Boletim Eletrônico Aspas de 09 de Março de 2015

09 de Março de 2015

Alzheimer: não adoeça junto com o paciente
Continuando a abordagem sobre Alzheimer, em seguimento à matéria publicada no boletim de 2 de março (link abaixo), é também fundamental focar nos familiares e cuidadores responsáveis pelo atendimento ao doente.
De acordo com a psicóloga Tânia Scripilliti, que trabalha na APAZ - Associação dos Parentes e Amigos de Doentes de Alzheimer e outras demências -, é importantíssimo que os cuidadores e os familiares não sejam "engolidos" pelo problema com o parente doente. Precisam manter o máximo possível suas vidas, não podem ser 100% absorvidos e, com isso, "adoecerem" junto com o paciente. Uma boa reunião dos parentes para combinar a divisão das tarefas e dos custos é essencial. Esse ponto é tão importante, que a APAZ mantém um trabalho psicológico voltado para apoiar grupos de parentes com pacientes em casa.
ALGUMAS DICAS SOBRE O QUE FAZER
• O amparo familiar deixa o paciente bem. Procure fazer atividades, ouvir música (sempre as conhecidas e de preferência do paciente).
• Através da música, o paciente traz à tona recordações (de ritmo e letra), o que é muito bom. A música mantém a comunicação do paciente com o mundo, ativa a memória e, sobretudo, acalma. A memória musical é a última a ser perdida.
• Não adianta muito ficar uma acompanhante com a TV ligada o tempo todo. A partir de certa fase da doença, o paciente não entende o que está passando na TV. Então, na prática, sente-se isolado e inativo.
• Com a evolução da doença, torna-se mais difícil entender o que o paciente quer dizer. Não corrija, não interrompa, não critique. Não tente ensinar. Sorria. Concorde com ele.
• Nunca infantilize o paciente. Nada de dizer coisas como "sua comidinha", "seu leitinho". O paciente tem uma história de vida. Respeite. É um cidadão. Não trate como criança, nem como um inútil.
• Lembre-se que a vítima da doença é ele, o paciente.
• Nunca tente convencer o paciente sobre religião, qualquer uma. O apoio espiritual pode fazer bem à família, se assim ela considera. Para o paciente é inútil e só fará mal.
• Manter a rotina de consultas médicas. Com a evolução da doença, os remédios precisam ser trocados, ou suas doses. Informe ao médico as alterações comportamentais havidas. Faça isso de forma organizada. Numa folha, anote todos os episódios, dia e hora.
• Mantenha as práticas de higiene do paciente, como escovar os dentes, tomar banho, etc. A ducha do chuveiro pode ser incômoda ao paciente quando bate em seu rosto. Banhos indiretos podem ser mais suaves e menos estressantes para o paciente. Observe para não constranger o paciente, que pode se desagradar de ficar nu diante do cuidador, seja da família ou não. Música durante o banho pode ser uma excelente ideia.
• A família cuidadora precisa estar bem. Só assim o paciente também ficará. Quanto mais unida, melhor.
• Existe na Doença de Alzheimer a possibilidade de acontecer a chamada "reação catastrófica" do paciente. É um momento em que ele fica agitado, agressivo, muitas vezes contra o próprio cuidador. A causa disso pode ser o fato dele estar hiperestimulado (atividade demais) ou entediado (falta de atividade). Pode ser também por sentir sede, fome ou alguma dor. Nessa hora, muita calma, música e tentar suprir a necessidade que o paciente tem, mas não sabe expressar.

Clique para ler a 1ª parte da matéria, publicada em 02/03/15

09/03/2015

 

Você já tem sua documentação para o Imposto de Renda?
Desde 2 de março o fisco está recebendo as declarações de Imposto de Renda ano-base 2014. Você já organizou seus recibos, extratos bancários e informe de rendimentos? Para obter este último documento, caso ainda não o tenha em mãos, proceda da seguinte forma:
No SERPROS, o associado assistido deverá entrar na área restrita, ir em Benefícios e clicar em Informe de Rendimentos. Já no INSS , o associado assistido deverá entrar no site da Privedência - www.inss.gov.br , e no lado esquerdo da página, no título Serviços Ao Cidadão, clicar em Demostrativo do Imposto de renda e informar os dados solicitados. O prazo final para a entrega da declaração é o dia 30 de abril.

09/03/2015

 

Associada aposentada declara: "Existe muita vida depois do Serpro"
A mensagem da associada e empresária Conceição Almeida vem carregada de energia e otimismo. Ela, que tencionava se aposentar no ano 2000, mas só concretizou sua saída do Serpro em 2011, nunca parou suas atividades. Ainda no Serpro, cursou fonoaudiologia e quando saiu foi para começar uma nova profissão.

Confira a entrevista

09/03/2015

 

Parabenize os aniversariantes da semana
09 ANTONIO CARLOS MARCHESAN RJ
09 LUCIA HELENA GOMES RJ
10 ROBERTO CRUZ DE ALVARENGA PRAZERES RJ
11 ALFRED LEOPOLD RUDOLF EDER RJ
12 WALTER BRUNO RODRIGUES RJ
13 SONIA REGINA DA SILVA VASQUES RJ
13 ALDA MARIA GODOY RS
13 CARLOS CUSTODIO DE ABREU ES
15 MARIA APARECIDA MARCAL RJ
15 JUDSON FARIAS MARQUES RJ
15 MARLENE DE SOUZA MAJELLA RJ
15 SHELMA PENSABEM RJ
15 PAULO CESAR BHERING CAMARAO DF


09/03/2015

 
As notícias dos boletins anteriores podem ser acessadas pelo site www.aspas.org.br
Este boletim foi enviado pela assessoria de comunicação da ASPAS.
Se você não deseja receber mais o Boletim, envie uma mensagem para cancelar@aspas.org.br
INFORMAÇÕES ÚTEIS
Associado ASPAS, você que conhece bem o que é ter uma Previdência
Privada para complementar a sua aposentadoria do INSS, não deixe
de motivar seus filhos e netos para garantir um futuro melhor.
Consulte www.riodouroseguros.com.br/promocao_ases.html
Trabalhamos com boas Companhias, inclusive a BRASILPREV.