Boletim Eletrônico da ASPAS - 27 de fevereiro de 2019

 
 
 
27 de fevereiro de 2019
 
 

Serpro tem novo Diretor Presidente

Na última 3ª feira, dia 26 de fevereiro, Caio Mário Paes de Andrade foi empossado pelo Conselho de Administração do Serpro como novo presidente da empresa

O Conselho de Administração do Serpro deu posse, na última 3ª feira, 26 de fevereiro, ao novo presidente do Serpro, Caio Mário Paes de Andrade, empreendedor serial com sucesso em tecnologia de informação, mercado imobiliário e agronegócio.

Caio tem formação em Comunicação Social pela Universidade Paulista, pós-graduação em Administração e Gestão pela Harvard University e Mestrado em Administração de Empresas pela Duke University. Liderou mais de 20 processos de M&A (fusões e aquisições), incluindo consolidações de empresas, aquisições estratégicas e minoritárias, captações com investidores institucionais, spin off (quando uma tecnologia de empresa resulta no desdobramento de outras já existentes).

É fundador e conselheiro do Instituto Fazer Acontecer, organização autossustentável que busca impacto positivo em quatro mil crianças e adolescentes por meio do esporte no semiárido baiano. Ao longo de sua vida profissional, recebeu várias premiações, entre elas, empreendedor do ano i-Best (2002); 100 Best PlacetoWork 2006 (Maber) e 100 Best PlacetoWork 2010 (Maber).

27/02/19

 
     
 

10ª Reunião do Conselho Deliberativo da ASPAS será nos dias 12 e 13 de março

Ampliada com o Conselho Fiscal e a Diretoria, a reunião acontece na semana seguinte ao Carnaval. Contas e Estatuto na pauta

Nos dias 12 e 13 de março, primeiras 3ª e 4ª feiras após o Carnaval, o Conselho Deliberativo da ASPAS realiza sua 10ª Reunião Ordinária da Gestão 2017/2020 - a primeira de 2019. A reunião, que é ampliada com a participação dos Conselheiros Deliberativos e Fiscais, e da Diretoria Executiva da ASPAS, ocorrerá na sede da Associação, no centro do Rio. No dia 12, a reunião acontece das 14h às 18h, e no dia 13, das 9h às 12h30.

Nesta reunião, os conselheiros examinarão demonstrativos financeiros de 2018 e os atos da Diretoria. A Diretoria apresentará, também, sua proposta de atualização do Estatuto da ASPAS, que precisa ser adequado ao novo endereço da Associação, entre outros detalhes.

Veja aqui a Convocação assinada pelo Presidente do Conselho Deliberativo.

27/02/19

 
     
 

Recesso de Carnaval começa no dia 1º, sexta-feira

A exemplo do SERPROS, a ASPAS não funcionará na próxima 6ª feira, dia 1º de março, seguindo a orientação do decreto RIO-45674, de 15/02/19, que estabeleceu a data como ponto facultativo.

Nosso Boletim Eletrônico volta a circular na primeira 2ª feira após o Carnaval, dia 11/03.

27/02/19

 
     
 

Próximo almoço mensal de confraternização será em abril

Considerando que nosso próximo almoço mensal de confraternização cairia no dia 6 de março (primeira 4ª feira do mês e também 4ª feira de cinzas), decidimos não realizar o almoço em março. Em abril nosso festivo encontro estará de volta.

27/02/19

 
     
 

Aposentado que ainda trabalha pode sacar o FGTS todo mês? Entenda as regras

É comum no Serpro, mas algum colega ainda pode desconhecer este direito. Pela lei, os trabalhadores com carteira assinada que se aposentam e continuam trabalhando na mesma empresa, têm direito a sacar o valor depositado mensalmente em seu Fundo de Garantia pelo empregador.

O FGTS equivale a 8% do salário do funcionário com carteira assinada e não é descontado da remuneração. Isso quer dizer que se o aposentado tem um salário de R$ 1.000, ele pode retirar todos os meses R$ 80 do FGTS. No final do ano, dá cerca de um salário a mais no bolso.

