Boletim ASPAS - 03 de fevereiro de 2025

 
 
 
03 de fevereiro de 2025
 
     
   EDITORIAL  
 

Um convite ao seu presente e ao seu futuro

Não faltam na internet textos e vídeos sobre os benefícios do trabalho voluntário. Sobretudo para aposentados, que podem organizar suas atividades separando uma parcela de seu tempo para a atuação em causas coletivas.

O trabalho voluntário em prol de uma causa é motivador, estimula a mente com novos desafios, ajuda a socializar com parceiros da mesma causa e beneficia a saúde, tanto física quanto mental.

Se o trabalho voluntário faz tudo isso - e faz mesmo -, imagine o trabalho voluntário que tem como resultado a proteção de sua própria aposentadoria. Sim, uma causa coletiva, pelo bem de uma coletividade da qual você também faz parte.

Leia aqui.

 
     
 

SERPROS apresenta rendimentos obtidos em 2024

Conheça os resultados obtidos pelos investimentos do Fundo em 2024. A Comissão Técnica da ASPAS analisará os números.

Leia aqui.

 

TJRJ inaugura vara especializada para idosos no Fórum Central

O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) inaugurou, no dia 29 de janeiro, a 1ª Vara Especializada em Pessoas Idosas (VEPI).

Leia aqui.

 
     
 

Quanto tempo leva para criarmos um novo hábito?

Estabelecer novos hábitos saudáveis é um desejo natural e comum a todos. O maior desafio, porém, é transformar um objetivo em ação rotineira.

Leia aqui.

   
     
   
     
   
     
     
  EDITORIAL      
 

Um convite ao seu presente e ao seu futuro

Não faltam na internet textos e vídeos sobre os benefícios do trabalho voluntário. Sobretudo para aposentados, que podem organizar suas atividades separando uma parcela de seu tempo para a atuação em causas coletivas. O trabalho voluntário em prol de uma causa é motivador, estimula a mente com novos desafios, ajuda a socializar com parceiros da mesma causa e beneficia a saúde, tanto física quanto mental.

Novos horizontes, novas atitudes, novas amizades, novas alegrias e muito sentimento de identificação e pertencimento. Quem se dedica a uma causa não tem tempo, nem humor, para depressão e outros males causados pelo sentimento de solidão. Diante da vida, haveremos de ser intrépidos mosqueteiros erguendo nossos punhos, a gritar "um por todos e todos por um!"

Que tal ser voluntário por uma causa que também é sua?

Se o trabalho voluntário faz tudo isso - e faz mesmo -, imagine o trabalho voluntário que tem como resultado a proteção de sua própria aposentadoria. Sim, uma causa coletiva, pelo bem de uma coletividade da qual você também faz parte.

É o caso da ASPAS. Aqui na ASPAS nenhum diretor ou conselheiro recebe por seu trabalho, que é totalmente voluntário. Essa é, inclusive, uma determinação do nosso Estatuto. Esse fato, no entanto, não diminui em nada nossa responsabilidade. Acompanhar o SERPROS, o Serpro e as movimentações da legislação, das políticas e da economia são fundamentais em nossa atuação, sempre visando a defesa da aposentadoria digna pela qual contribuímos a vida inteira.

Nosso convite

Por isso tudo, temos um convite a você. Aos associados, convidamos que se somem à ASPAS, enviem-nos uma mensagem pelo 21 98055-3939 (WhatsApp), que pode ser: "gostaria de participar, podemos conversar?". Na medida de seu tempo e de sua possibilidade, sua contribuição será muito valiosa em nossa luta comum.

Aos participantes do SERPROS que ainda não se associaram à ASPAS, convidamos a que se associem. Seja você aposentado ou da ativa, o pequeno valor da contribuição significa muito para a Associação que está na luta por sua aposentadoria. Veja aqui como é simples e barato se associar.

Não fique só, fique sócio. Participe. É o nosso convite.

03/02/25

 
     
  SEU PATRIMÔNIO      
 

SERPROS apresenta rendimentos obtidos em 2024

>> Comissão Técnica da ASPAS analisará, em reunião próxima, os resultados e a política de investimentos do Fundo

A Diretoria de Investimentos do SERPROS apresentou, em publicação no site do Fundo e em vídeo no canal no YouTube, os resultados obtidos pelos investimentos em 2024. Desses resultados, ao longo do tempo, é que dependem a manutenção da saúde financeira dos planos de benefícios a que os participantes estão vinculados.

