Boletim Eletrônico da ASPAS - 17 de maio de 2021

 
 
 
17 de maio de 2021
 
 

SBC lança manifesto contra privatização de Serpro e Dataprev subscrito por mais 27 entidades

=> Para o mundo técnico-científico brasileiro, "delegar os serviços do Serpro e Dataprev a entes privados coloca em risco a segurança de pessoas e instituições, e pode até mesmo comprometer os interesses nacionais"

A SBC - Sociedade Brasileira de Computação - publicou em sua página na internet manifestação contrária à privatização de Serpro e Dataprev. Seu manifesto é assinado também por 27 outras importantes entidades da área técnico-científica.

Para a inteligência brasileira, essas empresas do Estado detêm dados cruciais dos cidadãos e a privatização põe em risco os brasileiros, nossas instituições e os interesses nacionais.

O documento alerta que "vivemos a economia dos grandes volumes de dados que frequentemente são explorados para a avaliação de comportamentos individuais e coletivos com objetivos não declarados, como o oferecimento de serviços, produtos e vigilância".

Ao final, a SBC se posiciona contra a privatização de Serpro e Dataprev, e "apela para que o governo federal discuta o assunto amplamente com a sociedade".

Leia aqui a íntegra da nota da SBC e mais 27 entidades.

NÃO DEIXE DE CONTRIBUIR. É O NOSSO FUTURO QUE ESTÁ EM JOGO

Contribua com o financiamento da campanha Salve Seus Dados. Escolha um desses canais, defina um valor que você possa doar mensalmente e faça sua doação:

Plataforma Abaca$hi
https://abacashi.com/p/salve-seus-dados

Conta da ANED
Banco do Brasil
Agência: 1569-5
Conta corrente: 34056-1 [conta exclusiva da Campanha]
CNPJ: 29.255.585/0001-72
ANED - Associação Nacional dos Empregados da Dataprev

PIX
E-mail da campanha: campanha.salveseusdados@gmail.com

Veja aqui tudo sobre a campanha Salve Seus Dados.

17/05/21

 
     
 

Assembleia virtual da ASPAS começa dia 24 de maio. Em pauta, a recuperação de perdas no FGTS

Veja o Edital de Convocação abaixo, publicado no Monitor Mercantil em 13/5 último. Participe através do nosso site (https://aspas.org.br)!

17/05/21

 
     
   
     
 

INPC acumulado de 7,59% reajustará benefícios no SERPROS

O INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) acumulado em 12 meses, até abril deste ano, foi de 7,59%. Este é o índice, portanto, que reajustará os benefícios dos assistidos do SERPROS, pelo menos daqueles que já estão aposentados há 12 meses ou mais. A data-base dos participantes é 1º de maio e o reajuste vale a partir desta data.

Tanto para o PS-I quanto para o PS-II, os benefícios dos assistidos são atualizados anualmente sempre com base no INPC acumulado entre maio do ano anterior e abril deste ano, índice que é apurado nas primeiras semanas de maio.

17/05/21

 
     
   
     
 

Carteira Nacional Digital de Vacinação permite usuário acompanhar informações sobre doses aplicadas contra a Covid

=> Serviço está disponível pelo aplicativo Conecte SUS ou pelo site do Ministério da Saúde

De O Globo

As informações sobre as vacinas contra a Covid-19 aplicadas podem ser acompanhadas pelo usuário na Carteira Nacional Digital de Vacinação, ferramenta disponível no aplicativo Conecte SUS, do Ministério da Saúde.

Quem já foi imunizado pode acessar o app para consultar detalhes, como o tipo de vacina que recebeu, o lote de fabricação e a data em que a dose foi tomada, além de poder emitir, através de um QR Code, a certificação digital. A plataforma recebe dados de vacinação lançados no Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI).

Além de possibilitar o controle da vacinação contra a Covid, o aplicativo terá outras funcionalidades: disponibilização de exames, atendimentos, retirada de medicamentos, acesso ao formato digital do Cartão Nacional de Saúde (o Cartão SUS), além de outras informações de saúde.

