Motivo foi a má aplicação de recursos do Fundo
A Decisão nº 30 da Diretoria Colegiada da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc), de 24 de agosto de 2018, que confirmou punições a ex-dirigentes do SERPROS, foi publicada no Diário Oficial da União (DOU).
Pela decisão, os ex-dirigentes foram multados, inabilitados e suspensos, de acordo com o envolvimento de cada um na má aplicação de recursos garantidores das reservas técnicas, provisões e fundos dos planos de benefícios, em desacordo com as diretrizes estabelecidas pelo Conselho Monetário Nacional (CMN).
Clique na imagem ao lado para ampliar e ler a Decisão.
22/10/18
Diagnóstico precoce é a melhor forma de salvar vidas
O mês de outubro é, tradicionalmente, marcado por diversas ações que promovem a conscientização sobre o câncer de mama. Durante a campanha, muito se fala sobre a importância de um diagnóstico precoce da doença, o que só é possível através de exames preventivos: autoexame e, principalmente, mamografia. Isso porque, embora fundamental, o exame cotidiano não substitui uma avaliação clínica.
Apenas no Brasil, mais de 150 mulheres são diagnosticadas com câncer de mama todos os dias. Nada menos que 59 mil novos casos são esperados em 2018, segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer). A boa notícia, porém, é que, quando há o diagnóstico precoce da doença, as chances de cura se ampliam enormemente. O índice de cura já alcança cerca de 95% das mulheres que descobrem o câncer em seu estágio inicial.
Conhecer o próprio corpo e realizar sempre o autoexame é um cuidado básico, mas fundamental. Uma medida simples que salva muitas vidas - basta apalpar as suas mamas ao tomar banho, quando estiver deitada ou na frente de um espelho, com muita atenção para o aparecimento de quaisquer alterações. A presença de nódulos (caroços), inclusive na região do pescoço e nas axilas, mesmo que indolores, merecem atenção médica imediata.
Mas lembre-se: o autoexame, apesar de ser a primeira forma de prevenção, não afasta a necessidade de realização de mamografias periodicamente. A partir de 50 anos de idade, a atenção deve ser redobrada e os exames, anuais.
Procure saber, na sua cidade, onde devem ocorrer as ações de conscientização e prevenção e participe. Prevenir é a melhor forma de cuidar!
Clique aqui para saber mais sobre o câncer de mama.
15/10/18
Cuide-se para aproveitar a estação mais bonita do ano
Já é primavera. O início da estação enche as ruas com sua beleza e suas cores, mas acende o alerta para aqueles que sofrem com as alergias respiratórias. Nessa época, a mudança do clima e a floração das plantas favorecem a dispersão de uma grande quantidade de partículas de pólen no ar. Para um grande número de pessoas, o pólen é um agente agressor que provoca os mais variados sintomas alérgicos. Um incômodo que se repete todos os anos, com a chegada da "estação das flores".
As alergias afetam mais de um terço da população do planeta, segundo a Organização Mundial de Saúde. O pólen é um grande causador de alergias respiratórias. Tosse seca, irritação ou coceira no nariz, olhos lacrimejando ou com vermelhidão, espirros constantes e, nos casos mais graves, até mesmo falta de ar são alguns sintomas característicos desse tipo de alergia. A sensibilidade ao pólen pode levar a quadros de rinite, bronquite asmática e tosse alérgica.
Alguns cuidados, porém, podem diminuir a exposição ao pólen (e outros elementos causadores das alergias) e evitar a ocorrência de crises alérgicas. Medidas simples como manter as janelas fechadas no início da manhã e no final da tarde, que são os horários de maior concentração de partículas; não circular por jardins; usar óculos de sol, que protegem os olhos e evitar locais com vento intenso.
Se, ainda assim, não for possível afastar os sintomas, o tratamento é realizado com a administração de anti-histamínicos, que devem sempre ser prescritos por um médico. Aqui, você pode obter mais informações para evitar qualquer inconveniente e aproveitar por inteiro a estação mais bonita do ano.
08/10/18
Conheça as dicas de quem as comprovou com sua própria vida
Para um médico especialista em longevidade, nenhuma apresentação de suas capacidades profissionais pode ser melhor do que sua própria vida - e esse é somente um dos atributos que classificam o médico japonês Shigeaki Hinohara (foto) como o mestre e a grande inspiração que foi.
