Boletim eletrônico da ASPAS - 17 de maio de 2016

 
 
 
17 de maio de 2016
 
 
PREVIC acolhe denúncia dos Conselheiros Eleitos, subscrita pela ASPAS, e dá prazo para Conselheiros Indicados do CDE/SERPROS se explicarem
 
 

Por culpa das arbitrariedades do patrocinador e dos Conselheiros Indicados, o SERPROS está acéfalo e há um impasse no Conselho Deliberativo

Os Conselheiros Indicados pela direção do Serpro terão que se explicar à Diretoria de Fiscalização da PREVIC (Superintendência Nacional de Previdência Complementar) sobre a nomeação irregular da Diretoria Executiva do SERPROS, ocorrida no dia 28 de abril, e outros desmandos que vêm cometendo. Por conta da crise, o SERPROS está hoje sem Diretor-Presidente, que se demitiu, e há um impasse no Conselho Deliberativo, cujo Presidente também renunciou no mesmo dia do pedido de demissão do Diretor-Presidente. Estes são os mais recentes e graves desdobramentos da crise de governança corporativa instalada no SERPROS em decorrência das ações arbitrárias do patrocinador e dos Conselheiros Indicados.

O questionamento da PREVIC é resultado da Denúncia apresentada formalmente pelos Conselheiros Deliberativos Eleitos, Luiz Antonio (Gato) Martins, Alexandre Jordão e Mauro Simião, com total apoio da ASPAS. Os Conselheiros Eleitos reagiram aos nomes e à forma como a direção do Serpro, por meio dos Conselheiros Indicados, agiu no SERPROS assim que terminada a intervenção, fugindo totalmente dos rumos saneadores implantados pelo interventor nomeado pela PREVIC.

A ação da PREVIC, no entanto, vai além da cobrança aos Conselheiros Indicados do SERPROS. Os próprios integrantes do Conselho Diretor do Serpro foram chamados pela Diretoria da Fiscalização da PREVIC para uma reunião em Brasília, ocorrida no último dia 5, para serem posicionados de modo a que possam contribuir com a solução da crise instalada no SERPROS assim que foi suspensa a intervenção.

Tratando do assunto com o diretor de Fiscalização da PREVIC, em Brasília, estiveram pessoalmente o Diretor-Presidente da ASPAS, Paulo Coimbra, e os Conselheiros Eleitos Luiz Antonio (Gato) Martins e Alexandre Jordão, levando nossas preocupações às autoridades. Nesta conversa, o diretor garantiu que dará a maior celeridade à apuração das denúncias e informou, como exemplo, a convocação da reunião com o Conselho Diretor do Serpro, ocorrida no dia 5 de maio.

"Esperamos que a serenidade volte ao SERPROS, com análise séria e discussão das propostas já apresentadas pelos Conselheiros Eleitos, de modo a continuar a reconstrução do nosso fundo, iniciada no período de intervenção", defendeu Paulo Coimbra, Diretor-Presidente da ASPAS.

Clique aqui para ver Denúncia à PREVIC

Clique aqui para ver o ofício de resposta da PREVIC

Propostas dos Conselheiros Eleitos, com apoio da ASPAS, para nomeação de nova Diretoria Executiva de consenso, única solução para a crise de governança do SERPROS:

 - que o SERPRO apresente novo candidato ao cargo de Diretor Presidente, integrante do seu quadro Funcional, com sólida experiência Gerencial e respeitado pelo conjunto dos seus colegas de trabalho;
- que o Diretor de Investimentos seja contratado no mercado em processo de seleção com apoio de Consultoria especializada, conforme ocorrido com sucesso em 2009; 
- que seja acatada a indicação da Gerente Atuarial, feita pelo corpo gerencial do SERPROS, para a Diretoria de Seguridade;
- que sejam anuladas as recentes e arbitrárias demissões dos Gerentes de Atuária, Jurídico e Investimentos, três dos cinco membros do Comitê de Aplicações do SERPROS.  

17/05/16

 
     
 

Dias tensos e de muita atuação para Conselheiros Eleitos e ASPAS

Desde o final da intervenção, a rotina do SERPROS vem sendo conturbada por mandos e desmandos do patrocinador, mais precisamente a Direção do Serpro, por meio dos Conselheiros Indicados, num frontal desrespeito à ética, à transparência, ao Estatuto e à legislação da previdência complementar. Destaca-se a nomeação irregular do ex-Diretor-Presidente, Claudio Albuquerque Nascimento, que pediu demissão após a descoberta de que fora demitido por justa causa do Banco do Brasil, por abandono de emprego, e de que havia mentido sobre isso ao Conselho Deliberativo. Pela punição recebida como servidor público do Banco do Brasil, o mesmo também não poderia ter sido indicado candidato a Diretor do SERPROS em razão de não atender os requisitos estabelecidos pela Lei Complementar 108/2001, sendo sua nomeação, portanto, também ilegal.