O Conecte SUS está disponível para celulares nas lojas virtuais Google Play (Android) e Apple Store (IOS), e pode também ser acessado pelo site ao clicar aqui. O cadastro pode ser feito com o CPF.

Não é obrigatório ser usuário do Conecte SUS para ser vacinado contra a Covid-19. Quando o usuário estiver na sua fase de vacinação, basta se dirigir ao posto de saúde portando documento de identificação com número do CPF. No local, também poderá ser feito o cadastro na base de dados do Ministério da Saúde, caso seja necessário.

Quem foi vacinado e teve os dados enviados ao Ministério da Saúde pode retirar o comprovante de vacina, o Certificado Nacional de Vacinação Covid-19. O documento pode ser emitido pelo Conecte SUS, aplicativo e web. No app, pela ferramenta Valida QR Code, ou no site, é possível validar o certificado, utilizando o código validador ou a câmera de leitura. O documento é válido por um ano. Se um novo certificado for emitido, o anterior não poderá mais ser utilizado.

CERTIFICADO INTERNACIONAL

Para viagens ao exterior, o documento válido é o Certificado Internacional de Vacinação. Mas, segundo informação do Governo Federal em site oficial, no momento não há determinação da OMS e do Ministério da Saúde para emissão de CIVP da vacina de Covid-19.

Saiba mais sobre o Certificado Internacional aqui.

17/05/21

 
     
 

A relação entre fake news e saúde mental

=> Entenda quais efeitos nocivos as notícias falsas podem causar e confira dicas para se proteger nas redes

Atualmente, além de batalhar contra o Coronavírus, vivemos em paralelo uma segunda crise em nossa sociedade: o rápido alastramento de desinformação nas redes. Em todo o mundo, cresce o número de notícias falsas circulando diariamente, uma realidade que tem gerado graves consequências. Segundo médicos e pesquisadores, além de trazer efeitos sociais, as "fake news" também têm afetado individualmente a saúde mental de muitas pessoas, sendo inclusive vinculadas ao agravamento de quadros como depressão, ansiedade e crises de pânico.

O que explica a relação entre saúde mental e fake news é a abordagem utilizada pelos idealizadores desse tipo de conteúdo. Criadas para manipular ou interferir na opinião pública, as notícias falsas costumam ser elaboradas a partir de estratégias de comunicação que visam provocar uma resposta emocional no leitor. A redação dessas notícias falsas costuma ser construída de forma a trazer à tona sentimentos como raiva, medo, desconfiança e indignação - sensações que ativam em nosso cérebro um "modo sobrevivência", que nos deixa em constante alerta. Assim, essas respostas emocionais geradas intencionalmente acabam funcionando como gatilhos para quadros como crises de ansiedade, por exemplo. Naturalmente, os pacientes que previamente já apresentavam uma saúde mental mais debilitada tendem a ser ainda mais vulneráveis a esse tipo de situação.

UMA EPIDEMIA DURANTE A PANDEMIA

Avaliando o grande aumento no número de notícias falsas após declarar que vivíamos uma pandemia causada pela Covid-19, ainda no início de 2020, a Organização Mundial da Saúde (OMS) chamou atenção para a situação. O órgão afirmou que enfrentamos um grave problema de saúde pública gerado pelas fake news, uma epidemia global de desinformação, que foi denominada de infodemia. "Não estamos lutando apenas contra uma epidemia, estamos lutando contra uma infodemia", afirmou Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da OMS.

Ainda segundo a OMS, a infodemia é caracterizada por um grande aumento repentino no fluxo de informações sobre um determinado assunto - o que aconteceu com notícias acerca do Coronavírus. Há, naturalmente, uma grande demanda por informações sobre a doença, mas o perigo mora na enorme quantidade de fake news que se utilizam do contexto pandêmico para manipular o leitor.

COMO SE PROTEGER DAS NOTÍCIAS FALSAS?