Falecido recentemente aos 105 anos e ainda trabalhando, tendo vivido sua longa vida com saúde mental e física impecáveis, Dr. Shigeaki deixou não só sua história de intensa dedicação à medicina e a cuidados mais humanos com seus pacientes, como algumas dicas concretas para vivermos uma vida boa e longeva como parte de seu legado.
Nascido em 1911, Hinohara se tornou um dos médicos a dedicar mais tempo à saúde e à felicidade de seus pacientes no mundo. E o termo "felicidade" aqui não é usado por acaso: o médico foi um pioneiro no trato mais pessoal e individual dos pacientes e, mesmo depois de sua morte, segue como inspiração para melhorarmos a qualidade de nossas vidas.
Não há dúvidas: de vida, Dr. Shigeaki entendia - e por isso, vale lembrar aqui suas 12 mais importantes dicas, retiradas de uma entrevista que o médico deu aos 97 anos.
Veja as dicas aqui.
20/08/18
Embargos à Execução estavam no prazo legal, concordaram os desembargadores
No dia 20 de junho, a Terceira Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região julgou favoravelmente o recurso interposto pelo SERPROS no chamado "Caso Porcão". Esta foi uma importante vitória dos participantes do nosso Fundo de Pensão, obtida através do escritório Souto Correia, contratado pelo SERPROS. Com essa decisão favorável, agora o juiz da 33ª Vara terá que julgar o mérito dos Embargos à Execução interpostos pelo SERPROS no processo, que tem a ASPAS como terceira interessada.
Em sua decisão, a Terceira Turma do TRT-RJ reformou a decisão da 33ª Vara do Trabalho ao esclarecer a diferença fundamental entre "bloqueio" e "penhora de bens", conceitos decisivos na decisão original, que desacolheu os embargos do SERPROS alegando intempestividade (ou seja, teriam sido interpostos fora do prazo de 5 dias após a penhora, como determina a CLT). O que o juiz da 33ª Vara considerou, em sua decisão, como data da "penhora", foi na verdade um "mero bloqueio", segundo os desembargadores. Quando houve de fato uma decisão de penhora, o SERPROS interpôs os Embargos dentro do prazo legal, assim entendeu a Terceira Turma.
Veja aqui a íntegra da decisão, assinada pela Relatora, Desembargadora Carina Rodrigues Bicalho.
02/07/18
ASPAS mobilizou participantes que acompanharam a audiência no Tribunal
Com a presença ativa de diretores e conselheiros da ASPAS, além do nosso assessor jurídico, Dr. Antonio Vieira, e de muitos aposentados que atenderam à convocação de nossa Associação e compareceram ao TRT-RJ na última 4ª feira, 20/6, a Terceira Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região julgou favoravelmente o recurso interposto pelo SERPROS no chamado "Caso Porcão". Esta foi uma vitória importante dos participantes do nosso Fundo de Pensão.
O recurso do SERPROS, no processo que tem a ASPAS como terceira interessada, insurgiu-se contra a decisão da 33ª Vara do Trabalho/RJ que impediu o julgamento de mérito dos Embargos à Execução, interpostos pelo nosso Fundo, contra a decisão que direcionou para o SERPROS a responsabilidade pela dívida trabalhista do Grupo Porcão, cobrada através da Reclamação Trabalhista nº 001.0829.98.2014.5.01.0033. Com essa decisão favorável, agora o juiz da 33ª Vara terá que julgar o mérito dos Embargos à Execução.
COMPROVAR INDEPENDÊNCIA DO SERPROS
E LIBERAR BLOQUEIO MILIONÁRIO
O objetivo de fundo desta ação é a comprovação óbvia e cabal de que o SERPROS não é "sócio" do Grupo Porcão, como os falidos donos do grupo fraudulentamente argumentam, e não temos por que arcar com responsabilidades que somente a esses maus empresários cabem.
O SERPROS e a ASPAS querem, portanto, em nome dos participantes, reverter o bloqueio, determinado pelo Juízo da 33ª Vara do Trabalho/RJ, do equivalente a R$ 650 milhões em Letras do Tesouro Nacional pertencentes ao SERPROS, ou seja, patrimônio nosso, dos participantes, destinado a suprir a complementação de nossas aposentadorias. O bloqueio, em nosso prejuízo, beneficia os donos do Grupo Porcão, pois foi feito como garantia para a cobertura das dívidas milionárias destes com seus ex-empregados.
