Boletim Eletrônico da ASPAS - 10 de maio de 2021

 
 
 
10 de maio de 2021
 
   
     
 

Com o apoio de distintos partidos, Comissão de Ciências, Tecnologia e Informática da Câmara aprova audiência pública para debater Serpro e Dataprev

=> Deputados Federais querem conhecer os riscos e as consequências da proposta do Governo de privatização das estatais

No dia 28 de abril último, a Comissão de Ciências e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados aprovou o REQ 38/2021, de autoria do deputado André Figueiredo (PDT/CE), que requer a realização de audiência pública para debater as consequências de uma privatização do sistema de processamento de dados do governo federal: SERPRO e DATAPREV.

Na ocasião ficou acordado que a audiência pública será realizada em conjunto com a Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público. A deputada Luiza Erundina (PSol/SP) subscreveu o requerimento e citou a reunião da bancada do PSol com a campanha Salve Seus Dados.

Também subscreveu o requerimento o deputado Pedro Vilela (PSDB/AL), pedindo amplo debate, levando em consideração a importância das empresas. Na mesma linha, o deputado Bira do Pindaré (PSB/MA), que também subscreveu o requerimento, acrescentou, a pedido da campanha Salve Seus Dados, alguns convidados. Tão logo seja agendada a audiência pública, informaremos.

NÃO DEIXE DE CONTRIBUIR. É O NOSSO FUTURO QUE ESTÁ EM JOGO

Contribua com o financiamento da campanha Salve Seus Dados. Escolha um desses canais, defina um valor que você possa doar mensalmente e faça sua doação:

Plataforma Abaca$hi
https://abacashi.com/p/salve-seus-dados

Conta da ANED
Banco do Brasil
Agência: 1569-5
Conta corrente: 34056-1 [conta exclusiva da Campanha]
CNPJ: 29.255.585/0001-72
ANED - Associação Nacional dos Empregados da Dataprev

PIX
E-mail da campanha: campanha.salveseusdados@gmail.com

Veja aqui tudo sobre a campanha Salve Seus Dados.

10/05/21

 
     
   
     
   
     
 

A vacina dá resultado! Caem as mortes por covid-19 nos grupos vacinados

=> Grupos já totalmente imunizados contra a Covid-19 têm queda acentuada nos óbitos e atestam a importância da vacina

Segundo um estudo realizado nos últimos três meses pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), a proporção de mortes de idosos com 80 anos ou mais no Brasil caiu desde o início da campanha de vacinação contra a covid-19. A taxa de mortalidade pela covid-19 nessa faixa etária era de 25% a 30% dos infectados pela doença, número que passou para 13% no fim de abril, uma queda em média de 16 pontos percentuais. Entre os pacientes com mais de 90 anos, grupo que abriu a campanha de vacinação, a queda foi ainda maior, 26 pontos percentuais. O estudo mostra que pelo menos 13,8 mil mortes de brasileiros com 80 anos ou mais foram evitadas nesse período de apenas oito semanas.

À medida que a vacinação contra a Covid-19 avança em todo o mundo, números apontam para uma rápida redução nos casos de infecções graves e óbitos causados pela doença nos grupos já imunizados. Essa é uma realidade ainda distante da maior parte da população brasileira, mas que já pode começar a ser sentida pelos primeiros vacinados do país. Pouco mais de três meses após o início da campanha, que atendeu prioritariamente idosos e grupos de risco, quedas rápidas nos números de complicações causadas pelo vírus podem ser observadas - mesmo em meio a um aumento diário no número de novas infecções no país. São dados animadores, que comprovam a importância e a efetividade da imunização para o combate ao Coronavírus.

