Boletim Eletrônico da ASPAS - 09 de agosto de 2021

 
 
 
09 de agosto de 2021
 
   
 

A defesa da nossa aposentadoria precisa de você: todos à votação, no site do SERPROS!

=> Veja aqui como votar e, se precisar, peça a ajuda da ASPAS!

Eleições para o Conselho Deliberativo e para o Conselho Fiscal do SERPROS:

►→ Início às 8 horas de 5/8
►→ Final às 12 horas de 19/08

EM QUANTOS CANDIDATOS VOTAREMOS?

Você dará um total de 3 votos.

Para o Conselho Deliberativo - CDE: em 2 candidatos.
Para o Conselho Fiscal - COF: em 1 candidato.

COMO SERÁ A VOTAÇÃO?

A votação será exclusivamente pela internet (pelo site ou pelo App SERPROS para celular).

Para votar, os participantes devem estar cadastrados para acesso à Área Restrita no site do SERPROS.

QUEM PODE VOTAR?

Podem votar todos os participantes do SERPROS: os ativos, os assistidos (aposentados) e também os pensionistas.

PASSO A PASSO PARA VOTAR

Para votar, o participante (ativo, aposentado ou pensionista) terá que acessar a área restrita no site do SERPROS e informar seu CPF e sua senha.

1. Acesse aqui a Área Restrita (clique aqui)
2. Entre com seu CPF e senha

3. Selecione 2 Candidatos ao CDE
4. Selecione 1 Candidato ao COF
5. Clique em VOTAR.
6. Clique em CONFIRMAR.

NÃO LEMBRO A MINHA SENHA. COMO FAZER?

Se você ainda não tem sua senha ou a esqueceu, proceda da seguinte forma:

►→ Acesse a Área Restrita no site do SERPROS;
►→ Clique em "Esqueci Minha Senha";
►→ Preencha os campos solicitados.
►→ Envie.

A nova senha será enviada pelo SERPROS para seu e-mail cadastrado (confirme se seu cadastro está atualizado).

Caso você não tenha ou não use mais o seu e-mail, entre em contato com o nº 0800 721 10 10, no horário das 9h às 17h, e informe um e-mail (pode ser de um cônjuge, filho ou pessoa próxima de sua confiança). É neste e-mail que você receberá uma senha de acesso.

Caso tenha dificuldade, peça a ajuda da ASPAS! Ligue ou envie mensagem de WhatsApp para 21-98055-3939.

Não deixe de votar!

09/08/21

 
   
     
  É possível votar pelo celular, por meio do App SERPROS  
 

Agora, além do computador, podemos votar nas eleições do SERPROS também pelo celular. Basta baixar no celular o aplicativo (app) SERPROS.

COMO BAIXAR O APP EM SEU CELULAR

Sistema Android (smartphones em geral):

1. Assim que você abrir o seu celular e desbloquear a tela, procure por um aplicativo chamado Google Play ou por Play Store (esse aplicativo já vem instalado em todos os celulares Android);
2. Feito isso, clique nele.
3. Na barra de cima, faça a busca por "app SERPROS".
4. Clique no aplicativo e em seguida, clique em "Instalar";
5. Espere o tempo para o download terminar.
6. Pronto. O ícone do app foi salvo em algum lugar de sua tela. Localize e abra quando quiser.

Se o seu aparelho for um iPhone, baixar o App SERPROS no Apple Store.

09/08/21

 
     
 

Alerta de golpe: ligação para que aposentado faça a prova de vida online não é do INSS

=> Aposentados não devem fornecer informações ao receber este contato

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) informou, em sua página oficial na internet, tratarem-se de golpe recentes ligações para que aposentados façam a prova de vida online, por causa da pandemia.

Na ligação, são falados todos os dados pessoais e enviada uma mensagem, por WhatsApp, pedindo para que o aposentado envie uma foto de um documento para finalizar o processo. A pessoa que fala é muito segura.

Assim, o INSS alerta a todos para que, caso recebam esse tipo de ligação, desliguem o telefone e não forneçam nenhuma informação. O INSS não faz contato por telefone para procedimento de prova de vida.

Avalia-se que esse golpe começou a ser aplicado com a ampliação da prova de vida por biometria facial, realizada por meio de aplicativo. Saiba mais sobre no endereço: https://www.gov.br/inss/pt-br/assuntos/prova-de-vida/inss-amplia-e-simplifica-prova-de-vida-digital.

COMO É FEITA COMUNICAÇÃO OFICIAL DO INSS

Veja como é realizada a comunicação do INSS com o segurado:

O INSS entra em contato com o cidadão em situações específicas e para informar a respeito de procedimentos, andamento de requerimentos ou realizar reagendamentos, e, em nenhum momento solicita qualquer informação, como CPF, nome da mãe ou senhas.

O segurado pode receber um e-mail, um SMS, uma carta ou ligação do INSS, sempre por meio dos canais oficiais de atendimento: Meu INSS, Central de Atendimento 135, ou SMS identificado como 280-41.

O segurado é contatado por meio das informações fornecidas em seu cadastro (e-mail, telefone e endereço) e, por isso, é importante que mantenha o seu cadastro junto ao INSS atualizado com os dados para contato. A atualização pode ser feita pelo Meu INSS e por meio da Central 135.

Por sua vez, quando o segurado entra em contato com o INSS, o Instituto poderá solicitar informações como CPF e nome da mãe para confirmação da identidade do interessado e para que seja respeitado o sigilo das informações.

