Boletim Eletrônico da ASPAS - 02 de agosto de 2021

 
 
 
02 de agosto de 2021
 
 

Candidatos aos Conselhos do SERPROS se apresentam em 'live" nesta 3ª feira, dia 3 de agosto

=> Evento ao vivo pode ser acompanhado pela internet

O SERPROS promoverá duas 'lives' (transmissões ao vivo) nesta terça-feira (3/8) com os candidatos aos Conselhos Deliberativo e Fiscal. Segundo a Comissão Eleitoral, "o objetivo é dar transparência ao processo e contribuir para que todos os participantes e assistidos tenham conhecimento a respeito dos seus candidatos e das respectivas propostas de campanha".

As transmissões serão realizadas nos seguintes horários:

10h às 12h: candidatos ao COF (acesse aqui!)
15h às 17h: candidatos ao CDE (acesse aqui!)

Cada 'live' terá três etapas: Apresentação dos candidatos; Respostas dos Candidatos a perguntas elaboradas pela Comissão Eleitoral e Considerações Finais.

O evento será realizado de forma remota, por meio da ferramenta Teams.

O evento on-line e ao vivo será gravado e os vídeos ficarão disponíveis no canal do SERPROS no YouTube, até o final do processo eleitoral.

02/08/21

 
     
 

A ASPAS e as eleições para os Conselhos do SERPROS

=> Propugnamos nossos associados, e os participantes que confiam na atuação da ASPAS, a se informarem muito bem sobre "quem é quem" nestas eleições do SERPROS. E votarem!

No próximo dia 5, quinta-feira, às 8 horas, tem início a votação para a escolha de dois Conselheiros Deliberativos e um Conselheiro Fiscal para o SERPROS.

A ASPAS tem sido, há vários anos, partícipe da luta para que nosso Fundo de Pensão percorra sempre os melhores caminhos em sua gestão. Da boa e correta administração de seus recursos depende nossa aposentadoria.

Em passado não tão longínquo, entre 2011 e 2015, vivemos um período tenebroso, com o SERPROS mergulhado em irregularidades, investimentos temerários - que o Ministério Público Federal e a Polícia Federal investigam se foram fraudulentos -, denúncias de corrupção e punições da Previc. Naqueles poucos anos, R$ 1,26 bilhão do nosso patrimônio no Fundo foram investimentos temerários e cerca de R$ 1,115 bilhão já está provisionado como perdas. E ainda há bombas milionárias que estamos tentando desarmar, ligadas a negócios muito suspeitos com o Grupo Porcão.

Qualquer um que tenha participado daquela administração e sido conivente com aquele horror, merecerá nossa desconfiança e reprovação. Por outro lado, aqueles que, naquele momento crucial, lutaram e combateram em defesa do nosso patrimônio, merecem nosso aplauso e nossa eterna gratidão. Há outros que se omitiram, mas estes fizeram sua opção pela irrelevância histórica.

Propugnamos nossos associados, e os participantes que confiam na atuação da ASPAS, a se informarem muito bem sobre "quem é quem" nestas eleições do SERPROS.

E votem para que continuemos a ter Conselheiros Eleitos que sejam uma voz firme e coerente dos participantes em defesa de nossos legítimos interesses. Por um SERPROS consolidado, livre de interesseiros e inescrupulosos, e que garanta a nossa aposentadoria agora e no futuro.

Gostaríamos de bradar "todos às urnas!", mas a eleição é virtual. Então, todos ao site do SERPROS para votar!

02/08/21

 
     
 

Votação no SERPROS começa dia 5, às 8h. Verifique se sua senha está ativa na Área Restrita do site do SERPROS. Vai precisar para votar

=> Entre agora no site do SERPROS e recupere sua senha desde já

As eleições para o Conselho Deliberativo e para o Conselho Fiscal do SERPROS ocorrerão das 8 horas do dia 5 às 12 horas do dia 19 de agosto próximo. A votação será exclusivamente pela internet (site ou app).

Como proceder?

Para votar, o participante (ativo, aposentado ou pensionista) terá que acessar a área restrita no site do SERPROS e informar seu CPF e sua senha.

Portanto, verifique se sua senha está ativa na Área Restrita do site do SERPROS. Se você ainda não tem sua senha ou a esqueceu, proceda como indicado abaixo o mais urgente possível, para evitar problemas durante o período de votação.

- Acesse a Área Restrita no site do SERPROS (clique aqui);
- Clique em "Esqueci Minha Senha";
- Preencha os campos solicitados.

A nova senha será enviada pelo SERPROS para seu e-mail cadastrado (confirme se seu cadastro está atualizado). Em caso de dificuldade, procure a ASPAS. Estamos à disposição desde já dos interessados para assessorar neste procedimento de cadastro e senha.

PODE VOTAR PELO APP SERPROS

Agora, além do computador, poderemos votar nas eleições do SERPROS também pelo celular. Basta baixar no celular o aplicativo (app) SERPROS. Essa alternativa facilita a participação dos eleitores, que poderão votar de qualquer lugar, desde que haja sinal de internet.

COMO BAIXAR O APP EM SEU CELULAR

Sistema Android (smartphones em geral):

1. Assim que você abrir o seu celular e desbloquear a tela, procure por um aplicativo chamado Google Play ou por Play Store. (esse aplicativo já vem instalado em todos os celulares Android);
2. Feito isso, clique nele.
3. Na barra de cima, faça a busca por "app SERPROS".
4. Clique no aplicativo e em seguida, clique em "Instalar";
5. Espere o tempo para o download terminar.
6. Pronto. O ícone do app foi salvo em algum lugar de sua tela. Localize e abra quando quiser.