Em resposta ao contexto de incerteza trazido pela pandemia, é natural consumir mais notícias e buscar novas informações. Com isso, consequentemente, aumentam as chances de exposição a notícias falsas - o que acende o alerta para a necessidade de adotar alguns cuidados. Uma das ações mais recomendadas neste momento é o consumo prioritário de informações que sejam oriundas de fontes confiáveis, como por exemplo as empresas de mídia que fazem parte do consórcio veículo de imprensa, criado especialmente para levantar dados sempre atualizados sobre a Covid-19, através de um acompanhamento diário frente às 27 secretarias estaduais da Saúde do País.

Outra atitude que ajuda a reduzir as chances de contato com notícias falsas e também a amenizar sintomas de ansiedade é limitar o tempo de acesso à notícias sobre a pandemia. É importante definirmos momentos específicos para conferir jornais e portais de notícias, evitando passar o dia inteiro conferindo as novas manchetes. Para auxiliar nessa missão, uma boa sugestão é desativar do celular e do computador as notificações de sites ou aplicativos de notícias. O mesmo vale para o hábito de deixar a televisão sempre ligada no noticiário, que também deve ser evitado - o ideal é escolher um ou dois programas para acompanhar diariamente.

17/05/21

 
     
   
     
 

Parabenize os aniversariantes da semana

17 THOMAZ ISMAEL PORPHIRIO RJ
17 ROSIRIS VILHEGAS TOMMASI SP
18 MARIA FERNANDA CRUZ MARCONDES DF
18 STELLA MANDES SMIDT NARDELLI RJ
19 DEUSALINDA KUNISAWA RJ
19 HORACIO ANTONIO MOTTA SP
19 SILVIO RASZL SP
20 PAULO ROBERTO PEREIRA LAGRECA RJ
21 REGINA MARIA DA CONCEIÇÃO RJ
21 JOÃO CARLOS BARBOSA RJ
21 ANGELA MELO E SILVA PA
21 MARIA LUCIA VIANNA RJ
21 CARMEN LUCIANE LAVIGNE FREIRE BA
22 JOAO DE DEUS MARTINS RJ
22 Rogerio Silva MG
22 ARTHUR SOARES XAVIER FERREIRA RJ
23 ANTONIO CARLOS MAIA RJ
23 JOSÉ EDUARDO MACEDO DE OLIVEIRA RJ
23 MIRNA MARIA DE SOUZA RJ
23 PEDRO ADRIANO GIRAO RJ
23 ROZENA SPINDOLA DA SILVA RJ

17/05/21

 
     
 

Você já curtiu a página da ASPAS no Facebook?

Conheça e curta a página da ASPAS no Facebook clicando aqui.

Se ainda não está no Facebook, entre aqui primeiro e crie seu perfil.


 
     
 
 
 

Conheça os benefícios especiais exclusivos
da ASPAS para seus associados
 
 

A ASPAS defende os interesses de ativos, aposentados e pensionistas em tudo que diz respeito ao fundo de pensão SERPROS e ao direito previdenciário em geral.

Mas a ASPAS oferece muito mais.

Na ASPAS os associados têm os melhores benefícios e convênios.
Veja aqui e associe-se hoje mesmo.


 
     
 
SEGUROS E BENEFÍCIOS COM O MENOR CUSTO E AS MELHORES EMPRESAS DO MERCADO.
 
     
 

Como fazer para ter direito a todas
essas condições especiais?

Basta se associar à ASPAS.


Importante: todo participante do SERPROS, ativo ou aposentado, pode se associar.


Clique aqui e veja como se associar


OU MAIS INFORMAÇÕES NA ASPAS:
Tels: (21) 3852-9276 / (21) 98055-3939
Email: aspas.br@gmail.com

 
   
     
 
As notícias dos boletins anteriores podem ser acessadas pelo site www.aspas.org.br
 
 
Este boletim foi enviado pela assessoria de comunicação da ASPAS.
Se você não deseja receber mais o Boletim, envie uma mensagem para cancelar@aspas.org.br