Boletim Eletrônico da ASPAS - 15 de fevereiro de 2016

 
 
 
15 de Fevereiro de 2016
 
   

O adeus a Dion: ex-presidente do SERPRO em duas gestões

É com pesar que a ASPAS comunica o falecimento de um dos mais importantes dirigentes do SERPRO: José Dion de Melo Teles. Conhecido pela competência e brilhantismo, muito admirado e querido, Dion foi presidente da casa de 1967 a 1974 e de 1979 a 1986, sendo um dos responsáveis pela estruturação da empresa, ainda no seu início de vida.

Dion morreu no dia 6 de fevereiro, em São Paulo, em decorrência de problemas de saúde detectados em dezembro último. A ASPAS se solidariza com sua esposa, Yara, parentes e amigos neste difícil momento e e deixa a seguir depoimentos de diversos colegas que trabalharam com Dion. 
Wanner Monteiro
"Não há dúvida de que, também contando com outras grandes lideranças históricas da empresa, o SERPRO sem o Dion não teria a expressão, a grandeza e a importância oferecidas ao país, das quais participamos com júbilo, sob a batuta dele, durante significativa parcela da nossa carreira profissional."

Paulo R. Rivéro:
"Quero me juntar a todos que viveram os anos de Dion no Serpro para lamentar a perda de quem, de fato, pegou uma empresa quase em seu nascer e a transformou na maior empresa de informática da América Latina."

Carlos Silberman:
"Desde que ingressei no Serpro, em 1968, pelos cerca de 35 anos que passei na empresa, tive oportunidade de trabalhar sob a direção de vários presidentes do Serpro. Para mim, e acredito que para os meus amigos/colegas de turma-de-ingresso, posso dizer que Dion representou mais que um presidente, foi acima de tudo, acima do cargo que ocupou, um líder. Um líder que nos motivava a fazer o que sugeria, o que dizia que seria interessante fazermos, ou, o  que simplesmente dizia que gostaria de ver acontecer. Mais que ordens a serem obedecidas, eram orientações/desejos, muitas das vezes transmitidas fora da empresa, em nossas chopadas, nas quais frequentemente ele aparecia, e que seguíamos de boa vontade, sem medir esforços para alcançá-las. Conseguia fazer com que passassem a ser nossos objetivos também. Inovador e motivador. Lamentamos muito sua partida." 

Figueiredo Guedes "Guedinho":
"No gancho do Silberman, nas chopadas vários colegas reclamavam que fazíamos e treinávamos candidatos oriundos do ITA e,  ao término, iam para o mercado. Dion dizia que o sentido maior, não seria apenas capacitar o SERPRO, mas o Brasil com bons profissionais. E quem quisesse ganhar mais poderia sair. Ninguém saía. Grande lider!"

Miguel Jonathan: 
"Quando entrei para o SERPRO em 1969, o Dion eletrizava os jovens analistas com seus discursos. Ele era muito entusiasmado sobre as perspectivas da empresa em mudar o Brasil. E a gente se sentia nas nuvens. Era um grande líder." 

Minicurrículo 
José Dion de Melo Teles nasceu em 18 de janeiro de 1939, em Teresina, Piauí. Formou-se em Engenharia Eletrônica pelo Instituto Tecnológico da Aeronáutica, ITA (1963) e enriqueceu sua formação com diversas atividades, dentre as quais destacamos: Cursos de Planejamento e Controle da Produção EPUSP, Stanford Executive Program, BA Faculty Stanford, Doutor "Honoris Causa". Professor da Escola Politécnica da USP; Diretor do Centro de Cálculo Numérico da USP; Membro da Comissão da Reforma Administrativa do Estado de São Paulo, Eng. do Banespa; Presidente do SERPRO; Vice-Presidente do Grupo Atlântica Boa Vista; Presidente do CNPq; Presidente da Digibrás; Professor Associado do CNAM, Paris; Conselheiro da CAPRE, COBRA, EMBRAER, PRODESP, PRODASEN, INCOR, Fund. João Pinheiro de MG; Consultor de Planejamento do Grupo ABC Algar, da Eucatex, da ACSP, do BID, OEA, IICA, Min. da Indústria e Comércio e da Agricultura e Reforma Agrária; Professor Convidado da UnB; fundador da INNOVA Tecnologia Inovadora Ltda; Diretor Geral e Secretário de Modernização do Superior Tribunal de Justiça - STJ. Presidente do CNPQ, de 1975 a 1979.Consultor Senior do BID em Washington por 6 anos (1994 - 2000). Diretor administrativo financeiro da Hoplon Infotainment, empresa de Florianópolis desenvolvedora do jogo online para jogadores "Taikodom", do seu filho Tarquínio Teles.

Fonte: Centro de Memória do CNPQ

15/02/2016

   
         
   

Proposta do governo deve aumentar idade mínima para aposentadoria, atingindo principalmente as mulheres

Pelas regras atuais, mulheres podem se aposentar mais cedo do que homens. No caso da aposentaria proporcional, já a partir dos 48 anos. A média de idade de aposentadoria no país, entre homens e mulheres, está em 55 anos, muito abaixo do que ocorre na Europa, por exemplo.

Com base nesses dados e no crescente déficit da previdência, a presidente Dilma argumenta que o atual regime geral é insustentável e propõe nova mudança nas regras. Para o governo, é preciso estabelecer uma idade mínima em todas as modalidades de aposentadoria, além de igualar as condições para homens e mulheres (veja a tabela atual). A ideia é fazer a mudança paulatinamente, garantindo os direitos de quem está próximo de se aposentar.