Outros grupos prioritários da campanha de vacinação, como os profissionais de saúde que atuam na linha de frente do combate ao Coronavírus, também apresentaram números bastante positivos. Segundo o Conselho Federal de Medicina (CFM), houve uma queda de 83% no número de médicos falecidos no mês de março, na comparação com janeiro, quando grande parte dos profissionais atuantes começou a ser imunizada. O mesmo aconteceu entre enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, grupo que observou uma queda de 71% no número de mortos no mesmo período. Entre as populações indígenas, consideradas um dos grupos de maior risco para a covid-19 e que tiveram prioridade na vacinação em alguns estados do Brasil, os óbitos registrados também caíram. No estado do Mato Grosso do Sul, por exemplo, os óbitos nesse grupo caíram 66% entre os meses de janeiro e março.

O CASO DE SÃO PAULO

Com um processo de vacinação contra a covid-19 mais avançado em relação a outras capitais do Brasil, a cidade de São Paulo traz números ainda mais animadores do que a média nacional. Segundo dados divulgados pela Prefeitura, o número de óbitos por causa de complicações do Coronavírus despencou 90% entre toda a população com 60 anos ou mais. Os dados são de abril, tendo como ponto de comparação o mês anterior, março. Esses são números que vão na direção contrária dos dados gerais da pandemia na cidade, que observou um aumento nas taxas de óbito e internação entre adultos de outras idades. Ou seja, somente os grupos vacinados observaram avanços positivos.

10/05/21

 
     
 

Avanços e tropeços da vacinação no Brasil

=> Nosso Programa Nacional de Imunizações é uma esperança, mas as dificuldades preocupam

Em meio ao enfrentamento de um vírus que já matou mais de 410 mil brasileiros até agora, o início do processo de imunização reviveu na população brasileira um sentimento de esperança. Na último dia 30/04, o número de vacinados com a primeira dose chegou a mais de 31 milhões de cidadãos; exatos 31.695.304. Desses, 15.701.409 receberam também a segunda dose. Por um lado, esse número crescente é como uma luz no fim do túnel. Por outro, têm sido anunciadas interrupções e atrasos na aplicação da segunda dose, especialmente da Coronavac, por falta de insumos para sua produção. Afinal, ao compararmos os dados da vacinação no Brasil com os do restante do mundo, como está indo, de fato, a vacinação em nosso país?

Quando analisamos o percentual da população vacinado em cada país, com ao menos uma dose, o Brasil aparece em 68º lugar no mundo. No quesito velocidade de doses aplicadas diariamente por cada 1 milhão de habitantes, o Brasil aparece em 58º lugar. Esta posição infelizmente não acompanha a capacidade de vacinação do país, já que, segundo o Ministério da Saúde, o Brasil tem capacidade instalada para vacinar 2,4 milhões por dia. Apesar disso, durante esta pandemia o Brasil só superou três vezes a marca de 1 milhão de vacinados em 24 horas.

Para imunizar a população no ritmo adequado, é preciso aumentar e garantir a produção de vacinas na exata capacidade de produção do instituto Butantan e da fundação Fiocruz, nossos centros especializados. Para produzir mais de qualquer vacina, é necessário investir na importação ou produção de um insumo essencial, o IFA (ingrediente farmacêutico ativo). A pandemia de Covid-19 está mostrando, portanto, que são severas as consequências da falta de investimentos do Estado Brasileiro para uma maior autonomia de sua indústria farmacêutica.

Nesse quadro, o município do Rio de Janeiro sofreu um adiamento de 7 a 10 dias da segunda dose da Coronavac. O estoque esgotou e as novas remessas da vacina não foram entregues àqueles que já estavam prestes a receber a dose final. Este fato, infelizmente, não foi exclusivo do Rio. Um número indefinido de cidadãos por todo o país sofre com essa falha no cronograma de imunização e, como resultado, estão perdendo a totalidade do nível de proteção que a vacina proporcionaria.

