Boletim Eletrônico da ASPAS - 20 de junho de 2016

 
 
 
20 de junho de 2016
 
 

Brasília: ASPAS e Conselheiros Eleitos se reúnem com as Diretorias da PREVIC e do SERPRO 
Principal questão é nomear diretoria comprometida com participantes

Os representantes da ASPAS, Paulo Coimbra e Hélio Gehrke, e os Conselheiros Eleitos Luiz Antonio (Gato) Martins, Alexandre Jordão e Mauro Simião, estiveram em Brasília, no dia 16 de junho, reunidos com a Previc, e, em um segundo momento, com a Diretoria do SERPRO. No final do dia, houve ainda uma reunião de coordenação com o Grupo de Participantes de Brasília (GT-BSB), com o objetivo de equalizar informações sobre os resultados  das duas reuniões anteriores e traçar diretrizes de ações diante dos resultados obtidos.

Em pauta, os fatos gravíssimos e irregulares que estão comprometendo a gestão do fundo e a luta da ASPAS e dos Conselheiros Eleitos pela destituição da Diretoria do SERPROS, irregularmente nomeada, e pela nomeação de uma nova Diretoria, efetivamente comprometida com o SERPROS.


Eleitos entregam aditamento à denúncia inicial 

O Diretor de fiscalização da Previc, Sérgio Djundi Taniguchi, e o Coordenador do Escritório Regional da Previc no Rio de Janeiro, Eduardo Menezes Meireles (que acompanha permanentemente a gestão do SERPROS) ouviram atentamente toda a exposição de fatos realizada pelos Conselheiros Eleitos e pela ASPAS e receberam aditamento à denúncia anterior. 

No aditamento, os Eleitos denunciam novos fatos, revelando as ações praticadas pelos indicados e que demonstram o retrocesso das medidas tomadas pela Previc no processo de intervenção para recuperar o Serpros, a saber:

- a mentira divulgada em 8 de junho, através do Informativo 40, que afirma não haver decisão da Previc contrária à nomeação irregular da diretoria do SERPROS. Ora, dias antes os próprios indicados entregaram defesa à Previc, com pleito de efeito suspensivo. A Previc não reconsiderou sua decisão, apenas, cumprindo o devido processo legal, concedeu o efeito suspensivo até o dia 5 de julho. Ou seja, a determinação continua valendo e o CDE tem toda a liberdade para cumpri-la. 

- a nova arbitrariedade do Presidente do CDE, que, na pauta da reunião ordinária realizada de 7 a 10 de junho, se recusou a incluir a solicitação dos Conselheiros Eleitos para discutir a determinação da Previc de anular a nomeação da diretoria; a anulação das demissões dos gerentes atuarial, jurídico e de investimentos; a nomeação de outra diretoria.
Além de exorbitar de suas funções estatutárias, o fato vai contra a lei da paridade e, portanto, impede a efetiva representação dos participantes. Por este motivo, os Conselheiros Eleitos só participaram do início desta reunião. Foi solicitado à Previc que assegure a inclusão destes tópicos na próxima reunião do CDE, seja ela ordinária ou extraordinária.

- a articulação casada entre a ação dos Conselheiros indicados e a publicação mentirosa do jornalista responsável pelo blog Capital Digital. Em 8 de junho, o jornalista Luiz Queiroz fez graves e infundadas acusações com relação a medidas tomadas durante o período de intervenção. No dia seguinte, os indicados decidiram encaminhar a elaboração do escopo para contratar uma auditoria externa independente para examinar as supostas faltas cometidas pelo interventor, sem sequer debater o assunto primeiro, como é o procedimento correto.

A Previc garantiu que está muito atenta e não vai permitir qualquer ação que prejudique os participantes. 

Reunião com Diretoria do SERPRO é positiva

A Diretora-Presidente, Glória Guimarães, o Diretor de Administração, Fernando Garrido, e o Diretor de Operações, Iran Porto Junior, receberam muito bem os representantes da ASPAS e os Conselheiros Eleitos. Ouviram atentamente as propostas apresentadas sobre a importância de nomeação de uma nova Diretoria Executiva para o SERPROS, incluindo a proposta de sua composição, e da necessidade dos Conselheiros Indicados, principalmente o Presidente do CDE, serem orientados a apoiar esta medida, única solução para a grave crise de governança que está paralisando a entidade. A Presidente Glória Guimarães prometeu que vai envidar todos os esforços para ajudar a solucionar esta crise.

20/06/16

 
     
 

Presidente do SERPRO recebe abaixo-assinado de Sindicatos e OLTs pedindo nomeação de nova Diretoria do SERPROS

A Presidente do SERPRO também se reuniu, no dia 14 de junho, com sindicalistas e representantes das Organizações por Local de Trabalho (OLT). Além da negociação de reajuste salarial, outro item importante da pauta foi o pedido para que a Presidente oriente os Conselheiros indicados do CDE a apoiar a nomeação de nova Diretoria Executiva do SERPROS, respaldado por um abaixo-assinado dos participantes contendo mais de 1.600 assinaturas.