Na publicação, são apresentados os rendimentos dos planos PS-I (BD), PS-II BD, PS-II CD, PGA e Ser+. É possível comparar com o rendimento do CDI, da Poupança e do Ibovespa no ano. A meta atuarial também entra na comparação, o que permite ter uma ideia do desempenho dos investimentos feitos diante do que seria o indicado para que os compromissos do plano sejam cumpridos no futuro.

Como se vê nos quadros aqui reproduzidos, publicados no site do SERPROS, o único plano que superou a Poupança nos últimos 12 meses foi o Ser+. A ASPAS tem recebido dúvidas e questionamentos de participantes e assistidos a respeito deste assunto e, portanto, levará à sua Comissão Técnica para que ela analise, em reunião próxima, esses resultados e a política de investimentos do SERPROS.

Leia aqui a matéria no site do SERPROS.

Veja aqui o vídeo do Diretor de Investimentos.

03/02/25

 
     
  BOM EXEMPLO      
 

TJRJ inaugura vara especializada para idosos no Fórum Central

>> Nova unidade promete maior atenção a idosos em situação de vulnerabilidade

O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) inaugurou, no dia 29 de janeiro último, uma nova serventia judicial: a 1ª Vara Especializada em Pessoas Idosas (VEPI). O projeto foi aprovado pelo Órgão Especial do TJRJ e tem como objetivo principal agilizar a tramitação de processos e oferecer atendimento mais eficiente a populações em situação de vulnerabilidade.

A 1ª Vara Especializada em Pessoas Idosas funciona no terceiro andar, corredor D, Lâmina I, do Fórum Central, na Avenida Erasmo Braga, s/n, no Centro da Cidade do Rio de Janeiro.

População crescente

De acordo com a desembargadora Maria Isabel Paes Gonçalves, presidente da Comissão de Políticas Institucionais para Eficiência Operacional e Qualidade dos Serviços Judiciais (Comaq), a nova repartição atende às mudanças demográficas da cidade, incluindo o aumento da população idosa.

"A VEPI busca atender a um segmento que cresce a cada ano e que demanda cuidados específicos, tratando seus processos com maior fluidez e atenção", destacou a desembargadora.

Prioridade e proteção ao idoso

Para a criação da 1ª Vara Especializada em Pessoas Idosas, a decisão foi instituída pela Resolução OE nº 46/2024, que transformou a 4ª Vara de Órfãos e Sucessões da Capital em um órgão dedicado exclusivamente às demandas da população idosa. A resolução considera dispositivos da Constituição Federal e do Estatuto da Pessoa Idosa, que garantem prioridade absoluta no tratamento e proteção integral dos direitos dessa parcela da população.

A VEPI começa a funcionar com a redistribuição de 2.769 processos que tramitavam anteriormente nas quatro Varas da Infância, Juventude e do Idoso da Capital e que se enquadram na competência da nova vara. A unidade também será responsável por acompanhar abrigos que atendem idosos em situação de vulnerabilidade social.

(Fonte: Diário do Rio)

03/02/25

 
     
  FORÇA DE VONTADE      
 

Quanto tempo leva para criarmos um novo hábito?

>> Estudo revela que a formação de um novo hábito leva, no mínimo, dois meses. Veja as dicas para tornar isso mais fácil

Estabelecer novos hábitos saudáveis é um desejo natural e comum a todos. O maior desafio, porém, é transformar um objetivo em ação rotineira. Muitas pessoas se frustram ao tentar incorporar uma nova prática ao seu dia a dia e acabam desistindo antes de alcançar os resultados esperados. No entanto, a ciência mostra que tal dificuldade é inevitável, já que o corpo e a mente precisam de tempo para completar qualquer adaptação. Segundo estudo da Universidade do Sul da Austrália, é necessário um período médio de 59 a 66 dias para que um novo hábito comece a realmente se formar, tornando-se mais automático e menos dependente de qualquer esforço consciente. E mais: para se tornar completamente enraizado, o tempo necessário pode chegar a 335 dias, ou quase um ano.

