Idosos só receberão vacina contra gripe suína se tiverem doença crônica

Começa em março a campanha contra gripe suína, que deve imunizar um terço da população brasileira. Maiores de 60 anos estão fora da lista do governo, exceto se tiverem doenças crônicas, como obesidade mórbida, diabete, doenças hepáticas, renais e hematológicas. As clínicas particulares também oferecerão a vacina.

A campanha terá quatro etapas para atender diferentes grupos prioritários: primeiramente os profissionais de saúde e a população indígena; em seguida pessoas com doenças crônicas, crianças maiores de 6 meses e menores de 2 anos e gestantes. Depois é a vez dos adultos com idade entre 20 e 29 anos. Na última fase serão vacinados os idosos com doenças crônicas. Neste caso, além da dose contra o vírus H1N1, eles serão imunizados no mesmo dia contra a gripe sazonal, como parte da campanha anual contra a gripe comum. Em um braço receberão a vacina contra a gripe sazonal e no outro, contra a gripe comum.

Quem procurar clínicas particulares poderá encontrar as duas vacinas em uma única dose, que será vendida por alguns laboratórios.