Relembre a cronologia dos principais fatos:

28/04/16: na reunião de nomeação da nova Diretoria Executiva do SERPROS, de forma impositiva e nada transparente, os Conselheiros Deliberativos Eleitos Alexandre Jordão, Luiz Antonio (Gato) Martins e Mauro Roberto Simião foram informados apenas 15 minutos antes da reunião dos candidatos indicados pelo patrocinador, por meio dos Conselheiros Indicados. Sabatinado, o candidato a Diretor-Presidente, mostrou-se inexperiente em cargos diretivos de previdência complementar e sem um mínimo conhecimento sobre a entidade. Além disso, a direção do Serpro não atendeu à reivindicação do corpo gerencial do SERPROS de indicar a Gerente Atuarial como Diretora de Seguridade, por ter feito um excelente trabalho na reestruturação da entidade durante a intervenção. Para não convalidar a nomeação dos nomes indicados pelo patrocinador, os Conselheiros Deliberativos Eleitos decidiram se retirar da reunião, não dando o quórum mínimo estatutário para a deliberação de nomeação da Diretoria, o que a tornou irregular.

02/05/16: os Conselheiros Deliberativos Eleitos e a ASPAS divulgam aos participantes que o então Diretor-Presidente Claudio Albuquerque Nascimento, além de irregularmente nomeado, também fora demitido no Banco do Brasil por justa causa, em razão de abandono de emprego, tornando-se também inabilitado para ocupar o cargo de Diretor do SERPROS, de acordo com a Lei Complementar 108/2001.

03/05/16: O Diretor-Presidente da ASPAS, Paulo Coimbra, e os Conselheiros Deliberativos Eleitos Luiz Antonio (Gato) Martins e Alexandre Jordão estiveram em Brasília, com o Diretor de Fiscalização da PREVIC, dando ciência do acontecido, levando as preocupações dos participantes e pedindo providências.

05/05/16: A PREVIC recebe, oficialmente, a denúncia dos Conselheiros Deliberativos Eleitos, subscrita pela ASPAS.
Ainda nesta data, a PREVIC realiza reunião com o Conselho Diretor do patrocinador Serpro, para informar sobre a crise na governança do SERPROS.

06/05/2016: O patrocinador Serpro divulga nota aos empregados em que desmente a demissão por justa causa do Diretor-Presidente do SERPROS, nomeado irregularmente.

09/05/16: O assessor jurídico da ASPAS, em consulta ao site da Justiça do Trabalho do Rio de Janeiro, confirma que a demissão do Diretor-Presidente do SERPROS, nomeado irregularmente, foi sim por justa causa, sendo o motivo abandono de emprego.

Ainda nesta data, o Presidente-Substituto do Conselho Deliberativo, Marcos Benjamin, informa aos Conselheiros as renúncias de Antonio Carlos Melo da Silva, até então Presidente do Conselho Deliberativo, e do Diretor-Presidente do SERPROS, Cláudio Albuquerque Nascimento, e convoca reunião extraordinária do Conselho Deliberativo para o dia 11/05/2016, para empossar o Conselheiro Suplente de Antonio Carlos Melo da Silva, André de Freitas Fernandes, e os novos Presidente e Substituto do Conselho, além de nomear o novo Diretor-Presidente.

Nesse dia também, a ASPAS encaminhou e-mail à PREVIC, demonstrando a grande preocupação com o clima de muita apreensão vivido pelos participantes ativos e aposentados do SERPROS.

11/05/16: Sem incluir na pauta a discussão dos pontos solicitados pelos Conselheiros Deliberativos Eleitos, particularmente a anulação das demissões dos Gerentes Atuarial, Jurídico e Investimentos e a nomeação de nova Diretoria Executiva de consenso para solucionar a crise de governança e suas nefastas consequências, estes não dão quórum à reunião extraordinária convocada no dia 09/05, que é reconvocada em 2ª chamada para o dia seguinte.

12/05/16: Como o quadro do dia anterior não foi alterado, os Conselheiros Eleitos mantêm a pressão e não dão quórum às 2ª e 3ª chamadas, o que levou à não instalação da reunião extraordinária.

17/05/16 

 
     
 

Reunião da ASPAS, no dia 18, vai debater possíveis novas ações pró-gestão no SERPROS. Compareça!

A ASPAS promoverá uma ampla reunião-debate sobre tudo que está acontecendo no SERPROS após realização da Assembleia desta quarta-feira, dia 18, na sede da Associação, a partir das 14h, conforme edital previamente divulgado (clique aqui). Sua participação é imprescindível! Venha conhecer os meandros do processo que importam, e muito, para a saúde financeira de todos os participantes.

17/05/16

 
     
 

ASPAS repudia demissão arbitrária de gerentes pela diretoria do SERPROS

Além de não ser indicada como Diretora de Seguridade pelos Conselheiros Indicados, reivindicação do corpo gerencial do SERPROS, encampada pelos Conselheiros Eleitos, a gerente Atuarial do SERPROS foi demitida no terceiro dia de trabalho da nova Diretoria Executiva do SERPROS (irregularmente nomeada), juntamente com os gerentes do Jurídico e de Investimentos, que igualmente fizeram excelente trabalho durante a gestão do interventor no Comitê de Aplicações do fundo. Uma atitude clara de truculência e retaliação.