Mesmo com dificuldades, o Programa Nacional de Imunizações (PNI) continua. A esperança que ele desperta, no entanto, vem carregada de sombras, seja pela demora, pelas falhas ou pelo risco de que a demora facilite a chegada de novas cepas. Resta torcer e exigir vacina das autoridades responsáveis. Enquanto isso, alguns países já começam a voltar à vida normal e a sensação do brasileiro é a de quem assiste a vida acontecer pela televisão, ainda sem segurança para sair de casa. Nossa esperança continua e aos poucos aumenta, mas ela não deveria precisar persistir por tempo demais.

10/05/21

 
     
 

Nota de falecimento

Com imensa tristeza comunicamos o falecimento, no último dia 05 de maio, de JOÃO IRAÇU DE LIMA E SILVA, analista de sistemas no Serpro com passagem por Rio e Brasília, aposentado, associado da ASPAS. Externamos nossos sentimentos de pesar e solidariedade aos familiares e amigos.

10/05/21

 
     
   
     
 

Parabenize os aniversariantes da semana

10 GILKA LUIZA BANDEIRA ESPINHEIRA BA
10 MARIA ALINE DA COSTA BARROS RJ
11 MARLENE MARTINS BATISTA RJ
11 FERNANDO RAPOSO NOGUEIRA RJ
11 IVO TORRES DF
11 SARA SEGAL RJ
11 ALMIR SOARES BARBOSA RJ
11 BARTHOLOMEU PALMEIRA BRASIL DF
12 MARIA DULCE MARTINHO ALVES DE SOUZA RJ
12 MARLENE ELOY DA SILVA RJ
12 ALEXANDRE RODRIGUES LOUREIRO SE
12 MARCO AURELIO TAVARES AREAS DF
12 ANA MARIA LINS DE AGUIAR PE
13 ALVARO JOSE DA SILVA RJ
13 CARLOS HENRIQUE BACELLAR BON DF
13 REGINALDO ALVES FEITOSA RJ
13 JOSE CARLOS GUIZZO SP
13 JACY ANTONIETA FERRARO SP
14 JOSE NEWTON DE ARAUJO DF
14 GENARIO CÂNDIDO ROCHA DF
14 JOAO BATISTA TEIXEIRA PETITO RJ
15 OLIVIA MARIA RAMOS DE OLIVEIRA RJ
15 LUIZ CARLOS DA SILVA PR
16 MARA NEY MUNIZ MOTTA RJ
16 MARIA DA CONCEICAO SOARES SANTOS RJ
16 ARLINDA MARIA DE SOUZA PE

10/05/21

 
     
 

Você já curtiu a página da ASPAS no Facebook?

Conheça e curta a página da ASPAS no Facebook clicando aqui.

Se ainda não está no Facebook, entre aqui primeiro e crie seu perfil.


 
     
 
 
 

Conheça os benefícios especiais exclusivos
da ASPAS para seus associados
 
 

A ASPAS defende os interesses de ativos, aposentados e pensionistas em tudo que diz respeito ao fundo de pensão SERPROS e ao direito previdenciário em geral.

Mas a ASPAS oferece muito mais.

Na ASPAS os associados têm os melhores benefícios e convênios.
Veja aqui e associe-se hoje mesmo.


 
     
 
SEGUROS E BENEFÍCIOS COM O MENOR CUSTO E AS MELHORES EMPRESAS DO MERCADO.
 
     
 

Como fazer para ter direito a todas
essas condições especiais?

Basta se associar à ASPAS.


Importante: todo participante do SERPROS, ativo ou aposentado, pode se associar.


Clique aqui e veja como se associar


OU MAIS INFORMAÇÕES NA ASPAS:
Tels: (21) 3852-9276 / (21) 98055-3939
Email: aspas.br@gmail.com

 
   
     
 
As notícias dos boletins anteriores podem ser acessadas pelo site www.aspas.org.br
 
 
Este boletim foi enviado pela assessoria de comunicação da ASPAS.
Se você não deseja receber mais o Boletim, envie uma mensagem para cancelar@aspas.org.br