Lutamos para que as falácias do Grupo Porcão no processo caiam por terra, ficando claro que o SERPROS tem natureza previdenciária complementar, não é "sócio" do Porcão e sua responsabilidade é com os participantes, jamais com os ex-empregados do Grupo Porcão. Agora, com esta vitória, seguimos nesta ação rumo ao esperado julgamento dos Embargos à Execução do SERPROS.
O escandaloso "Caso Porcão" teve início com os ex-diretores do SERPROS de fevereiro/2011 a maio/2015, indicados pelo ex-Presidente do Serpro Marcos Mazzoni (2007 a 2016) e já punidos pela Previc por gestão temerária e investigados pela Polícia Federal por gestão fraudulenta. Veja aqui um resumo do Caso Porcão.
Estudos alertam: quem já tem problemas cardíacos corre maior risco de sofrer um infarto durante os jogos do Brasil
Se você é cardíaco, atenção: a Copa do Mundo pode ser um gatilho para que sofra um infarto. É o que diz uma pesquisa feita pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP-USP). Segundo o trabalho, nas últimas quatro edições do torneio antes de 2014, o índice de ataques cardíacos entre pacientes maiores de 35 anos saltou de 4% a 8% em todo o país.
Na hora do jogo, como a frequência cardíaca cresce, ocorre um aumento de fluxo de sangue - que fica mais grosso - e, aí, pode ocorrer o mal-estar que leva o paciente ao pronto-socorro.
Os pesquisadores analisaram os dados dos Sistemas de Informações Hospitalares do Sistema Único de Saúde (SIH/SUS), verificando as hospitalizações e os óbitos ocorridos no período de 1º de maio a 31 de agosto dos anos de 1998, 2002, 2006 e 2010. Eles compararam os índices dos dias sem Copa, dias de Copa sem jogos do Brasil e dias de jogos do Brasil. Apesar de o número de problemas cardiovasculares ter subido durante o campeonato mundial, o de mortes não teve aumento significativo.
ALEMANHA
Um outro estudo, dessa vez realizado na Alemanha e publicado no periódico The New England Journal of Medicine, analisou quantos habitantes da Grande Munique foram ao pronto-socorro por problemas do coração de 1º de maio a 8 de junho e de 10 a 31 de julho de 2006 (ano em que a Copa ocorreu nesse país) e compararam com o período de 1º de maio a 31 de julho de 2003 e de 2005.
Nos dias em que a Alemanha jogou, os pesquisadores notaram que a procura pelo atendimento de emergência foi 2,5 vezes maior. Eles registraram outro dado interessante: conforme a Alemanha ia avançando na competição, a busca pelo hospital crescia ainda mais.
Leia mais aqui.
25/06/18
Procuradora verificou esquemas criminosos que levaram às intervenções no Fundo e à Operação Rizoma
A Procuradora Regional do Trabalho Dra. Teresa Cristina D'Almeida Basteiro emitiu Parecer favorável ao Agravo de Petição do SERPROS, recurso pendente de julgamento no processo do Caso Porcão na Justiça do Trabalho. No Parecer, anexado ao processo, a Procuradora entendeu os imensos e desproporcionais riscos que os participantes do SERPROS correm com o bloqueio de R$ 650 milhões, determinado pela 33ª Vara do Trabalho/RJ, e deu Parecer favorável pela "procedência do pedido formulado na Tutela Cautelar Antecedente, mantendo-se, na íntegra, a liminar concedida na r. decisão de Id. bb70756, que conferiu efeito suspensivo ao Agravo de Petição interposto no feito de nº 0010829-98.2014.5.01.0033". Ou seja, na opinião do Ministério Público do Trabalho a decisão do Juiz da 33ª Vara deve ser anulada.
JULGAMENTO EM BREVE
O recurso interposto pelo SERPROS no TRT-RJ está para ser julgado, provavelmente na semana que vem, e visa anular a decisão do Juízo da 33ª Vara do Trabalho/RJ, que não acolheu os Embargos à Execução e bloqueou o equivalente a R$ 650 milhões em Letras do Tesouro Nacional do nosso Fundo de Pensão. O bloqueio, em nosso prejuízo, beneficia os falidos donos do Grupo Porcão, que deixaram dívidas milionárias com seus ex-empregados, e tentam passar a ideia fraudulenta de que o SERPROS tornou-se "sócio" do grupo ao investir em seus negócios.