Mas atenção: este saque mensal só vale se o aposentado continuar trabalhando na mesma empresa. Se mudar, só pode usar o fundo nas mesmas situações de um trabalhador normal. O trabalhador normal só pode sacar o fundo em certas ocasiões, como financiamento da casa própria, doença grave ou demissão.

O saque não é obrigatório, pode continuar no FGTS, e também não precisa ser mensal. Se deixar de sacar um mês, o beneficiário pode retirar o dinheiro do mês anterior e do atual de uma só vez. Ou pode deixar acumular alguns meses para sacar, como preferir.

COMO SACAR O FGTS MENSAL?

O aposentado que continua trabalhando na mesma empresa em que se aposentou pode pedir em uma agência da Caixa o agendamento mensal do saque do FGTS. O dinheiro é transferido para conta-corrente da própria Caixa ou de outro banco que o segurado preferir.

Para pedir o agendamento do FGTS mensal, o aposentado precisa apresentar para a Caixa:

  • Documento que comprove a aposentadoria fornecido pela Previdência Social ou órgão equivalente;
  • Carteira de trabalho para comprovar o vínculo com a empresa;
  • Documento de identificação com foto.

Mesmo quem já sacou todos os valores do FGTS quando se aposentou pode pedir o agendamento do saque mensal em uma agência da Caixa a qualquer momento, desde que continue na mesma empresa. Se não quiser agendar o saque, o aposentado também pode retirar o dinheiro todo o mês.

Saiba mais aqui.

27/02/19

 
     
 

Carnaval 2019: fã da folia, idoso com Alzheimer ganha 'Carnavô' da família

Da BBC Brasil

O Carnaval era o período mais esperado por Teotonio Pires Ferreira durante a juventude. Na pequena cidade de Cajuri, no interior de Minas Gerais, o aposentado passava a folia em bailes, ao som de marchinhas.

Ferreira tornou-se pai. Passou para os filhos o amor pelo período festivo. Hoje, aos 92 anos, acometido pela doença de Alzheimer, é homenageado anualmente pela família e tem o seu próprio festejo: o "Carnavô".

No domingo passado, os filhos, netos e bisnetos do aposentado se reuniram em mais uma comemoração familiar. Com camisas em homenagem a Ferreira, eles levaram confetes, serpentinas e a alegria do Carnaval para a casa do idoso.

Em uma cadeira de rodas, Ferreira viu a família reunida. As filhas colocaram adereços no pai, como um colar havaiano e um chapéu colorido, e o empurraram ao som das marchinhas que o idoso ouve desde a juventude.

Apesar de Ferreira enfrentar o agravamento do Alzheimer - ele necessita de ajuda para os cuidados mais básicos -, os familiares acreditam que o "Carnavô", realizado há nove anos pela família, traz parte da alegria da juventude para o idoso.

"A nossa comemoração é uma forma de resgatar a história do meu avô. Acredito que ele se sente vivo quando fazemos. É como se ele voltasse a se sentir parte de algo. Trazemos de volta uma época de que ele gosta muito. Além disso, ver a família reunida sempre foi um momento de alegria para ele", diz a estudante Thalita Ferreira, de 30 anos, uma das netas do aposentado.

A história continua aqui.

27/02/19

 
     
 

Bem-estar em cena

Para terapeutas, teatro pode - e deve - ser atividade para idosos

A célebre máxima romana "mens sana en corpore sano" (mente sã em um corpo sadio) tem quase dois mil anos. Há muito sabemos que o segredo para envelhecer com saúde é manter sempre ativos o corpo e a mente. Para alcançar esse equilíbrio, práticas como a yoga ou o pilates se tornaram muito populares. Uma outra modalidade de exercício, no entanto, tem despertado a atenção de pesquisadores pelos resultados efetivos sobre a saúde do idoso, em vários aspectos: o teatro.

Ocorre que aulas de teatro são bastante lúdicas e envolvem muita interação social, fatores fortemente motivacionais na 3ª idade. Durante o processo de aprendizagem artística, o trabalho com texto exercita a memória e estimula a criatividade. Além disso, as aulas também abrangem exercícios físicos e vocais, valiosos para trabalhar a coordenação motora, a resistência física e aeróbica dos mais velhos. O teatro trabalha ainda, com bastante intensidade, a expressão corporal e a criatividade. Ou seja, é uma atividade para lá de completa.

