Em 2010, será possível transplantar intestinos no Brasil

Depois de anunciar um investimento recorde em transplantes de órgãos no país, o Ministério da Saúde revelou que no início do próximo ano serão realizadas as primeiras cirurgias de transplante de intestino no Brasil, em fase experimental. O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo deve abrigar o projeto-piloto.

Atualmente, cirurgias desse porte não são realizadas aqui nem mesmo na rede particular, tanto pelo ao alto custo quanto pela complexidade. De acordo com o Ministério da Saúde, o transplante de intestino será financiado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) ao custo aproximado de R$ 150 mil, três vezes o valor do procedimento para fígado. Nos EUA, onde a cirurgia é feita desde 2000, cada transplante custa cerca de R$ 200 mil.

Segundo a literatura médica, a necessidade do transplante intestinal é rara, de um a três pacientes por milhão de habitantes a cada ano, sendo a maioria crianças. Mas sem o transplante a alternativa é a nutrição parenteral, ou seja, alimentação por meio de soluções de nutrientes injetados pelas veias, o que tira o paciente do convívio social.

Rejeição reduzida
Nos últimos anos, tanto as técnicas de cirurgia quanto os medicamentos contra a rejeição do novo intestino evoluíram e hoje a estimativa de taxa de sobrevida dos pacientes após um ano de cirurgia é de 75%, resultados equivalentes aos de transplante de pulmão.

As principais causas da perda da função do intestino, responsável pela absorção, transporte e digestão de nutrientes, são malformações congênitas, problemas circulatórios, câncer, traumas e torções.