Boletim Eletrônico ASPAS de 10 de março de 2011

10 de março de 2011

Equacionamento do déficit do PS 1
  Comunicado aos participantes e assistidos do Serpros divulgado hoje, 10 de março, pelo Conselheiro eleito do CDE, Mauro Simião, informa que o Conselho Deliberativo do Serpros resolveu, em dezembro de 2010, aprovar o equacionamento do déficit do PS I com o saldamento, porém sem qualquer participação da patrocinadora Serpro a título de "Serviço Passado". Com esta decisão, fica inviabilizado o cancelamento do aumento de 35% nas contribuições dos participantes.

O Conselheiro explicou que a divulgação tardia é motivada pelo fato da ata da reunião, onde estão oficializados os registros das deliberações, somente ter sido finalizada e assinada no último dia 03 de março.

Mauro Simião ressalta também que ainda há esperança de que a contra-proposta apresentada na ocasião por ele e pelo Conselheiro Deliberativo eleito Thadeu Portella - ambos votaram contra a proposta - mantendo o saldamento com o aporte da patrocinadora a título de "Serviço Passado", seja considerada. Isto porque, até a presente data, a decisão do CDE ainda não foi implementada. O outro Conselheiro Deliberativo eleito, Waldemiro Schneider, foi impedido de comparecer à reunião por motivo de saúde e sua suplente, Nelcira Mendes Moraes, se absteve da votação. Os Conselheiros indicados pela patrocinadora votaram favoravelmente à proposta aprovada, sem o aporte.
10/03/2011
Clique aqui para ler a íntegra do comunicado

8 de março: uma data que marca muitas conquistas para as mulheres


  Dois movimentos grevistas reivindicando melhorias nas condições de trabalho femininas marcaram o Dia Internacional da Mulher: o primeiro ocorreu em 1857, quando tecelãs americanas, em greve, foram trancadas na fábrica por seus patrões e acabaram morrendo queimadas; o segundo foi o estopim da Revolução Russa, que começou com uma paralisação de mulheres operárias, em 1917.

A Diretoria da ASPAS rende suas homenagens a essas bravas mulheres e a todas as aposentadas e pensionistas que vem cada vez conquistando mais espaço, na educação, no mercado de trabalho, na política, enfim, em todos os setores da vida. Parabéns mulher!
10/03/2011
Confira alguns dos principais avanços e conquistas das Mulheres no Brasil

Remédios gratuitos para hipertensão e diabetes em 15 mil farmácias
  O Programa Farmácia Popular, que iniciou no dia 14 de fevereiro a distribuição gratuita de medicamentos contra pressão alta e diabetes, conta com a participação de cerca de 15 mil farmácias para atender à população em mais de 2,5 mil municípios brasileiros, segundo dados do governo. Além da rede própria de Farmácias Populares, participam também milhares de outras farmácias e drogarias identificadas com o selo do Programa.

Para ter acesso aos remédios, é preciso apresentar CPF, documento com foto e receita médica, tanto de médico do SUS quanto particular. A validade da receita é de 120 dias.
10/03/2011
Confira alguns dos principais avanços e conquistas das Mulheres no Brasil
 

Cartões de crédito sob novas regras
  Já está valendo, desde o dia 1º de março, circular publicada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) que altera regras para as operadoras de cartões de crédito, administradoras, bancos e lojas.

As mudanças serão feitas em duas etapas: na primeira, haverá uma redução do número de tarifas, das atuais 40 para um máximo de cinco, e a padronização dos tipos de cartões oferecidos. Ficam vigentes os modelo básico, para pagamentos à vista ou parcelado, e o diferenciado, que oferece benefícios como bônus e milhagens. Os custos deverão ser incorporados à anuidade, não podendo ser cobrados como tarifas. Na segunda etapa, vigente a partir de 1º de junho, o pagamento mínimo da fatura não poderá ser menor que 15%, de forma a reduzir o endividamento dos consumidores, e o extrato deverá ser detalhado.
10/03/2011

As notícias dos boletins anteriores podem ser acessadas pelo site www.aspas.org.br
Este boletim foi enviado pela assessoria de comunicação da ASPAS.
Se você não deseja receber mais o Boletim, envie uma mensagem para cancelar@aspas.org.br
Acesse www.aspas.org.br 
INFORMAÇÕES ÚTEIS
Todos os Associados da ASPAS participam de descontos especiais nos
seguros de Automóvel, Residência, Condomínio e muitos outros.
Consulte www.riodouroseguros.com.br/pecaseucalculo
Trabalhamos com as melhores Seguradoras, inclusive Brasilveículos