Clique para ler a nota de repúdio da ASPAS

17/05/16 

 
     
 

Desmandos no SERPROS repercutem na imprensa e nas redes sociais

Em 7 de maio, o Correio Braziliense publicou a clara divisão de posicionamento entre os Conselheiros Deliberativos Eleitos e os Indicados, estes, infelizmente, dóceis implementadores da política irresponsável que a diretoria do SERPRO quer voltar a impor, de submissão dos interesses dos participantes aos de grupos político-partidários. Destacou que os Conselheiros Eleitos não homologaram a posse do presidente designado pela patrocinadora e informou os respectivos porquês. No dia 11, o mesmo veículo deu como manchete "Denúncia faz dirigentes do SERPROS renunciarem". Em diversos blogs e no Facebook o assunto também vem alcançando ampla repercussão. Veja nos links abaixo algumas dessas matérias.

Clique para ler a matéria do dia 7 

Clique para ler a matéria do dia 11

17/05/16

 
     
 

Descontos e gratuidade na programação cultural do Rio de Janeiro

Por conta das Olimpíadas, a prefeitura do Rio de Janeiro lançou, desde o dia 13 deste mês, o "Passaporte Cultural Rio", que oferece gratuidade em mais de 200 instituições culturais e preços populares em outras 500. Museus, centros culturais, teatros, livrarias, bares, restaurantes e até metrô com desconto aos fins de semana estão no pacote. Confira na matéria como obter o seu "Passaporte".

Clique para ler a íntegra da notícia

17/05/16

 
     
 

Conferência Nacional da Pessoa Idosa aprova diversas propostas que integrarão o Relatório Final

Realizada em Brasília, de 24 a 27 de abril, a 4ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa (CNDI) aprovou 20 propostas para melhorar a vida dos idosos em todo o país. As propostas vão compor o Relatório Final da Conferência.

Confira as principais:  
- redução de 65 anos para 60 para concessão do Benefício de Prestação Continuada (BPC); 
- criação, implantação e manutenção de centros especializados de saúde para o atendimento da pessoa idosa em todo território nacional; 
- capacitação de familiar que desempenha função de cuidador; 
- distribuição gratuita de medicamentos de uso contínuo e de alto custo às pessoas idosas com doenças degenerativas, por meio do SUS; 
- destinação de 2% da arrecadação das loterias e do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) para o fundo do idoso; 
- reajustes de aposentadorias e pensões conforme o salário mínimo; 
- garantir e ampliar a rede de combate à violência contra a pessoa idosa, criando casas de apoio e acolhimento às vítimas; 
- destinar aos fundos estaduais e municipais do idoso os recursos arrecadados por cada penalidade prevista no Estatuto do Idoso e na Lei 9.099/95 - Lei dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais.

Além de membros do Conselho Nacional do Direito do Idoso, fizeram parte da comissão organizadora representantes do Departamento Nacional de Promoção de Direitos Humanos, do Ministério da Saúde e do Ministério de Desenvolvimento Social.

Clique para ler a íntegra da notícia 

17/05/16 

 
     
 

Parabenize os aniversariantes da semana

16 MARIA DA CONCEICAO SOARES SANTOS RJ 
17 THOMAZ ISMAEL PORPHIRIO RJ 
17 ROSIRIS VILHEGAS TOMMASI SP 
18 NILZA VASCONCELLOS DA SILVA FERREIRA MG 
18 STELLA MANDES SMIDT NARDELLI RJ 
18 ELIZEU DE PAULA FERREIRA RJ 
19 DEUSALINDA KUNISAWA RJ 
19 MARILIA JANUARIA BELO VICENTE MG 
19 HORACIO ANTONIO MOTTA SP 
19 SILVIO RASZL SP  
20 PAULO ROBERTO PEREIRA LAGRECA RJ 
21 MARIA LUCIA VIANNA RJ 
21 JOÃO CARLOS BARBOSA RJ 
21 ANGELA MELO E SILVA PA 
22 JOAO DE DEUS MARTINS 
22 ARTHUR SOARES XAVIER FERREIRA RJ
22 ROGERIO CARDOSO DA SILVA RJ 
23 JOSÉ EDUARDO MACEDO DE OLIVEIRA RJ 
23 ANTONIO CARLOS MAIA RJ 
23 PEDRO ADRIANO GIRAO RJ 
23 MIRNA MARIA DE SOUZA RJ 
23 ROZENA SPINDOLA DA SILVA RJ 
24 MARIA AUXILIADORA TORRES ANDRADE BA 
24 MARIA AUXILIADORA DE MEDEIROS VALLE RJ 
24 ELIANA ROSA FERREIRA MG 
25 IVETI LAZARINI RJ 
25 ARIUDICEA DA CUNHA NOGUEIRA RJ 
25 MARISA MEDEIROS GONÇALVES SP

17/05/16

 
     
 
As notícias dos boletins anteriores podem ser acessadas pelo site www.aspas.org.br
 
 
Este boletim foi enviado pela assessoria de comunicação da ASPAS.
Se você não deseja receber mais o Boletim, envie uma mensagem para cancelar@aspas.org.br