Aposentadoria
              
 
 
Proporcional
Com fator previdenciário
Sem fator previdenciário
Idade mínima
Tempo de contribuição
Idade mínima
Tempo de contribuição
Fórmula progressiva
Homens
53 anos
30 anos
Não há
35 anos
95/100
Mulheres
 
48 anos
25 anos
Não há
30 anos
85/95

Já em termos de previdência complementar fechada, a brasileira é a oitava maior do mundo, citada em estudos da OCDE (Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico) como um exemplo em matéria de base legal e normativa, gestão e governança.

Clique para ler a matéria publicada em O Globo

Clique para ler a matéria veiculada pela Abrapp 

15/02/2016

   
         
   

Agenda cheia na primeira reunião com associados no Rio 

A primeira reunião da ASPAS com os associados do Rio de Janeiro em 2016, realizada em 3 de fevereiro, foi concorrida. Os diretores da Associação esclareceram diversas dúvidas sobre o processo de intervenção, cujo fim se aproxima, e sobre a atuação da Previc quanto às punições aos ex-diretores do SERPROS por gestão temerária, abrangendo as ações já tomadas e a tomar pela ASPAS. Em pauta também o processo eleitoral para os Conselhos do fundo de pensão.

Clique para ver mais fotos

15/02/2016

   
         
   

Declaração do IR deve ser entregue entre 1º de março e 29 de abril

A Receita Federal divulgou as regras para a declaração de Imposto de Renda relativa a 2015. Deverá declarar o contribuinte que recebeu rendimentos tributáveis acima de R$ 28.123,91 em 2015 e/ou quem recebeu rendimentos isentos, não-tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte, cuja soma tenha sido superior a R$ 40 mil no ano passado. 
Um rascunho da declaração já está disponível, permitindo o preenchimento gradativo. Quando o  programa definitivo for lançado, o contribuinte poderá  migrar os dados para a declaração.

Confira as regras para a declaração do IR em 2016

Clique aqui para acessar o rascunho da declaração

15/02/16

   
         
   

Proteja-se contra zika, dengue e chicungunha 

Além dos milhares de casos de microcefalia, suspeitos de serem derivados do zika vírus,  agora também a síndrome de Guillain Barré aparece associada ao Aedes aegypti, mesmo transmissor da dengue e da chicungunha. Para se proteger, é fundamental eliminar os criadouros do mosquito e usar repelente. Não se descuide. Veja o que você pode fazer clicando no link abaixo.

Leia a íntegra da matéria 

15/02/2016

   
         
   

Parabenize os aniversariantes da semana
(de 08/02 a 21/02)

08 MARIA TEREZINHA CRISTINO PEREIRA SP 
08 PAULO CESAR DA CONCEIÇÃO COTTA RJ 
09 MARIA DA GRACA MARINHO DA SILVA SP 
09 SONIA ALVES CASAES RJ 
09 EDNA MARIA DO NASCIMENTO DF 
10 ILDEMIR BEZERRA DOS SANTOS LIMA RJ 
10 MARIA TEREZINHA BERNARDES DE MELO DF 
11 MARIA APARECIDA NEVES SP 
11 IZABEL BUZZATTI PACHECO RS 
11 JULIO NAVI JUNIOR SP 
12 ARLETT ARAUJO DE FREITAS RJ 
12 HESIONE SOARES LAGE RJ 
12 ANGELA DU BOCAGE ALVES RJ 
12 SYLVIO DE CARVALHO E SILVA MATTOS BA 
13 FLAVIO DA COSTA SIQUEIRA DOMINGUS RS 
13 LEIR RIBEIRO DA SILVA RJ 
14 SELMA IRINEA DE SOUZA CARDOSO PR 
14 OVIDIO REATO DF 
14 MARIA CRISTINA DO AMARAL SILVA RJ 
14 HALINA MASLEJEW SP 
14 MARIA DE LOURDES BISPO ARAUJO PE
15 CLAUDIA DO NASCIMENTO RJ 
15 MARIA LUIZA DOS SANTOS RS 
15 PAULO RICARDO DE BARROS RJ 
15 MARIA VILMA CASTRO ARAGAO CE
16 ANTONIA DIAS DE OLIVEIRA RJ 
16 SONIA REGINA OLIVEIRA MANFRE SP 
17 DILSON CRUZ PAIVA DF 
17 MARIA DO CARMO JARDIM CAVALCANTI PE 
18 PAULO CELSO AMARAL MARTINS RJ
19 FRANCISCA CAVALCANTE ANDRADE PE
19 HAROLDO FRANCISCO RAMOS RJ 
19 MARIA MARGARIDA QUINHA SILVA ALMEIDA BA 
20 DJALMA AMERICO ALMEIDA RJ 
20 CARLOS LAMARCA RJ 
20 JORGE VICENTE ALVES RJ 
20 EDIVALDO AZEVEDO PARENTE PA 
21 VALDICEA PEREIRA DE FIGUEIREDO

15/02/2016

   
         
   
As notícias dos boletins anteriores podem ser acessadas pelo site www.aspas.org.br
   
   
Este boletim foi enviado pela assessoria de comunicação da ASPAS.
Se você não deseja receber mais o Boletim, envie uma mensagem para cancelar@aspas.org.br
   
       
   
INFORMAÇÕES ÚTEIS 
Associado ASPAS, você que conhece bem o que é ter uma Previdência
Privada para complementar a sua aposentadoria do INSS, não deixe
de motivar seus filhos e netos para garantir um futuro melhor.
Consulte www.riodouroseguros.com.br/promocao_ases.html
Trabalhamos com boas Companhias, inclusive a BRASILPREV.