Boletim Eletrônico ASPAS de 13 de junho de 2011

 
13 de junho de 2011

Comissão Técnica da ASPAS vai analisar esclarecimentos da Resenha Especial do Serpros sobre saldamento do PS I
Com o objetivo de definir propostas de atuação para consideração da Diretoria e do Conselho Deliberativo da ASPAS, em relação à situação atual do processo de equacionamento do déficit do PS I, a Comissão Técnica realizará reunião no próximo dia 21 de junho, com a presença dos consultores jurídico e atuarial da entidade, respectivamente Dr. Antonio Vieira e Sérgio Tinoco, quando será analisado o documento divulgado pela Diretoria Executiva do Serpros na Resenha Especial 1107, de 6 de junho passado.

Embora bastante esclarecedor, o documento do Serpros não abordou as principais reivindicações da ASPAS e Fenadados, acordadas nas negociações ocorridas em 2009 com o Serpro e Serpros e fundamentais para que fosse possível o apoio das duas entidades ao saldamento do PS I, como forma de equacionamento do plano.

Estas reivindicações, que apresentamos abaixo, não estão atendidas na proposta de equacionamento do déficit do PS I aprovada pelo Conselho Deliberativo do Serpros e pelo Conselho Diretor do Serpro:

1 - Realização de aporte adicional de recursos pelo Serpro no PS I (que seria feito com base na revisão do serviço passado) para que fosse possível o cancelamento do aumento de 35% na contribuição dos aposentados (e futuros aposentados), implementado em outubro de 2008.

2 - De modo a proteger o PS II de futuros déficits, realização de transferência de recursos do Fundo Administrativo do Serpros (hoje em uma posição bastante confortável) para cobrir eventuais reduções nos fundos garantidores do PS II, provocadas pela criação e melhoria de benefícios de risco do plano e/ou pela entrada de uma grande massa de participantes ativos do PS I. Se realizada a transferência, haveria transferência de igual valor também para o PS I, pois o Fundo Administrativo pertence a todos os participantes.
13/06/2011
Clique aqui para ver o Informe 29 da ASPAS, de dezembro de 2009, com todos os detalhes das negociações entre ASPAS, FENADADOS, SERPRO e SERPROS

ASPAS forma comissão de saúde para propor melhorias ao plano do Serpro
Em cumprimento ao Plano de Trabalho ASPAS 2011, a recém formada comissão de saúde, composta por Paulo Coimbra e Ana Maria Castro - membros da Diretoria Executiva, e de Sônia Celli e Nelcira Moraes - titulares do Conselho Deliberativo da ASPAS, se reunirá no dia 14 de junho. O objetivo é caracterizar o cenário atual do plano de saúde do Serpro, em processo de construção de rede própria em substituição à rede da Cassi, avaliando as condições existentes e as necessárias para o acesso e a melhoria dos serviços disponíveis, interação entre gestores e entidades envolvidas no processo para apresentação de propostas de melhor atendimento à Diretoria Executiva da ASPAS, que então as encaminhará ao Serpros
13/06/2011

Conselho Fiscal do Serpros tem novos conselheiros e novo Presidente
A Resenha 1108 do Serpros divulgou a realização de reunião ordinária do Conselho Fiscal (COF), ocorrida na semana passada, nos dias 08, 09 e 10/06, quando foram investidos nos cargos, para um mandato até maio de 2015, os novos conselheiros Antonio Nelson Mori, associado da ASPAS e eleito pelos participantes, e Antonio Carlos Melo da Silva, indicado pelo Serpro.

Tomou posse também como Presidente do Conselho, o Conselheiro eleito Paulo Fernando Kapp, que exercerá o cargo até maio de 2013. Kapp também é Conselheiro Deliberativo da ASPAS, onde exerce o cargo de Secretário.

Parabéns e sucesso aos novos conselheiros e ao novo Presidente.
13/06/2011

Participantes saberão previamente sobre mudanças sugeridas nos estatutos de seus planos previdenciários
Uma alteração na resolução CNPC nº 5, sugerida pela Anapar, permite que as propostas de alterações estatutárias sejam informadas aos participantes pelos patrocinadores com antecedência mínima de 30 dias de seu envio à Previc. Com isso, estes poderão manifestar-se, favoravelmente ou não, e tentar sensibilizar os conselheiros deliberativos a respeito. A mudança se restringe às entidades de previdência sujeitas à Lei Complementar 109, como é o caso do Serpros.Para a ASPAS a mudança é positiva e representa mais um passo na busca da transparência de informações entre participantes, ativos e assistidos, e patrocinadora.

13/06/2011
Leia a íntegra do Boletim da Anapar 378

Adeus Pacheco
Apresentamos os nossos pêsames à sua esposa Aparecida, filhas e demais familiares e amigos, que cercaram de cuidado e carinho o nosso Pacheco neste longo e sofrido período.

13/06/2011

As notícias dos boletins anteriores podem ser acessadas pelo site www.aspas.org.br
Este boletim foi enviado pela assessoria de comunicação da ASPAS.
Se você não deseja receber mais o Boletim, envie uma mensagem para cancelar@aspas.org.br
Acesse www.aspas.org.br 

INFORMAÇÕES ÚTEIS
O Associado ASPAS tem a sua disposição um Plano Funeral da Sul
América Seguros de excepcional qualidade por um preço baixo.
Funeral Familiar R$5,96 - Funeral Individual R$4,56.
Consulte www.riodouroseguros.com.br/promocao_ases.html