O Parecer da Procuradora do Trabalho, Dra. Teresa Cristina Basteiro, foi fundo na questão. O MPT inteirou-se da recente Operação Rizoma e das intervenções ocorridas no SERPROS, verificando que nosso Fundo foi vítima de esquemas criminosos, em prejuízo dos participantes, como também tem sido demonstrado pela defesa de SERPROS e ASPAS, como terceira interessada, no "Caso Porcão".
Não deixe de ler o Parecer emitido pelo MPT: clique aqui.
11/06/18
Sintomas como urina de cor escurecida, boca e pele secas, cãibras, tonturas e até vontade de comer doces podem ser sinais de desidratação
Desde cedo, aprendemos que beber água é essencial para a nossa saúde. Que 60% de nosso corpo é formado por água, a molécula essencial de toda forma de vida.
Isso quer dizer que a água é o componente fundamental de todas as células do nosso organismo. Responsável pelo fornecimento de oxigênio, sais minerais e pela nutrição celular, é ela que regula a temperatura corporal, o funcionamento dos órgãos e a lubrificação das mucosas.
Nosso organismo é capaz de suportar por semanas a ausência de outros alimentos, mas não pode permanecer sem água por mais do que alguns dias. Como não temos a capacidade de "armazená-la", somos todos dependentes de um processo constante de reposição da água, várias vezes ao dia, durante toda nossa vida.
QUANDO SENTIMOS SEDE, JÁ É TARDE
Mesmo assim, muitas vezes, acabamos nos descuidando da hidratação, deixando de ingerir água com a frequência e na quantidade necessárias. Como a sede é um sentido vital, o mais comum é que bebamos água apenas quando o corpo dispara esse alerta natural. Mas, se estamos sentindo sede, o nosso organismo já está, em certo nível, desidratado. O ideal é incorporar como um hábito a ingestão de água em intervalos regulares. E lembre-se: ingerir outros líquidos, evitando as bebidas industrializadas ou processadas, também auxilia na hidratação. Mas é imprescindível beber, sempre, bastante água.
TERCEIRA IDADE FACILITA DESIDRATAÇÃO
Esse cuidado torna-se especialmente importante quando entramos na terceira idade. Nessa fase, o índice de água no organismo cai drasticamente e essa capacidade do corpo nos "avisar" fica diminuída. A desidratação ocorre mais facilmente e de modo mais rápido.
Como a ausência de hidratação provoca reflexos imediatos, causando de confusão mental a aumento de toxinas no organismo, a atenção deve ser redobrada. Sintomas como urina de cor escurecida, boca e pele secas, cãibras e tonturas podem ser sinais de desidratação. Outros, menos comuns, como a vontade exacerbada de comer doces, também podem ser relacionados à falta de água.
Veja aqui oito sintomas causados pela desidratação, para que você possa redobrar a atenção e manter-se sempre bem hidratado. Afinal, água é vida!
11/06/18
Os pedidos e agendamentos poderão ser feitos pelos segurados por meio do "Meu INSS"
A partir desta segunda-feira, 21 de maio, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) deixará de agendar atendimento presencial para pedidos de aposentadoria por idade e salário-maternidade. Os dois benefícios só poderão ser solicitados por telefone ou internet.
A análise para concessão da aposentadoria por idade e do salário-maternidade já é feita automaticamente, com base nos dados disponíveis nos sistemas do INSS e do governo, desde setembro de 2017. Mas até então também era possível fazer o pedido pelo modelo de agendamento, que agora ficará indisponível.
Os benefícios poderão ser solicitados no site do instituto ou pelo telefone 135. O segurado receberá um número de protocolo e só será chamado a uma agência do INSS em casos excepcionais, como na falta de documentos.
De acordo com o INSS, a mudança deve reduzir o tempo de análise dos pedidos. Segundo o órgão, outros benefícios também passarão a ser solicitados dessa forma "em breve".
SERVIÇOS AGENDADOS
A partir do dia 24/5, serviços antes atendidos por ordem de chegada nas agências deverão ser agendados pela internet ou pelo telefone 135.
São eles:
Em todo o país, postos já estão imunizando contra a gripe e idosos são prioridade
A cada ano surgem novas mutações de vírus e bactérias que colocam a saúde de todos nós em risco. Para combatê-los, as vacinas têm se tornado uma ferramenta fundamental, especialmente para quem é idoso, já que nessa fase da vida a saúde requer uma atenção especial. Justamente por isso são organizadas anualmente campanhas de vacinação gratuita, que colocam os idosos como grupo prioritário e destacam a importância da profilaxia para esse grupo etário.