Por conta de todos esses aspectos positivos proporcionados pela atividade teatral, o caso de pessoas que chegam aos palcos por prescrição de seus médicos tem se multiplicado, especialmente pacientes idosos ou com dificuldade de cumprir outros programas de exercícios. 
E não podemos esquecer de mais uma grande vantagem: a liberdade que atuar propicia, encarnando outros papéis e podendo expressar seus sentimentos possui um efeito comprovadamente terapêutico. A preparação dos personagens que serão encenados, por exemplo, representa um convite para que as pessoas olhem para dentro de si próprias, para seus comportamentos e para sua personalidade.

Gostou da ideia? Aproveite! Nunca é tarde para iniciar uma atividade que traga mais cultura e qualidade de vida. Os palcos estão à sua espera!

Você pode ler mais sobre o tema aqui.

27/02/19

 
     
 

Parabenize os aniversariantes da semana

Fevereiro:

25 WALDEMIRO SCHNEIDER DF
25 PAULO JOSE MONTANHA GOULART BA 
26 CELIMAR CAMPOS GEAMBASTIANI BA
26 MARIA LUCIA DINIZ MOURA RJ 
26 MARVIO DOS SANTOS COSTA DF 
27 JULIO CESAR MAIA PINTO GUEDES RJ 
27 JOSÉ MARIA DE FIGUEREDO GUEDES JUNIOR RJ 
27 DJALMA RODRIGUES DE SOUZA MS
27 MARIA DA GRACA MARQUES DE HAES SP
28 LIGIA MARIA ROGGERO BELLE LEMOS RJ 
28 ITA KAUFMANN BERRIO FILHA RJ
28 CLAUDETE DE SOUZA ROCHA SP 
29 ALDA NUNES RJ

Março:

01 MARIA IZAURA DA SILVA PEREIRA BA 
01 CÉLIA CRUZ RAUTA RJ 
01 RONALDO HERBERT LELIS RJ 
01 VANIA MARIA CHAVES ROMAO DA SILVA RN 
02 SUELY PALMARES JASBICK RJ 
02 SEVERINA BARREIRO SANTOS DF 
02 SEBASTIAO AVENALDO MUNIZ SP
03 REGINALDO MARTINS RIBEIRO RJ 
03 SONIA MARIA BARBOSA EVANGELISTA AM 
03 CARMEN LUCIA PEREIRA DO CABONOTAROBERTO BARBOSARJ 
03 LUCIA NASARE MACHADO GATINHO PA 
03 WOLNEY MENDES MARTINS DF 
03 ARILDA DE OLIVEIRA DEA PR 
04 RAFAEL PINHEIRO MG 
04 DINA PINTO DE ALVARENGA RJ 
04 JOSE SIMOES CHACON DF 
05 JOSE FRANCISCO BARBOZA RJ 
05 ERVAL DEPIERI DF 
05 ALBERTO RONAN CANCISSU BA 
05 AUGUSTO CESAR SANTANA BA 
05 DIVALDO GOMES FERNANDES RJ 
06 MARIA AMELIA DO CARMO SOUZA SILVEIRA MG 
07 MIRIAN MARQUES VIEIRA PINTO RJ 
07 ALUYSIO PROVETI DA SILVA RJ 
07 ELIZABETH DE SOUZA RJ 
08 RAIMUNDA ARAUJO PEREIRA RJ 
08 FRANCISCO JOSÉ DE CARVALHO PONCIANO CE 
08 ELBA GOMES DE ANDRADE PR
08 MARLI XAVIER DE SOUZA RJ 
08 ANTONIO FERNANDES DE SOUZA FILHO RJ 
09 ANTONIO CARLOS MARCHESAN RJ
09 LUCIA HELENA GOMES RJ
10 ROBERTO CRUZ DE ALVARENGA PRAZERES RJ 
10 MILEDE MARIA JORGE FÉRES RJ

27/02/19

 
     
 

Você já curtiu a página da ASPAS no Facebook?

