Boletim Eletrônico da ASPAS - 22 de agosto de 2016

 
 
 
22 de agosto de 2016
 
 

Inscrição de chapas para as eleições na ASPAS vai até o dia 30 de agosto

A Assembleia com associados da ASPAS, realizada no dia 27 de julho, aprovou as normas e o calendário eleitorais da ASPAS para a gestão 2017/2020. 
Os associados interessados têm até o dia 30 de agosto para inscreverem sua chapa, que deve ser completa: Diretoria Executiva, Conselho Deliberativo e Conselho Fiscal.

Para facilitar a comunicação dos associados com a ASPAS em relação às eleições, foi criado o e-mail eleicoesaspas2016@aspas.org.br.

Clique aqui para ver as Normas Eleitorais

Clique aqui para ver a Ata da Assembleia

Clique para conferir o calendário eleitoral

22/08/16

 
     
 

Previc: "Transparência é um direito do participante e uma obrigação da entidade"

Em entrevista, o chefe da Previc ressalta a importância de uma gestão transparente, enfatizando o papel fundamental do conselho deliberativo e dos participantes na gestão dos fundos. José Roberto Ferreira faz alusão ao caso do SERPROS e declara: "Neste momento (a entrevista foi concedida no dia 3 de agosto), o diretor de Fiscalização participa de uma reunião do conselho deliberativo de uma entidade para tratar de uma eventual revisão na composição da diretoria executiva. O ajuste que ocorreu há alguns dias, na nossa visão, foi equivocado e precisamos retificar esse entendimento. Alterações na direção de estatal, por vezes, provoca influência na diretoria executiva dos fundos. Mas quem referenda ou não essa troca é o conselho deliberativo, que tem estabilidade, mandato e autonomia."

José Roberto também fala sobre o papel dos participantes, que devem acompanhar e ficar atentos a tudo que acontece no fundo, podendo acionar diretamente a Previc em caso de problemas. 

O chefe da Previc avalia ainda, dentre outros temas, alterações na gestão dos fundos com o novo governo, possíveis repercussões de mudanças na legislação e ingerência política nas autarquias.

Clique aqui e leia a íntegra da entrevista publicada no clipping da Anapar

22/08/16

 
     
 

Nova Diretoria do Postalis toma medidas para não aumentar contribuições extraordinárias dos participantes

Cobranças judiciais envolvendo o BNY Mellon, cobrança de dívida dos Correios e venda de 32 títulos que já foram baixados a prejuízo são as principais medidas adotadas pela nova diretoria do fundo dos Correios para não aumentar ou até reduzir as contribuições extraordinárias dos participantes, hoje em quase 18%.

Em relação aos investimentos - o Postalis investiu em papéis atrelados à dívida da Argentina e da Venezuela, além de aplicações em bancos liquidados, como o BVA, e ações de empresas de Eike Batista -, a mudança de atitude da nova diretoria também é gritante: foram adquiridos cerca de R$ 2 bilhões em títulos públicos, que eram quase inexistentes na carteira. 

"Trabalhamos com esse tripé para resgatar a credibilidade nas duas pontas: os participantes e assistidos voltarem a acreditar que o Postalis vai garantir o futuro para a aposentadoria e o mercado crer que não há restrições aos dirigentes, o que não comprometerá os futuros investimentos", declarou Christian Schcneider, atual diretor de investimentos do fundo. 

Clique para ler a íntegra da matéria

22/08/16

 
     
 

Presidência da Petros mudará. Indicação da diretoria da patrocinadora deve ser referendada pelo conselho deliberativo

O aparelhamento dos fundos estatais por grupos político-partidários que deixaram grandes déficits toma mais um golpe: se aprovada pelo conselho deliberativo da Petros, assume a presidência do fundo da Petrobras, no dia 24 de agosto, Walter Mendes. O objetivo principal da nova gestão é equacionar o problema financeiro e aperfeiçoar a governança corporativa do fundo de pensão. 

De acordo com o futuro novo presidente, "A ideia é que toda a alta administração seja composta ou de funcionários de carreira ou de pessoas que venham de fora, mas com perfil técnico, sem indicação política".

Clique para ler a íntegra da matéria

22/08/16 

 
     
 

Passatempos ajudam a estimular a memória

Ter um hobby é uma das melhores maneiras de estimular o cérebro. E um cérebro ativo é mais saudável e capaz de concentrar-se e produzir com mais rapidez. Os especialistas dão a dica: o ideal é buscar sempre novas atividades porque, quando saímos da zona de conforto, nosso cérebro cria novas conexões entre os neurônios (sinapses), favorecendo a memória. Incluem-se na lista de atividades práticas esportivas, musicais, artesanato, fotografia, coleções, jardinagem, etc.

Leia a íntegra da matéria

 
     
 

Parabenize os aniversariantes da semana

22 MARIA BRIGIDA MENHEM MONTEIRO PA 
23 SONIA CASTRO MADUREIRA RJ 
23 MARLY SANTOS PEREIRA RJ
25 JANE BARBOSA APARICIO RJ 
25 NILZA DOS SANTOS SANTIAGO PAZ DF 
25 MARLI WESTPHAL SP
26 MARIA DA GRAÇA POLARY BRAGA MA 
26 ALECI RIBEIRO DA CONCEICAO RJ 
26 JOAO LUIZ VIEIRA DA ROSA PR 
26 WAGNER SAPETTI SP
27 SOFIA AGUILAR DE GIANI RJ 
27 LUIZ GONZAGA DA SILVA RJ 
27 NERO PASTANA DE SOUZA RJ 
29 EDUARDO ALFONSO SANTIAGO PEDRO JUAN AGUAYO MUNIZAG RJ 
29 LUIZ PETRONILO SOARES RJ 
29 SERGIO MAIA PENA RJ

22/08/16 

 
     
   
     
 
As notícias dos boletins anteriores podem ser acessadas pelo site www.aspas.org.br
 
 
Este boletim foi enviado pela assessoria de comunicação da ASPAS.
Se você não deseja receber mais o Boletim, envie uma mensagem para cancelar@aspas.org.br