Boletim Eletrônico Aspas de 15 de Dezembro de 2014

15 de Dezembro de 2014

Taxa de juros atuarial: CNPC revoga decisão anterior e reduz possibilidade de déficit imediato em planos de previdência complementar
Lembra da decisão do Conselho Nacional de Previdência Complementar (CNPC) de reduzir automaticamente a taxa máxima de juros atuarial dos planos de previdência complementar (que era no máximo de 6% ao ano) em 0,25% ao ano, até atingir 4,5%, em 2018, para os planos deficitários, como o PS I, e, já em 2015, para os planos superavitários, como o PS II? Pois é, no dia 19 de novembro essa decisão foi revogada e, em 2015, não será mais obrigatório reduzir a taxa máxima de juros do PS I, de 5,75% para 5,5%, e do PS II, de 4,75% para 4,5%. O objetivo principal da medida é não provocar déficit imediato em alguns planos, o que poderia onerar os participantes e patrocinadores. As novas taxas de juros atuarial serão calculadas anualmente, com nova metodologia, de acordo com as características de cada plano, sem, obrigatoriamente, ser inferiores às atualmente praticadas.

Se a decisão anterior continuasse valendo, em 2018, quando a taxa máxima de juros atingisse 4,5% ao ano, o PS I voltaria a apresentar déficit, e com valores bem altos. Além disso, os participantes ativos do PS II, com a taxa de 4,5%, a partir de 2015, teriam que trabalhar, em média, mais 30% para recuperar a renda de aposentadoria prevista quando atingissem a idade de aposentadoria. O que, agora, com a nova resolução, não acontecerá mais. Vamos aguardar a divulgação pelo Serpros das novas taxas de cada um dos planos que vão valer em 2015.

Clique para ler a íntegra da matéria publicada no boletim da Anapar nr. 514

15/12/2014

 

Uso regular da internet cresce entre os idosos
De acordo com a pesquisa foi realizada pela Telehelp em setembro de 2014, com a participação de 568 pessoas com 60 anos ou mais, em 37 cidades brasileiras, na faixa dos 60 anos, 66% dos idosos usam a internet e 45% fazem compras online regularmente. O Facebook é a rede favorita (95%), seguida pelo Linkedin (23%) e pelo Instagram (19%).

Clique para ler a íntegra da matéria

15/12/2014

 

Associado lança livro sobre yoga
Dando prosseguimento à intenção de dar maior visibilidade aos nossos associados empreendedores, hoje estamos apresentando José Luiz Thadeu Martins, associado residente em Brasília que aproveitou o tempo livre que a aposentadoria proporciona e escreveu seu primeiro livro: "Conversas com um yogue urbano", à venda pela internet. Praticante de yoga desde 1968, e mestre desde 1984, Thadeu nos brindou com uma entrevista onde fala de suas atividades no Serpro, da prática e benefícios do yoga.

Para adquirir o livro clique aqui

Clique para ler a entrevista

15/12/2014

 

Você se identifica com os símbolos usados para representar a terceira idade?
A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), órgão responsável pelas sinalizações no Brasil, retrata o idoso como uma pessoa curvada e usando bengala e várias campanhas que visam atingir a terceira idade usam, por exemplo, a imagem de uma senhora com cabelo grisalho, avental de cozinha e óculos redondos. Estas imagens condizem com quem está acima dos 60 anos hoje em dia? O que você pensa sobre o assunto?
Envie um e-mail para imprensa@aspas e compartilhe sua opinião respondendo: "Você se sente representado pelos símbolos visuais atribuídos aos idosos?" Deixe sua opinião, se Sim ou Não, e acrescente os motivos, se desejar.

Clique para ver alguns símbolos novos propostos por uma agência de propaganda
15/12/2014

 

Parabenize os aniversariantes da semana
15 AGENOR JOAQUIM GOMES FILHO RJ
16 MITICO SATO MG
16 IVANUSA CARMEN JATOBA DE OLIVEIRA PE
16 MARLENE BRITO DE OLIVEIRA RJ
17 JULIVAL AUGUSTO DAS NEVES RJ
18 GLADIS PETRONILDA WIZOREK RS
18 MARILENE GARCIA DE FIGUEIREDO RJ
18 SIMPLICIO CARLOS BARBOZA PR
19 MARTINHO DA CONCEICAO FERNANDES RJ
20 SONIA XAVIER RJ
21 EDEN VIEIRA COUTO RJ
21 MANOEL ANTONIO DA SILVA BISAGGIO RJ
21 FERNANDO DE ABREU PORTO RJ

15/12/2014

As notícias dos boletins anteriores podem ser acessadas pelo site www.aspas.org.br
Este boletim foi enviado pela assessoria de comunicação da ASPAS.
Se você não deseja receber mais o Boletim, envie uma mensagem para cancelar@aspas.org.br
INFORMAÇÕES ÚTEIS
Associado ASPAS, você que conhece bem o que é ter uma Previdência
Privada para complementar a sua aposentadoria do INSS, não deixe
de motivar seus filhos e netos para garantir um futuro melhor.
Consulte www.riodouroseguros.com.br/promocao_ases.html
Trabalhamos com boas Companhias, inclusive a BRASILPREV.