Conheça e curta a página da ASPAS no Facebook clicando aqui.

Se ainda não está no Facebook, entre aqui primeiro e crie seu perfil.


 
     
 
 
 

Conheça os benefícios especiais exclusivos 
da ASPAS para seus associados
 
 

A ASPAS defende os interesses de ativos, aposentados e pensionistas em tudo que diz respeito ao fundo de pensão SERPROS e ao direito previdenciário em geral.

Mas a ASPAS oferece muito mais.

Na ASPAS os associados têm os melhores benefícios e convênios. 
Veja aqui e associe-se hoje mesmo.


 
     
 
O MENOR CUSTO. AS MELHORES EMPRESAS.
 
     
 


SEGURO DE VIDA EM GRUPO

As melhores condições do mercado!
Não deixe de consultar! 

Limite de idade: 65 anos.

Novidade: 
SEGURO DE VIDA EM GRUPO SÊNIOR
Para idades entre 66 e 80 anos!

Solicite o cálculo do seguro clicando aqui.

 
     
 


ACIDENTE PESSOAL + FUNERAL (INDIVIDUAL)


Mensalidade: R$ 7,16.
Morte Acidental R$ 16.105,97.
Limite valor do funeral R$ 4.000,00.
Limite de idade: 75 anos.

FORMAS DE PAGAMENTO:
- Cobrança semestral - até 2 (duas) vidas - Carnê;
- Cobrança trimestral - 3 a 5 vidas - Carnê;
- Desconto em folha para assistidos pelo SERPROS.

Mais informações clique aqui.

 
     
 


SISTEMA DE EMERGÊNCIA MÉDICA MÓVEL 
(VIDA EMERGÊNCIAS MÉDICAS)

ORIENTAÇÃO MÉDICA POR TELEFONE - OMT:
COBERTURA: Todo o Brasil. 
MENSALIDADE: R$ 2,00 por pessoa. 
Observação: O associado da ASPAS titular do plano não paga.

Saiba mais clicando aqui.

Acesse aqui o formulário para adesão.

PLANO COMPLETO (OMT + REMOÇÕES EM UTI MÓVEL):
COBERTURA: Somente para Rio de Janeiro, Baixada Fluminense (Duque de Caxias, São João de Meriti, Belford Roxo, Nova Iguaçu, Mesquita e Nilópolis), São Gonçalo e Niterói. 
O plano inclui: 
a) Atendimento Médico pré-hospitalar de emergência (APH) 
b) Atendimento Médico pré-hospitalar de urgência (APH) 
c) Orientação Médica telefônica (OMT) 
MENSALIDADE: R$ 8,20 por pessoa.

Saiba mais clicando aqui.

Acesse aqui o formulário para adesão.

 
     
 


GARANTA SUA DIT - DIÁRIA POR INCAPACIDADE TEMPORÁRIA

A partir de R$ 27,38 mensais.
Limite de idade: 65 anos.

A DIT É MUITO IMPORTANTE PARA QUEM SE APOSENTOU PELO INSS E CONTINUA TRABALHANDO

Com a aposentadoria, perde-se o direito ao auxílio no caso de UM ACIDENTE OU DOENÇA, só havendo cobertura da empresa nos primeiros 15 dias. A DIT serve para complementação da renda após este período.

Saiba mais clicando aqui.

 
     
 


PLANO ODONTOLÓGICO ODONTOPREV

COBERTURA: Todo o Brasil. 
FORMAS DE PAGAMENTO: Cobrança Mensal - Individual a nível de Titular - Boleto. 
O Dependente tem que estar sempre no mesmo Plano do Titular.

Saiba mais clicando aqui.

 
     
 


CONDIÇÕES DIFERENCIADAS EM OUTROS SEGUROS

Clique no tipo de seguro para consultar as condições:

 AUTOMÓVEL
 RESIDENCIAL
 CONDOMÍNIO

 
     
 


CURSO SUPERA - Ginástica para o cérebro

(Exclusivo para o Rio de Janeiro)

O SUPERA é um curso diferente de tudo que você conhece. Com apenas uma aula semanal de duas horas, você conquista uma mente saudável, com mais concentração, raciocínio, memória, criatividade e autoestima.