20/06/16

 
     
 

Conselheiros Eleitos afirmam que acusações de aplicações irregulares durante a intervenção não têm fundamento

O jornalista Luiz Queiroz, do blog Capital Digital, conhecido por suas ligações com entidade sindical que suportava a antiga diretoria do Serpros, publicou, no dia 8 de junho, sob o título "Briga política abafa auditoria no SERPROS" que auditoria interna, em andamento, havia constatado aplicações irregulares realizadas pelo ex-interventor, causando grandes prejuízos ao SERPROS.

Os Conselheiros Eleitos do CDE/SERPROS divulgaram comunicado informando que foram apurar e, no dia 9 de junho, se reuniram com o responsável pela área de investimentos, Sr. Armando Martins, o qual confirmou que não existe qualquer auditoria em andamento que esteja investigando supostas aplicações irregulares realizadas no período de intervenção.

Portanto, não há qualquer fundamento na acusação do jornalista que a suposta auditoria poderia ser abortada a qualquer momento em razão de briga política provocada pelos Conselheiros Deliberativos Luiz Antonio (Gato) Martins e Mauro Simião, com apoio da Presidente do SINDPPD-RS, Vera Guasso, para derrubar a atual Diretoria do SERPROS.

Clique e veja o comunicado divulgado pelos Conselheiros Eleitos do CDE/SERPROS

20/06/16

 
     
 

Realizada 11ª Reunião do Conselho Deliberativo da ASPAS

Os Conselheiros Deliberativos da ASPAS, titulares e suplentes, realizaram sua 11ª Reunião Ordinária, Gestão 2014/17, nos dias 14 e 15 de junho, na sede da ASPAS (RJ). Como de costume, a reunião foi expandida com a participação da Diretoria Executiva e Conselho Fiscal. 

Além dos assuntos de praxe, o tema que dominou o encontro foi a grave crise de governança no SERPROS. As manobras dos Conselheiros indicados do SERPROS, inclusive com a divulgação de mentiras sobre determinações da Previc, e a eleição irregular da Diretoria Executiva do SERPROS estão sendo firmemente denunciadas, tanto pela ASPAS quanto pelos Conselheiros Eleitos pelos participantes.

"Transparência é a palavra de ordem. Estamos mais atentos do que nunca para evitar que a informação seja manipulada e chegue truncada aos nossos associados. É preciso que saibamos tudo que se passa, as manobras dos que querem manter no poder a turma que causou esse prejuízo monstruoso ao SERPROS. Só assim conseguiremos virar o jogo e levar o SERPROS ao caminho da boa governança iniciado pelo interventor", afirmou Hélio Gehrke, Presidente do CD da ASPAS.

Clique aqui para ver mais fotos

20/06/16 

 
     
 

Votação do PLP 268/16 é adiada

Graças à pressão das entidades que subscrevem a Carta Aberta contra o PLP 268/16, como a ASPAS contrárias ao fim da paridade entre representantes do patrocinador e dos participantes, foi adiada a votação do projeto que cria a figura de "Conselheiros Independentes", contratados no mercado.

Clique para ler a íntegra da notícia

20/06/16 

 
     
 

Aposentadoria pode ser 25% maior para quem tem doença grave

Portadores de  enfermidade grave que  impossibilite o paciente de realizar as suas atividades básicas poderá requerer a majoração de seu benefício em 25%, desde que comprove a necessidade de acompanhamento permanente de outra pessoa. O mal de Alzheimer em estado avançado, por exemplo, se enquadra no rol destas doenças.

Clique aqui para saber mais

20/06/16 

 
     
 

Campanha incentiva doação de sangue

Foi lançada, no dia 14 de junho, Dia Mundial do Doador de Sangue Voluntário, a campanha Junho Vermelho, para aumentar a captação de sangue no inverno. Nesta época, devido ao frio e às férias escolares, a doação diminui, comprometendo o estoque dos bancos de sangue.
Podem doar pessoas de 16 a 69 anos, em boa saúde e com peso acima de 50 kg.

Clique para ver a íntegra da matéria

20/06/16 

 
     
 

Parabenize os aniversariantes da semana

21 ISMENIA DA SILVA COELHO AREAS RJ 
21 CLAUDIO MORALE DF 
21 PAULO CEZAR CORREA DE SOUZA RJ
22 AIRTON TOME  DF
22 MARCIA PIMENTA DE ALMADA ES 
22 MOACYR WALDMANN BRASIL RJ 
23 ANGELA MARIA RIANI DO VALE DIAS RJ
23 ROSINETE FERREIRA BARBOSA PE 
24 LUCINEA SA DA SILVA RJ
24 FRANCISCO JOSÉ AMÉRICO CORDEIRO DF 
24 JOAO IRACU DE LIMA E SILVA DF 
25 JOSE DETALONIO MENDONCA DF 
25 ROBERTO LUIZ LOPES DF
25 JOSE CEZAR PEICHO SC 
26 WANNER PINHEIRO MONTEIRO DF
26 ANGELA MARIA JACCOUD GUIMARAES RJ

20/06/16 

 
     
   
     
 
As notícias dos boletins anteriores podem ser acessadas pelo site www.aspas.org.br
 
 
Este boletim foi enviado pela assessoria de comunicação da ASPAS.
Se você não deseja receber mais o Boletim, envie uma mensagem para cancelar@aspas.org.br