A pesquisa, publicada na revista 'National Library of Medicine', em dezembro de 2024, analisou dados de mais de 2,6 mil participantes. Os pesquisadores identificaram que o tempo necessário para consolidar um novo comportamento varia de pessoa para pessoa. Fatores como a complexidade da nova prática, o tipo de rotina estabelecida e a disposição individual podem influenciar diretamente a duração do processo. Para alguns, um novo hábito pode levar menos de dois meses para se consolidar, enquanto para outros pode demandar quase um ano. Certo é que a persistência por esse período faz com que o novo hábito seja totalmente incorporado e que a pessoa passe, inclusive, a sentir falta dele em sua rotina.

Procure encaixar a nova prática em seus horários

O estudo destacou que a formação do hábito depende não apenas da repetição, mas também do contexto em que a prática é reiterada e da motivação pessoal. As chances de que venha a se tornar parte da rotina individual dependem também da regularidade e do momento do dia em que a atividade é realizada. É por isso que integrar a prática em um horário determinado do dia a dia, como logo pela manhã, pode facilitar a fixação do hábito. Além disso, o prazer associado à nova atividade é um fator decisivo. Hábitos que proporcionam satisfação imediata tendem a se consolidar mais rápido do que aqueles percebidos apenas como uma obrigação.

Os resultados da pesquisa reforçaram que criar um hábito é um processo que exige perseverança, o que pode ser facilitado com a adoção de algumas estratégias. Em primeiro lugar, é fundamental estabelecer metas realistas e celebrar pequenas conquistas ao longo do caminho, construindo um 'mindset' (predisposição da mente a pensar e agir de determinada forma) positivo. Para isso, desenvolver uma mentalidade de longo prazo é essencial, pois entender que o progresso é gradual é essencial para evitar frustrações e aumentar a motivação. Além disso, manter a consistência nos primeiros dois meses também é importante, ainda que seja desafiador - e aqui, outro ponto relevante é revelado pela pesquisa: a importância da autocompaixão. Permitir-se falhar ocasionalmente, sem desistir completamente da incorporação do hábito, apenas projeta o sucesso para um prazo mais extenso.

Estabilizar um novo hábito pode parecer desafiador, mas o segredo reside na determinação. Com algum tempo, um pouco de paciência e muito comprometimento, pequenas ações diárias se convertem em grandes conquistas!

03/02/25

 
     
  PARABÉNS!      
 

Aniversariantes da semana

03 CECY VERAS DF
04 MARIA APARECIDA REVELLO VEGA RJ
04 LENY LOURDES THEREZINHA BINDO SP
05 FABIO ROSA MOREIRA SILVEIRA CE
05 MARIA VERBENA DE SAMPAIO C. ALENCAR CE
06 ANA CARMEN DE CARVALHO GOYOS MADI SP
07 LEILA DOS SANTOS SILVA RJ
07 ANA MARIA CAVALCANTE DE VASCONCELOS CE
08 PAULO CESAR DA CONCEIÇÃO COTTA RJ
08 MARIA TEREZINHA CRISTINO PEREIRA SP
08 ARLINDO PEREIRA DA SILVA RJ
09 REINALDO JOSÉ DE ALMEIDA RJ
09 EDNA MARIA DO NASCIMENTO DF
09 SONIA ALVES CASAES RJ

Atenção Participante do SERPROS: faça seu Recadastramento no Fundo sempre no mês do seu aniversário. É obrigatório

CLIQUE AQUI E VEJA COMO SE RECADASTRAR NO SERPROS

03/02/25

 
     
  REDES SOCIAIS      
 

Curta a página da ASPAS
no Facebook

Conheça e curta a página da ASPAS no Facebook clicando aqui.

Se ainda não está no Facebook, entre aqui primeiro e crie seu perfil.


 
     
  EXPEDIENTE      
 


Boletim oficial da ASSOCIAÇÃO DOS PARTICIPANTES E ASSISTIDOS DO SERPROS - ASPAS
Site: https://www.aspas.org.br/
Editado pela Assessoria de Comunicação da ASPAS, sob responsabilidade da Diretoria.
Produção: Bonito Design Ltda. (agenciabonitodesign@gmail.com)
Este Boletim é enviado por e-mail aos associados e outros participantes do SERPROS, além de entidades coirmãs. Se você não deseja receber mais este Boletim, envie uma mensagem para cancelar@aspas.org.br.