A ASPAS fechou novos convênios com valores diferenciados para seus associados e dependentes, nas seguintes unidades:

MÉTODO SUPERA COPACABANA: 
35% de desconto na Matrícula de R$309,00 vai para R$200,00 
20% de desconto na Mensalidade de R$339,00 vai para R$271,00 
Material didático que acompanha o curso de 18 meses R$798,00 parcelas de 10 vezes de R$79,80 ou R$700,00 à vista.
Av. Nossa Senhora de Copacabana, 680, Subsolo, A - C, Copacabana - Rio de Janeiro/RJ.
Tel: (21) 3579-3122 / 99602-9527
E-mail: rui.rj.copacabana@metodosupera.com.br / rpmbarroso27@gmail.com

MÉTODO SUPERA FLAMENGO
35% de desconto na Matricula.
20% de desconto na Mensalidade.
Kit do aluno dividido em até 7 vezes, ou até 15% desconto no pagamento à vista.
Rua do Catete, 310, SI 202, Catete - Rio de Janeiro/RJ.
Tel: (21) 3591-3359
E-mail: carlos.flamengo@metodosupera.com.br

MÉTODO SUPERA TIJUCA
Matricula: R$100,00
Mensalidade: R$235,00
Material didático R$800,00 dividido em até 8 vezes no cartão. 
Rua Conde de Bonfim, 425, loja H, Tijuca - Rio de Janeiro/RJ.
Tel: 3069-9794 / 99781-2681
E-mail: adm.tijuca@metodosupera.com.br

Saiba mais clicando aqui.

 
     
 


ESPECIAL COOP - Táxi para cadeirantes


COBERTURA: Rio de Janeiro. 
A ESPECIAL COOP tem como objetivo proporcionar melhor qualidade de vida para os cidadãos cadeirantes, englobando pessoas acidentadas em reabilitação, idosos, e portadores de necessidades especiais temporária ou permanente.

Saiba mais clicando aqui.

 
     
 


HORA E TEMPO - Assistência Técnica de 
Relógios e Joias

(Localizado no Rio de Janeiro)

Serviços com garantia de 1 ano, troca de baterias e pulseiras, com garantia de impermeabilidade. Localizado na 
Av. Rio Branco, nº 120, sala 1202, Centro do Rio. Telefones: (21) 319073-51 ou (21) 98896-2925. Ao utilizar os serviços de consertos de Relógios e Joias, os associados da ASPAS têm 10% de desconto.

Saiba mais clicando aqui.

 
     
 


CAMPI - Centro Avançado de Maquiagem e Produção Internacional

(Localizado no Rio de Janeiro)

O CAMPI tem como missão ser agente de transformação de pessoas através da formação de Profissionais de Maquiagem e Efeitos Especiais, com cursos de capacitação e livres nas áreas de Maquiagem, Pintura e Arte. Associados da ASPAS e seus dependentes têm 15% de desconto em cursos na escola.

CURSOS: Maquiagem Profissional, Maquiagem Air brush, Pintura Corporal, Pintura Facial e Efeitos Especiais. Localizado na Av. Rio Branco, nº 120, sala 417, Centro do Rio. Telefones: (21) 3172-1338 ou (21) 98039-8450.

Saiba mais clicando aqui.

 
     
 

Como fazer para ter direito a todas
essas condições especiais?

Basta se associar à ASPAS.


Importante: todo participante do SERPROS, ativo ou aposentado, pode se associar.


Clique aqui e veja como se associar


OU MAIS INFORMAÇÕES NA ASPAS:
Tels: (21) 3852-9276 / (21) 98055-3939
Email: aspas.br@gmail.com

 
   
     
 
As notícias dos boletins anteriores podem ser acessadas pelo site www.aspas.org.br
 
 
Este boletim foi enviado pela assessoria de comunicação da ASPAS.
Se você não deseja receber mais o Boletim, envie uma mensagem para cancelar@aspas.org.br