É fácil e rápido. Participe das eleições!

02/08/21

 
     
   
     
   
     
 

Seus exames de rotina estão em dia?

=> Muitos brasileiros não realizaram o check-up anual durante a pandemia. Entenda riscos e confira como comparecer às consultas de forma mais segura

Por conta das recomendações de isolamento social como medida de prevenção ao Coronavírus, muitos brasileiros deixaram de realizar, ao longo da pandemia, os exames de rotina que devem ser realizados anualmente. De acordo com a Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (Abramed), a procura por serviços de diagnóstico e ambulatoriais caiu cerca de 40% nesse período. Apesar desse cuidado ter sido importante para evitar o contato com o vírus, o outro lado da questão é que essa situação pode acabar gerando preocupantes consequências para os pacientes. Por isso, médicos alertam que quem não realizou as devidas consultas de rotina no último ano deve procurar seus médicos e realizar os exames indicados, em especial pacientes dos grupos de risco, como os idosos e portadores de doenças crônicas.

Junto com a menor ida ao médico, foi observada também uma grande redução na realização de exames laboratoriais durante a pandemia. Segundo uma pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML) e pela Câmara Brasileira de Diagnóstico Laboratorial (CBDL), 58% dos pacientes entrevistados decidiram adiar ou reduzir o número de exames realizados por conta da pandemia.

A importância de realizar anualmente consultas para um "check-up" da saúde e realizar exames de monitoramento está relacionada à melhor chance de recuperação do paciente. Isso acontece porque, para grande parte das doenças, em especial as oncológicas, o diagnóstico precoce é fundamental para o sucesso do tratamento. No caso de pacientes que já apresentam quadros crônicos de doenças como diabetes e hipertensão, as consultas também são fundamentais para o tratamento contínuo e para monitorar a estabilidade do organismo nesses casos.

É POSSÍVEL REALIZAR CONSULTAS E EXAMES COM SEGURANÇA

Embora ainda estejamos sob recomendação de isolamento social, uma grande parte dos pacientes que necessitam com mais urgência realizar as consultas de rotina anualmente já está vacinada, por se tratar também do grupo prioritário para imunização. Isso reduz o risco de vulnerabilidade dessa parcela da população ao Coronavírus, o que garante alguma segurança para o retorno às consultas e exames. A vacina não impede, no entanto, que o paciente contraia o vírus, apenas atua para reduzir suas complicações. Por esse motivo, é preciso sempre atentar às condições de higiene da clínica escolhida para a realização das consultas e exames necessários.

A principal dica é buscar por locais que trabalhem apenas com horário marcado, evitando aglomerações em salas de espera e um longo tempo de exposição ao ambiente externo. Essas informações podem ser obtidas previamente através das centrais de atendimento de cada estabelecimento e também pela internet. Além disso, no dia da consulta, o paciente também deve ficar atento, ao chegar no local escolhido, se o estabelecimento segue normas de desinfecção e segurança e evitar permanecer em salas que estejam eventualmente cheias ou com pouco espaço para distanciamento entre os pacientes. Além disso, é claro, a utilização de máscara ainda segue sendo extremamente necessária, sendo preferencialmente recomendado o uso dos modelos PFF2 ou N95, que garantem maior proteção.

02/08/21

 
     
   
     
 

Parabenize os aniversariantes da semana

01 SILVIO MARTINS SC
01 NELSON DUARTE CALLADO SP
01 CLENIRA SILVA BARROS MG
01 ELIZIA MARIA MARCAL DE CARVALHO PA
01 MARINA GERMANO BITTENCOURT RJ
01 FERNANDO ANTUNES COIMBRA RJ
02 AUREO SEBASTIÃO TESSEROLI DE LIMA PR
03 VANIA MARIA LUNA SANTOS RJ
03 SERGIO ANGELO GRANDO RS
04 JORGE BENJAMIN DE AZEVEDO DF
05 XISTO JOSE SIMOES RJ
05 ALVARO OSORIO PINTO RJ
05 PAULO BARBOSA COIMBRA RJ
05 JOSÉ LUIZ STARONI RJ
06 JOSÉ ROBERTO PORTELA DE SOUZA RJ
06 DARCI SOARES DA SILVA RS
06 ORLANDO DE SOUZA PEREIRA RJ
07 LUIZ ANTÔNIO ALVES DOS SANTOS DF
07 SÍLVIA SATALINO SP
08 CARLOS MANOEL GUIMARAES DA SILVA DF
08 ALVARO PROCOPIO DE OLIVEIRA RJ
08 ROBERTO CARLOS MOREIRA RS
08 ZELIA MARIA BARROS BRITO DO NASCIMENTO BA

02/08/21

 
     
 

Você já curtiu a página da ASPAS no Facebook?

Conheça e curta a página da ASPAS no Facebook clicando aqui.

Se ainda não está no Facebook, entre aqui primeiro e crie seu perfil.


 
     
 
As notícias dos boletins anteriores podem ser acessadas pelo site www.aspas.org.br
 
 
Este boletim foi enviado pela assessoria de comunicação da ASPAS.
Se você não deseja receber mais o Boletim, envie uma mensagem para cancelar@aspas.org.br