Outras Matérias

NOSSA ASSOCIAÇÃO / 4ª Reunião do Conselho Deliberativo da ASPAS será nos dias 26 e 27 deste mês

FACILIDADE / Credencial de estacionamento para idosos agora pode ser emitida digitalmente

>> O serviço promete mais praticidade e pode substituir o cartão físico impresso. Confira como obter a versão digital

A credencial de estacionamento preferencial, que anteriormente era emitida por órgãos estaduais e municipais e precisava ser exposta na forma impressa sobre o painel do veículo, agora está disponível no formato digital e terá validade em todo o Brasil. A iniciativa, desenvolvida pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) em parceria com o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), foi lançada oficialmente em 25 de outubro e já se encontra disponível para os mais de 16 milhões de brasileiros com 60 anos de idade ou mais que possuem ou possuíram carteira de habilitação, assim como para os cerca de 3,4 milhões de PCDs cadastrados na base do Registro de Referência da Pessoa com Deficiência, segundo dados do Ministério dos Transportes.

Antes do lançamento, o processo de solicitação exigia que os interessados se deslocassem até um órgão de trânsito munidos de documentos e era necessário aguardar dias, ou mesmo semanas, até que a credencial física fosse emitida. Agora, todo o processo poderá ser realizado em poucos minutos, por meio do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) ou do portal da Senatran. As credenciais digitais terão o mesmo valor legal que a versão física e poderão ser utilizadas em todo o território nacional. Além disso, enquanto o documento físico possuía validade restrita a cinco anos, a nova versão digital é vitalícia para os idosos, afastando assim a necessidade de renovação.

Credencial será vinculada a um veículo

Para utilizar a versão digital da credencial, é necessário vinculá-la a um único veículo, mas essa vinculação pode ser alterada a qualquer momento, por meio do próprio aplicativo. No caso de automóveis que pertencem a terceiros, é necessário contar com a aprovação da vinculação, o que pode ser feito com a utilização do aplicativo CDT ou diretamente no portal da Senatran (podendo ser cancelada posteriormente).

A fiscalização será realizada pelos agentes de trânsito e policiais que dispõem de um aplicativo que permite a verificação com base no número da placa do veículo ou do QR Code constante do documento digital, confirmando imediatamente se realmente existe uma credencial vinculada ao veículo estacionado. Isso evita fraudes e falsificações, problemas recorrentes com o uso da versão física. A expectativa é que o QR Code assegure mais eficiência e segurança no controle da utilização de vagas preferenciais.

Versão física seguirá existindo

Vale ressaltar que a versão física da credencial continuará válida e disponível para quem assim preferir - agora, inclusive, com maior facilidade para a emissão. É possível obter a versão impressa da credencial, de forma online, por meio do Portal da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).

04/11/24

SAÚDE / Calendário de vacinação do idoso: saiba quais são as vacinas recomendadas

>> Com o envelhecimento natural do corpo, a capacidade do sistema imunológico para combater infecções diminui e as vacinas são fundamentais

Do portal Rede D'Or

O calendário de vacinação do idoso inclui vacinas, como a vacina da gripe e a vacina pneumocócica, por exemplo, pois permitem desenvolver a imunidade, tornando o corpo mais capaz de combater e prevenir vários tipos de infecções.

A vacinação no idoso é fundamental, pois com o envelhecimento natural do corpo, a capacidade do sistema imunológico para combater infecções vai diminuindo, o que aumenta o risco do idoso desenvolver doenças infecciosas, principalmente do sistema respiratório.

Por isso, é essencial que as pessoas a partir dos 60 anos tenham seu calendário de vacinação atualizado, ficando atentas às campanhas de vacinação do governo, principalmente à vacinação da gripe, que é um problema muito comum mas que traz maiores riscos com o avançar da idade.

Principais vacinas do idoso

As vacinas recomendadas no calendário de vacinação do idoso determinadas pela Sociedade Brasileira de Imunizações, de forma rotineira, são cinco:

  • Gripe (Influenza);
  • Pneumonia pneumocócica;
  • Herpes zóster;
  • Hepatite B;
  • Difteria, tétano e coqueluche.

Além disso, existem outras quatro vacinas que podem ser administradas durante surtos ou se existirem situações de risco aumentado. Essas incluem a vacina para hepatite A, febre amarela, vacina meningocócica conjugada e a tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola).

Veja aqui quando tomá-las e quando não se deve fazê-lo.

04/11/24

PARABÉNS! / Aniversariantes da semana

REPETINDO O ALERTA: Golpistas tentam se passar pelo escritório de advocacia do dr. Afrânio Amaral

Assista ao vídeo institucional da ASPAS e conheça um pouco mais a sua Associação

Convênio ASPAS-MedCorp torna mais barato gasto familiar com plano de saúde

ASPAS alerta: cuidado com golpe utilizando o nome do escritório de advocacia do dr. Antônio Vieira

NÃO FIQUE SÓ, FIQUE SÓCIO!

Atendimento aos associados da ASPAS

ATENÇÃO, BEBA ÁGUA!

Atualize seus dados e receba notícias pelo WhatsApp

Fale rapidamente com a ASPAS