Boletim Eletrônico da ASPAS - 9 de novembro de 2015

 
 
 
9 de Novembro de 2015
 
   

Celebração do aniversário da ASPAS teve agenda cheia
Reunião aconteceu no auditório do SERPROS

A tarde de 4 de novembro, data em que a ASPAS comemorou o 17º aniversário de sua fundação,  foi ao mesmo tempo produtiva e festiva: palestra sobre "Envelhescência", bate papo com o interventor, exposição da atuária sobre a atual situação dos planos, entrega de brindes aos sócios fundadores presentes e comemoração com sanduíche de metro, bolo 
e bebidas não alcoólicas variadas.

O diretor-presidente, Paulo Coimbra, abriu o evento reafirmando a postura da ASPAS de sempre ajudar ao fundo de pensão e elogiando o fato de poder estar novamente utilizando o auditório da patrocinadora. "É nosso direito acompanhar o SERPROS, é nosso futuro, para podermos dormir tranquilos sabendo que nosso dinheirinho está bem guardado. Viver só do INSS é difícil".


Em seguida Walter Parente conversou com os associados, informou que a Previc esteve no SERPROS no final de outubro e ficou satisfeita com os resultados que a intervenção já apresenta, além dar diversos detalhes do processo.

A atuária Tatiana Cardoso, líder do grupo que assessora o interventor, falou sobre as medidas já implementadas, sobre os planos PS I e PS II, as campanhas em andamento e os próximos passos, mostrando a transparência da nova administração do fundo.

Na hora do bolo, Marlene Majella fez as 
honras da casa e a conversa fluiu solta e agradável entre amigos e colegas, alguns que há muito não se viam.

Dentre as presenças, destaque para o nonagenário  sócio-fundador Iwanoy Cavalcanti, recentemente homenageado pelo SERPROS com uma sala em seu nome, para a equipe do SERPROS (Naévio Rangel, gerente  de relacionamento com participantes e Valéria, da mesma área; Orlando Orofino, gerente de benefícios; David Moraes, gerente de investimentos, e Tatiana Rios, gerente financeira) e para o presidente da ASES, Carlos Henrique Machado Pinto.


 

Clique para ver mais fotos

Clique para conhecer os sócios fundadores homenageados presentes

09/11/15

   
         
   

Intervenção prorrogada por 180 dias

Como já previsto, a intervenção no SERPROS foi prorrogada por mais 180 dias. De acordo com o interventor, a primeira fase terminou em outubro e essa segunda etapa, que deve ser a última, se estenderá até abril de 2016, quando ocorrerão eleições para os conselhos. Depois, a entidade será monitorada pela Previc durante aproximadamente um ano.

"A intervenção no SERPROS, além de moralizar, tem dado um recado a várias entidades que chegam aqui assombradas, querendo saber o que estamos fazendo". Walter Parente acrescentou: "A entidade estava inchada e havia muitos contratos com valores absurdos: 600 mil, 400 mil, 300 mil. Acabamos com isso, revimos todos os contratos, todos os processos e economizamos neste período de seis meses cerca de R$ 10 milhões somente com mudanças na gestão administrativa".

O interventor informou também que a Comissão de Inquérito vai concluir os relatórios e tomar as medidas cabíveis em meados de dezembro.

09/11/2015

   
         
   

Envelhescência é um processo holístico

Após o pronunciamento do interventor, o palestrante Arthur Moreira da Silva Neto, especialista em gerontologia e integrante da equipe da Unati (Universidade da Terceira Idade) falou sobre a envelhescência. Ele destacou a importância de se ter uma visão holística do processo, formada pelo conjunto de todas as partes e pelo inter-relacionamento entre elas. "O envelhecimento começa desde a nossa concepção, não é da noite para o dia; o período entre os 45 e os 60 anos é o que chamamos de envelhescência". 

O especialista chamou a atenção também para o grande peso que representam nossos hábitos e estilo de vida na qualidade do envelhecimento. "À medida que envelhecemos, os fatores biológicos e genéticos pesam cada vez menos na nossa saúde, ao passo que nossa alimentação, prática de exercícios, etc adquirem mais importância".

A palestra foi recheada de imagens, fotos, pensamentos filosóficos e psicológicos e terminou com a exibição do trailer do documentário "Envelhescência" e um convite: "Venham nos visitar na UERJ, na Unati, às terças-feiras, das 10 às 12:20h e conhecer algumas de nossas oficinas. Para o corpo, temos as atividades aeróbicas, para a mente, precisamos das atividades neuróbicas".

09/11/2015

   
         
   

Planos de saúde aumentarão cobertura em 2016

Maior número de consultas com fonoaudiólogos, fisioterapeutas e psicoterapeutas; medicamento oral para tratamento em casa de pacientes com câncer de próstata; possibilidade de aquisição de desfibrilador para evitar morte súbita; tratamento da incontinência urinária com uso de toxina botulínica (botox). Essas são algumas das 21  novidades de cobertura divulgadas pela ANS e que deverão estar disponíveis aos usuários de planos de saúde a partir de janeiro de 2016.

Clique para ler a íntegra da matéria


09/11/2015

   
         
   

Saúde do homem: em novembro, previna-se contra o câncer de próstata

Estamos no penúltimo mês do ano, batizado de "Novembro Azul" para lembrar que homens com 50 anos ou mais devem fazer seu exame anual de próstata, o mais efetivo na detecção precoce deste tipo de câncer. 
Durante este mês, especialistas da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) farão palestras em todo o país para informar e orientar a população masculina a respeito da próstata.

Clique para acessar o portal da SBU

09/11/2015

   
         
   

Parabenize os aniversariantes da semana

09 MARIA NADIR MORAES DE OLIVEIRA RS 
09 TEREZINHA DE OLIVEIRA RS 
10 WASHINGTON NOGUEIRA GOMES CE 
11 EUNICE CAROZA SP 
12 PAULO SERGIO COLMENERO DE MIRANDA RJ 
12 ALCIDES RIBEIRO GUIMARAES RJ 
12 EUNICE CONCEICAO MOURA RJ 
12 JOAO PAULO ARZUA HERÉDIA DE SÁ RJ 
13 VERONICA APARECIDA NOGUEIRA BOSS PR 
13 MARIA CRISTINA MOREIRA BOECHAT TAMANQUEIRA RJ 
14 MARINES JESUS DE OLIVEIRA SOARES SP 
14 ODYSSEIA FONSECA RICI SP 
14 AUGUSTO FERNANDO BRANDAO DF 
15 SUELI BARBOSA DOS SANTOS DZIEDZIC RJ 
15 WILSON SOTELO RJ 


09/11/2015

   
         
   
As notícias dos boletins anteriores podem ser acessadas pelo site www.aspas.org.br
   
   
Este boletim foi enviado pela assessoria de comunicação da ASPAS.
Se você não deseja receber mais o Boletim, envie uma mensagem para cancelar@aspas.org.br
   
       
   
INFORMAÇÕES ÚTEIS 
Associado ASPAS, você que conhece bem o que é ter uma Previdência
Privada para complementar a sua aposentadoria do INSS, não deixe
de motivar seus filhos e netos para garantir um futuro melhor.
Consulte www.riodouroseguros.com.br/promocao_ases.html
Trabalhamos com boas Companhias, inclusive a BRASILPREV.