- Desconto em folha para assistidos do SERPROS.
PLANO SÓ COM OMT - ORIENTAÇÃO MÉDICA POR TELEFONE
COBERTURA: Todo o Brasil.
a) Orientação Médica telefônica (OMT)
MENSALIDADE: R$ 2,00 por pessoa.
Observação: O titular não paga.
FORMAS DE PAGAMENTO:
- Cobrança semestral - Boleto.
- Desconto em folha para assistidos do SERPROS.
Mais detalhes, aqui.
27/03/17
A ASPAS fechou convênio com a Vida Emergências Médicas (Vida UTI Móvel), uma empresa que presta serviços de atendimento emergencial em caso de problemas de saúde. Com o convênio, os associados podem aderir aos planos a um custo mensal baixíssimo.
O associado que aderir passa a contar com assistência imediata em caso de emergências. No grande Rio, onde a empresa possui ambulâncias que são uma verdadeira UTI sobre rodas, o atendimento pode ser completo: do atendimento imediato por telefone até a remoção para o hospital na UTI Móvel.
Para os demais estados do Brasil e o interior do Estado do Rio, a empresa oferece a OMT, ou seja, Orientação Médica por Telefone. Este é um serviço que parece simples, mas na verdade salva vidas. Todos sabem que, em emergências médicas, os primeiros minutos são cruciais. Por telefone, o associado ou parente recebe todas as explicações de como agir para estabilizar o paciente e reduzir o risco de morte ou dano permanente.
Tudo isso por apenas R$ 8,20 mensais (plano completo para o Grande Rio) ou por apenas R$ 2,00 mensais (OMT, para os demais estados e interior do RJ) para quem é sócio da ASPAS.
SISTEMA DE EMERGÊNCIA MÉDICA MÓVEL
PLANO COMPLETO
COBERTURA: Somente para Rio de Janeiro, Baixada Fluminense (Duque de Caxias, São João de Meriti, Belford Roxo, Nova Iguaçu, Mesquita e Nilópolis) e as cidades de São Gonçalo e Niterói.
a) Atendimento Médico pré-hospitalar de emergência (APH)
b) Atendimento Médico pré-hospitalar de urgência (APH)
c) Orientação Médica telefônica (OMT)
MENSALIDADE: R$ 8,20 por pessoa.
FORMAS DE PAGAMENTO:
- Cobrança trimestral - Boleto.
- Desconto em folha para assistidos do SERPROS.
PLANO SÓ COM OMT - ORIENTAÇÃO MÉDICA POR TELEFONE
COBERTURA: Todo o Brasil.
a) Orientação Médica telefônica (OMT)
MENSALIDADE: R$ 2,00 por pessoa.
Observação: O titular não paga.
FORMAS DE PAGAMENTO:
- Cobrança semestral - Boleto.
- Desconto em folha para assistidos do SERPROS.
Mais detalhes, aqui.
20/03/17