Caso o cidadão que tenha sido notificado e tenha alguma dúvida, ele poderá ligar no 135, o telefone oficial do INSS para ter mais informações. Poderá ainda buscar atendimento por meio do chat humanizado da assistente virtual do INSS, a Helô.

09/08/21

 
     
   
     
   
     
 

Os cuidados com a variante Delta

=> Entenda as características da nova cepa do coronavírus

O rápido aumento no número de casos da variante Delta do coronavírus, já presente em todas as regiões do planeta, tem gerado crescente preocupação entre comunidade científica e governantes de todo o mundo. Originalmente identificada na Índia, ainda em 2020, essa variante apresenta uma transmissibilidade muito superior à das cepas virais anteriormente identificadas. Por esse motivo, muitos países que já iniciavam a flexibilização das medidas preventivas de enfrentamento ao vírus começam a rever, e reverter, as suas ações de reabertura das atividades, como modo de interromper a acelerada disseminação dessa nova variante.

Segundo documento dos "Centros de Prevenção e Controle de Doenças (CDC)" dos Estados Unidos, a principal preocupação em relação à variante Delta reside em sua característica de ser muito mais transmissível do que outras cepas da numerosa família dos coronavírus, a exemplo do Mers (síndrome respiratória do Oriente Médio) e da Sars (síndrome respiratória aguda grave). O mesmo relatório também indicou que a variante Delta é capaz de produzir uma carga viral muito superior à observada em pacientes com a versão originalmente identificada do coronavírus, afetando as vias aéreas dos pacientes de forma ainda mais avassaladora. Isso significa que o paciente infectado pela Delta tem multiplicado o potencial de disseminar o vírus. Segundo dados da CNN Brasil, estimativas indicam que a nova variante seria entre 60% e 200% mais transmissível.

VACINAS SÃO FUNDAMENTAIS

Para além das alarmantes taxas de transmissão, outro aspecto que preocupa com o avanço da Delta é a possibilidade dessa nova cepa provocar quadros clínicos mais graves. Segundo o estudo apresentado pelo CDC, com base em outras pesquisas da comunidade internacional, pacientes infectados com a Delta acabam por demandar intervenção hospitalar com mais frequência. Vale ressaltar, porém, que a maior parte dos pacientes estadunidenses que precisaram de intervenção médica ainda não estavam completamente vacinados quando contraíram a variante.

Assim, podemos considerar que as vacinas contra a Covid-19 oferecem segurança efetiva e um considerável grau de proteção contra a Delta. "As evidências disponíveis sugerem que as vacinas de mRNA atualmente autorizadas (Pfizer-BioNTech e Moderna) são altamente eficazes contra a hospitalização e a morte por uma grande variedade de cepas, aí incluídas a Alfa (B.1.1.7), a Beta (B.1.351), a Gama (P.1) e a Delta (B.1.617.2)", afirma o CDC em nota disponível em seu portal oficial. Apesar de assegurar proteção quanto às complicações, é sempre importante lembrar que pacientes vacinados ainda podem contrair - e transmitir - todas as variantes do coronavírus, mantendo o potencial de risco de contaminação, especialmente para as pessoas ainda não completamente vacinadas.

A PRESENÇA DA DELTA NO BRASIL

No Brasil, a presença da variante Delta já foi registrada em diferentes estados do país. Dados divulgados pela Prefeitura do Rio de Janeiro no dia 4 de agosto apontaram que 45% das amostras analisadas na capital eram da nova cepa do coronavírus. Na cidade de São Paulo, a taxa já alcançou os 23%. O cenário tem chamado a atenção das autoridades e reforça a ideia de que a pandemia ainda não acabou.

De nossa parte, o importante é manter, da melhor forma, as medidas de segurança e proteção individual. Como mostra a explosão de contágios pela variante Delta, tudo indica que ainda temos um longo caminho a percorrer até que possamos comemorar o fim da pandemia. E, claro, não deixar de tomar todas as doses da vacina como indicado pelas autoridades de saúde.

09/08/21

 
     
   
     
 

Parabenize os aniversariantes da semana

09 NILTON DA SILVA RIBEIRO RJ
10 SOLANGE MARIA CARVALHO AMERICO CORDEIRO DF
10 LUIZ REIS NOGUEIRA SOBRINHO PE
11 LUIZ ARTUR DE GUSMÃO BESSA DF
11 CARLOS LUIZ MOREIRA DE OLIVEIRA DF
11 AMINTAS CAVALCANTE BRASIL CE
12 MARIA JOSE GAETI PARIS SP
13 RUTE CECILIA TORRES RJ
13 JOSE LOURENÇO DA SILVA JUNIOR RJ
14 ANA MARIA MAIA MONTEIRO DE CASTRO RJ
14 IONE FIALHO DE SOUZA BA
15 CELIA COUTINHO MG

09/08/21

 
     
 

Você já curtiu a página da ASPAS no Facebook?

Conheça e curta a página da ASPAS no Facebook clicando aqui.

Se ainda não está no Facebook, entre aqui primeiro e crie seu perfil.


 
     
 
As notícias dos boletins anteriores podem ser acessadas pelo site www.aspas.org.br
 
 
Este boletim foi enviado pela assessoria de comunicação da ASPAS.
Se você não deseja receber mais o Boletim, envie uma mensagem para cancelar@aspas.org.br