Associado aposentado curte o mundo em sua moto

O aniversariante de janeiro ora entrevistado, Guaraci Bastos Rocha, resgatou, após 20 anos, o hábito de motociclista e tem empreendido viagens pelo mundo afora em sua possante. Ele entrou no Serpro em 1968, aposentou-se em 2005 e foi analista de informática na sede do Rio de Janeiro e na 7ª Regional. Viaje com ele nessa gostosa entrevista.

Que opções você vislumbra para terceira idade atualmente, nas diversas áreas?
Creio que devemos aproveitar todos os momentos da vida, quando estamos em qualquer idade (primeira, segunda, enésima idade). Vislumbro(amos) no presente o que plantei(amos) durante a vida. Tive o privilégio de trabalhar em uma empresa fantástica, que é o Serpro, onde fiz carreira, aproveitando as oportunidades oferecidas. Alguns poderiam dizer que eu tive sorte, já eu acho que SORTE é quando o PREPARO encontra a OPORTUNIDADE.

Na minha ociosidade me dedico a leitura (velho hábito), ver filmes (também sou cinéfilo) e a viagens (nacionais e internacionais). Em 2010, depois de mais de 20 anos sem ter moto, adquiri uma BMW GS 650 e, desde então, tenho viajado: para o Chile (San Pedro de Atacama), em 2010; Argentina (Ushuaia) em 2012; em 2013 adquiri uma BMW GS 800 Adventure e prossegui para o Peru (Macchu Pichu), em 2014, além de outras viagens aqui mesmo pelo Brasil. No momento estou programando uma viagem de motocicleta, em junho/2015, saindo da Itália e passando por: Suíça, Áustria, Hungria, Croácia e Albânia.

O que você gostaria que fosse considerado/tratado/incluído como política pública para a terceira idade?
Desejo, não só para a terceira idade mas para todas, serviços médico/transporte/lazer e segurança melhores dos que os que nos têm oferecido o governo. Acesso à assistência médica, bem como a medicamentos mais em conta. Que não tenhamos, durante toda vida, de pagar "por fora" por serviços que são obrigações governamentais, já incluídos nos nossos impostos (que não são poucos).

Gostaria de dar alguma sugestão para se levar a vida com mais qualidade?
Desviar os olhos do passado, afinal já se foi, e olhar o presente e o futuro vislumbrando novos caminhos (atividades) e objetivos.

Está satisfeito com o fundo de pensão?
Por enquanto estou satisfeitíssimo com meu fundo de pensão, no que trata do retorno mensal dos investimentos feitos ao longo dos anos.

E com a atuação da Aspas? O que sugere para melhorar nossa atuação e a abrangência do atendimento?
Satisfeito, pois entendo que temos gente séria e desinteressada olhando para a sobrevivência do nosso fundo de pensão e lazer dos seus associados.