Boletim Eletrônico Aspas - 10 de Agosto de 2015

10 de Agosto de 2015
 

Reunião da ASPAS no Rio teve maior participação, embora ainda não ideal
Nossa reunião mensal, ocorrida na quarta-feira, dia 5, teve a participação de 19 associados, inclusive com a presença de Marcus Vinicius de C. Carvalho, aposentado de Brasília, de passagem pelo Rio de Janeiro. Dentre os assuntos mais discutidos, destaque para o acompanhamento da Intervenção no SERPROS e as reuniões regionais da ASPAS em São Paulo e Brasília.

"O aumento no número de participantes nesta reunião foi bastante positivo, mas precisamos incrementar mais ainda pois os assuntos em debate são de extrema relevância para todos nós", afirmou o diretor-presidente, Paulo Coimbra.

10/08/2015

 

Congresso vai decidir se mantém ou derruba veto presidencial ao reajuste de aposentadorias pela mesma fórmula do mínimo
A presidente Dilma Rousseff vetou a extensão da regra de correção do salário mínimo para todos os aposentados, justificando que a vinculação da política de valorização do salário mínimo aos benefícios previdenciários é inconstitucional. Agora cabe ao Congresso manter ou derrubar o veto.

10/08/2015

 

ASPAS presente no III Seminário de Participantes de Fundo de Pensão
Nos dias 14 e 15 de agosto, nosso Conselheiro e Representante Vilmar Moretão, residente em Curitiba, representará a ASPAS, em Florianópolis, no III Seminário de Participantes de Fundo de Pensão, da ANAPAR - Associação Nacional de Participantes de Fundo de Pensão - regional Paraná- Santa Catarina.
Temas que serão abordados:
- Atuação das entidades representativas e dirigentes eleitos em defesa dos participantes;
- Déficit nos Fundos de Pensão - Desafio Conjuntural ou Estrutural;
- Supervisão baseada em Risco e Solvência;
- Judicialização da relação participantes/fundos de pensão - como encontrar soluções negociadas.

10/08/2015

 

Fitness cerebral em pauta
A convite da ASASTEL, no próximo dia 12 de agosto, dirigentes da ASPAS participarão de palestra sobre o tema 'FITNESS CEREBRAL", ministrada pelo Dr. Rogério Panizzutti. Médico e Neurocientista, Dr. Rogério é coordenador do Programa de Neurociências da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Seu trabalho busca aumentar a capacidade cerebral da pessoa que envelhece demonstrando que é possível melhorar, treinar e aperfeiçoar o cérebro do idoso para evitar o declínio cognitivo associado ao envelhecimento.

10/08/2015

 

  Olimpíadas: Rio anuncia estímulo para decoração de ruas e programação cultural gratuita
A praticamente um ano de o Rio de Janeiro receber atletas e turistas do mundo todo, a prefeitura divulga uma série de eventos que vão movimentar a cidade, a começar pela Maratona Cultural Cidade Olímpica, com programação gratuita ou a preços populares. Outras atividades incluem seleção de dez vizinhanças para receber prêmios de R$ 20 mil, a fim de decorar suas ruas com temas olímpicos, e ações culturais em teatros, museus, centros culturais, ruas e praças.

Clique para ler a íntegra da matéria

10/08/2015

 

"O que aprendemos a cada dia é o que interessa"
Essa é uma entrevista que provavelmente tem mais perguntas que respostas. Questionadora e pró-ativa, a associada aniversariante de agosto, Lucia Helena Maranhão Guerra, se diz uma aprendiz. Depois de aposentada, a ex-operadora de computador/serviço de atendimento ao cliente Serpro (7ª URO Rio de Janeiro) voltou a trabalhar por mais seis anos, inclusive como secretária da ASPAS, fez pós-graduação e atualmente está apaixonada por seu curso de didática pedagógica (Educação).


Indagada sobre seu período de adaptação à vida de aposentada, ela retruca, taxativa: "As pessoas falam muito na fase de adaptação da aposentadoria. Será que é realmente tão difícil alguém se adaptar ao que é bom? Já pensou o dia amanhecer chuvoso e frio e você poder continuar no quentinho da sua cama?" 

Confira a entrevista

10/08/2015

 

Exercícios são coadjuvantes em tratamentos contra o câncer
Além de todos os benefícios que uma vida não sedentária traz a saúde, os exercícios físicos também contribuem para melhorar a resposta a tratamentos agressivos, como a quimioterapia, chegando a diminuir as chances de uma recidiva. Por outro lado, a obesidade está cada vez mais associada à causa de câncer prevenível.
 

Clique para ler a íntegra da matéria

10/08/2015

 
 

Parabenize os aniversariantes da semana

10 VERA LUCIA DE OLIVEIRA VERISSIMO MG
10 LUIZ REIS NOGUEIRA SOBRINHO PE
10 SOLANGE MARIA CARVALHO AMERICO CORDEIRO DF
10 SHIZUCA MORI SP
11 LUIZ ARTUR DE GUSMÃO BESSA DF
11 AMINTAS CAVALCANTE BRASIL CE
12 MARIA JOSE GAETI PARIS SP
13 JOSE LOURENÇO DA SILVA JUNIOR RJ
14 IONE FIALHO DE SOUZA BA
14 ANA MARIA MAIA MONTEIRO DE CASTRO RJ
15 CELIA COUTINHO MG


10/08/2015

 
As notícias dos boletins anteriores podem ser acessadas pelo site www.aspas.org.br
Este boletim foi enviado pela assessoria de comunicação da ASPAS.
Se você não deseja receber mais o Boletim, envie uma mensagem para cancelar@aspas.org.br
INFORMAÇÕES ÚTEIS
Associado ASPAS, você que conhece bem o que é ter uma Previdência
Privada para complementar a sua aposentadoria do INSS, não deixe
de motivar seus filhos e netos para garantir um futuro melhor.
Consulte www.riodouroseguros.com.br/promocao_ases.html
Trabalhamos com boas Companhias, inclusive a BRASILPREV.