Dentre outras vacinas recomendadas pelos médicos aos que têm mais de 60 anos, como a tríplice viral e a antitetânica, o destaque fica por conta da vacina contra a gripe, que deve ser administrada anualmente. Este ano, os postos foram abertos há uma semana, no dia 23 de abril, e continuarão a imunização até o final do mês de maio. A vacina, que é distribuída gratuitamente pela rede pública, oferece a proteção contra três tipos de vírus da gripe: o Influenza A, nas variações H1N1 e H3N2, e o Influenza B. Vale lembrar que sua composição é alterada todos os anos, de acordo com os vírus da gripe que estejam em circulação. Por isso, mesmo quem se vacinou no ano passado deve comparecer aos postos de saúde.
MITO
Um dos mitos que já caiu por terra é a de que a vacina faria o paciente ficar gripado. Os especialistas já explicaram á exaustão que isso não é possível, pois a fração do vírus contida na vacina não é capaz de causar a doença. Além disso, as pessoas já estão aprendendo a diferenciar a gripe de um simples resfriado. A gripe é um quadro virótico grave, que pode matar, a apresenta sintomas como febre e dores no corpo. Já o resfriado apresenta coriza, espirros, entupimento das vias nasais e sintomas passageiros.
É importante registrar que a falta de imunização não só facilita a contaminação pelos vírus, mas deixa o organismo exposto a diversas complicações por eles causadas, especialmente as que se referem ao trato respiratório - quadros graves de pneumonia, por exemplo, podem surgir como evolução de uma "simples" gripe. Assim sendo, todo cuidado é pouco. Além da vacinação, é sempre importante manter atenção à higiene, redobrando o cuidado com a assepsia das mãos e com o compartilhamento de objetos de uso pessoal, como copos e talheres. Essa é a melhor forma de dificultar qualquer tipo de contato do vírus com seu corpo.
Alguma dúvida sobre a vacinação? Você pode conferir, neste link , algumas das perguntas mais frequentes sobre o tema, devidamente respondidas por profissionais da área da saúde. Confira!
30/04/18
Promulgada pela Alerj, Lei 7.916/18 foi publicada no Diário Oficial de 19 de março último
Desde a última segunda-feira, dia 19 de março, já é considerado idoso no Estado do Rio todo cidadão que tiver idade igual ou superior a 60 anos, conforme determina o Estatuto do Idoso (Lei Federal 10.741/03). A mudança foi definida pela Lei 7.916/18, promulgada pelo presidente em exercício da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), deputado André Ceciliano (PT), e publicada no Diário Oficial da última segunda-feira.
O projeto, de autoria do deputado Luiz Martins (PDT), havia sido vetado pelo governador Luiz Fernando Pezão, mas a decisão foi revertida na Assembleia Legislativa, quando 44 parlamentares votaram pela derrubada do veto. As leis estaduais em vigor voltadas para esse público, como a que define gratuidade em transportes intermunicipais por micro-ônibus, foram modificadas, alterando a idade mínima de 65 para 60 anos. No total, são 25 leis que garantem gratuidade para espetáculos em espaços públicos, meia entrada em outros espetáculos, prazo de 30 dias para despacho em processos administrativos e prioridade de atendimento em agências bancárias, entre outros.
"O Estatuto do Idoso já deveria ser cumprido no estado porque o teatro, o cinema e a fila do banco já cumprem. Isso é uma adequação à legislação federal", defendeu Martins.
(Com informações do jornal O DIA)
26/03/18
Por meio de um vídeo no "Canal Direto com a Diretoria", publicado no site do SERPROS, a diretora de Seguridade do nosso Fundo, Tatiana Cardoso (foto), procura responder a dúvidas dos participantes sobre os planos PS-I e PS-II.
No vídeo, ela esclarece o que é déficit e superávit, apresenta a situação dos planos PS-I e PS-II e explica a diferença entre os rendimentos de cada plano.
Para assistir, clique na imagem.
12/03/18
Segurados vão receber valor de acordo com o número final do documento. Aumento acontece por causa da mudança do valor do salário mínimo
Os aposentados e pensionistas no INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) começaram a receber o reajuste do benefício desde a última quinta-feira (25/01/18).
