Boletim Eletrônico da ASPAS - 06 de fevereiro de 2017

 
 
 
06 de fevereiro de 2017
 
 

ASPAS é convidada para Audiência Pública que vai debater o polêmico projeto 268/2016, em Brasília

O presidente da ASPAS, Paulo Coimbra, indicou o Conselheiro Deliberativo da ASPAS, Hélio Carlos Gehrke, para representar nossa Associação na Audiência Pública sobre o Projeto de Lei - PLP 268/2016, que ocorrerá na OAB/DF no próximo dia 7, terça-feira.

Em resumo, o PLP 268 visa atualizar a Lei Complementar nº 108/2001, detalhando vários de seus artigos, incluindo novos procedimentos e excluindo itens que não mais se aplicam.

Há, entretanto, alguns dispositivos muito preocupantes, como a proibição de eleição de diretores das entidades patrocinadas por empresas e órgãos públicos e também a redução a um terço da representação dos participantes nos Conselhos Deliberativo e Fiscal. De acordo com o texto, as vagas tiradas dos verdadeiros donos dos fundos de pensão serão entregues a conselheiros "independentes" e a diretores contratados no mercado por "empresas especializadas".

Ou seja, dos seis membros do Conselho Deliberativo, o patrocinador indicaria dois e ele ou o Fundo indicariam (contratariam) outros dois "do mercado". Já os participantes elegeriam apenas dois, sem poder real de interferência nos rumos do Fundo. Alteração semelhante seria introduzida no Conselho Fiscal.

Espera-se que a consolidação das posições recebidas dos fundos de pensão, das associações de participantes e de outras entidades envolvidas com o tema possa sensibilizar o Congresso Nacional, retirando a urgência do projeto e propiciando uma ampla discussão e reavaliação com os setores interessados.

06/02/17

 
     
 

PLS 361/2015 pode obrigar dirigentes da PREVIC à sabatina prévia no Senado


Pronto para votação na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado Federal, o Projeto de Lei Suplementar 361/2015 prevê medidas com o objetivo alegado de melhorar a fiscalização dos fundos de pensão, como a sabatina aos novos dirigentes da Superintendência de Previdência Complementar (Previc) pelo Senado. Além disso, o PL estipula regras adicionais de controle e transparência também sobre o Conselho Nacional de Previdência Complementar (CNPC).

Clique aqui para ler a íntegra da notícia

06/02/17

 
     
 

Reunião mensal da ASPAS esclareceu associados sobre o terrível "Caso Porcão"

Na reunião mensal com associados da ASPAS, realizada no último dia 1º, o presidente da ASPAS, Paulo Coimbra, expôs aos presentes sobre o terrível "Caso Porcão" e a participação da Associação nos processos judiciais, tanto na Vara Cível, quanto na Vara do Trabalho, detalhando aspectos dos riscos que envolvem nosso patrimônio no SERPROS.

"Esperamos que a entrada da ASPAS como interessada nos dois processos auxiliem numa decisão favorável aos nossos interesses", explicou Coimbra.

Foram apresentados, também, alguns dos benefícios que a ASPAS pretende implantar brevemente e que serão divulgados, oportunamente, à medida que sejam concretizados.

Se você quer entender melhor o Caso Porcão, veja nossos boletins anteriores clicando aqui e aqui.

06/02/17

 
     
 

Cuide da hidratação neste verão forte

Com o forte calor deste verão e o sol a pino na maioria dos estados brasileiros, todos devem estar muito atentos à hidratação e alimentação nesses dias quentes. De acordo com o Ministério da Saúde, "nosso metabolismo sofre alteração para se adaptar às altas temperaturas e uma das consequências disso é o aumento da transpiração". Daí a importância de se ingerir, além da água e sucos, mais futas, verduras e legumes, alimentos que auxiliam na hidratação corporal e reposição de sais minerais eliminados com a sudorese.


Confira essa e outras dicas clicando aqui

06/02/17

 
     
 

Aplicativos de paquera on-line têm segmentação para maiores de 50

A internet está cada vez mais ajudando a promover encontros entre pessoas com interesses comuns. Os aplicativos (App) especializados em paquera se multiplicaram e há opções para todos os gostos: App's para terceira idade, para pessoas acima do peso, para encontros entre evangélicos e por aí vai.

Clique aqui para ler a íntegra da matéria

06/02/17

 
     
 

Parabenize os aniversariantes da semana

06 ANA CARMEN DE CARVALHO GOYOS MADI SP 
06 ANAX XAVIER DE ALBUQUERQUE RJ 
07 ANA MARIA CAVALCANTE DE VASCONCELOS CE 
07 LUIZA RITA TRINDADE RJ 
07 LEILA DOS SANTOS SILVA RJ 
08 PAULO CESAR DA CONCEIÇÃO COTTA RJ 
08 MARIA TEREZINHA CRISTINO PEREIRA SP


08 ARLINDO PEREIRA DA SILVA RJ 
09 SONIA ALVES CASAES RJ 
09 REINALDO JOSÉ DE ALMEIDA RJ 
09 EDNA MARIA DO NASCIMENTO DF 
09 MARIA DA GRACA MARINHO DA SILVA SP 
10 MARIA TEREZINHA BERNARDES DE MELO DF 
11 MARIA APARECIDA NEVES SP


11 JULIO NAVI JUNIOR SP 
11 IZABEL BUZZATTI PACHECO RS


12 ARLETT ARAUJO DE FREITAS RJ 
12 HESIONE SOARES LAGE RJ 
12 ANGELA DU BOCAGE ALVES RJ 
12 SYLVIO DE CARVALHO E SILVA MATTOS BA

06/02/17

 
     
   
     
 
As notícias dos boletins anteriores podem ser acessadas pelo site www.aspas.org.br
 
 
Este boletim foi enviado pela assessoria de comunicação da ASPAS.
Se você não deseja receber mais o Boletim, envie uma mensagem para cancelar@aspas.org.br