Nesta primeira etapa de pagamento, os segurados que recebem apenas um salário mínimo serão contemplados com o reajuste. O valor mensal vai passar de R$ 937 (salário mínimo de 2017) para R$ 954 (salário mínimo de 2018).
A decisão foi publicada no Diário Oficial da União no dia 17 de janeiro de 2018. Os beneficiários que recebem mais de um salário mínimo vão receber o valor reajustado de acordo com o número final do benefício.
O teto da previdência atual é de R$ 5.645,80. Os segurados podem consultar o valor que vão receber com o reajuste pelo site oficial do INSS.
Veja na imagem ao lado o calendário de pagamentos para os beneficiários do INSS
Veja abaixo o valor do reajuste de acordo com início do benefício:
Até janeiro de 2017: 2,07%
Em fevereiro de 2017: 1,64%
Em março de 2017: 1,40%
Em abril de 2017: 1,07%
Em maio de 2017: 0,99%
Em junho de 2017: 0,63%
Em julho de 2017: 0,93%
Em agosto de 2017: 0,76%
Em setembro de 2017: 0,79%
Em outubro de 2017: 0,81%
Em novembro de 2017: 0,44%
Em dezembro de 2017: 0,26%
CONTRIBUIÇÃO PARA O INSS
A portaria também reajustou as faixas de contribuição dos trabalhadores para o INSS. A contribuição de 8% passa a valer para quem recebe até R$ 1.693,72.
Os trabalhadores que recebem entre R$ 1.693,73 e R$ 2.822,90 vão contribuir com 9%, enquanto os que ganham salários que variam de R$ 2.822,91 até R$ 5.645,80 (teto do benefício) vão ter 11% descontados.
Essas novas faixas de contribuição começam a valer a partir de fevereiro de 2018.
29/01/18
O Serviço de Atendimento ao Participante (SAP) do SERPROS tem recebido relatos de participantes sobre ligações de pessoas que se identificam como sendo do SERPROS para oferecer empréstimos e cobrança de parcelas em atraso. Todas as ligações são de celulares, com o DDD 55.
Em nota no site, o Fundo esclarece que "a entidade não faz contato com participantes ou assistidos para oferecer estes serviços. Também não fazemos contato por meio de celulares, somente pelos canais oficiais".
Caso receba ligações, mensagens (SMS/Whatsapp) ou e-mails com ofertas de empréstimos, desconfie. Ligue para o SAP do SERPROS e registre o ocorrido.
Os contatos oficiais para atendimento são:
Telefone: 0800 721 10 10
E-mail: sap@serpros.com.br
Presencial: Rua Fernandes Guimarães, 35 - Botafogo, RJ
Para esclarecimentos sobre o empréstimo, entre em contato com o Serviço de Atendimento ao Participante (SAP) do SERPROS. No site também há informações sobre condições, regulamento e passo a passo para solicitar uma concessão.
Veja aqui o alerta do SERPROS.
29/01/18
Doadores de sangue, gestantes e idosos estão entre os grupos com contraindicação para a vacina por causa de riscos de reações adversas graves
O Brasil vive o maior surto de febre amarela silvestre das últimas décadas, segundo o Ministério da Saúde. Por isso, o governo federal iniciou uma campanha emergencial de vacinação com o objetivo de imunizar cerca de 20,6 milhões de pessoas, entre janeiro e março, nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia, novas áreas de concentração da doença.
No entanto, diferentes grupos - como gestantes, idosos, pessoas em quimioterapia e em determinados tratamentos de saúde - não podem receber a vacina por causa dos riscos de reações graves.
Para esses indivíduos, a orientação é evitar picadas de mosquitos por meio do uso de camisas de mangas longas e calças compridas, mosquiteiros e repelentes - grávidas e mães de recém-nascidos, contudo, devem buscar orientação sobre possíveis reações alérgicas a essas substâncias. Se possível, é recomendado ainda buscar telas antimosquitos para os cômodos da casa.
A febre amarela causa sintomas como dor de cabeça, febre baixa, fraqueza e vômitos, dores musculares e nas articulações. Em sua fase mais grave, pode causar inflamação no fígado e nos rins, sangramentos na pele e levar à morte.
Transmitida pelos mosquitos dos gêneros Haemagogus e Sabethes, a forma silvestre da doença é a variedade que ainda provoca surtos no Brasil. O país não registra casos de febre amarela urbana, transmitida pelo Aedes aegypti, desde 1942.
Leia mais aqui.
22/01/18