Outras Matérias

SERPROS / Alteração de dados bancários para Assistidos agora é online

>> SERPROS adota o meio digital como única forma para aposentados e pensionistas requererem, caso precisem alterar esses dados

O requerimento de alteração de dados bancários, junto ao SERPROS, para os participantes assistidos (aposentados e pensionistas) passou a ser realizado exclusivamente de forma online. Segundo o site da entidade, "a iniciativa tem como objetivo agilizar o processo, garantir maior segurança das informações e proporcionar maior comodidade aos participantes".

Para garantir a "comodidade dos participantes", o site publica um tutorial com seis tópicos, explicando como preencher o requerimento online (pela internet).
Veja aqui o tutorial.

Apesar da intenção de "agilizar o processo", a matéria informa que "após o envio do requerimento online, o SERPROS analisará a solicitação em até 30 dias". Após aprovado, os novos dados bancários serão utilizados para pagamento do benefício.

Segundo o site do Fundo, "essa mudança representa mais um passo no compromisso do SERPROS com a modernização dos serviços prestados e a melhoria da experiência dos participantes".

Bancos aceitos

Atualmente, o sistema permite o cadastro de contas apenas dos bancos Santander e Banco do Brasil, instituições que possuem contrato ativo com o SERPROS.

Para receber o benefício em outro banco, é necessário abrir uma conta salário em uma dessas instituições e solicitar a Livre Opção Bancária (LOB) para o banco de sua preferência. Se já for cliente de um desses bancos, é possível entrar em contato com o gerente da conta para converter a conta corrente em conta salário e solicitar a Livre Opção Bancária (LOB).

(Com informações do SERPROS)

10/11/25

INSS / Golpistas se passam pela Central 135 para enganar segurados sobre Prova de Vida

>> O INSS não entra em contato por telefone ou mensagem para realizar a Prova de Vida e nunca solicita dados pessoais, senhas ou transferências financeiras

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) alerta para ligações falsas sobre a Prova de Vida. Criminosos se passam pela Central 135 e instruem a pessoa a digitar "1" ou "2" para confirmar dados ou manter o benefício ativo. É golpe!

O INSS não realiza Prova de Vida por telefone ou mensagem de texto e não solicita dados pessoais, senhas ou transferências de dinheiro.

Atualmente, a Prova de Vida é feita de forma automática e segura, com base no cruzamento de dados oficiais do Governo Federal. A maioria dos aposentados e pensionistas não precisa fazer nada para comprovar que está vivo e continuar recebendo seu benefício.

Apenas os segurados que não foram identificados por esse cruzamento de dados precisam realizar o procedimento. Essas pessoas são notificadas exclusivamente por meio de aviso no extrato bancário. O INSS já notificou cerca de 4 milhões de beneficiários que precisam regularizar a situação em até 30 dias.

Verifique em seu extrato bancário se você foi notificado. Em caso afirmativo, faça a regularização de uma das seguintes formas:

• Pelo Meu INSS: acesse o site ou aplicativo, faça login e siga as instruções. Se solicitado, realize o reconhecimento facial.
• Pelo banco: alguns bancos permitem fazer a Prova de Vida pelo aplicativo ou site da instituição.

Como se proteger

• Desconfie de qualquer ligação, mensagem ou e-mail que peça confirmação de dados ou ameace bloquear seu benefício.
• Se receber uma ligação suspeita, não forneça informações e encerre a chamada imediatamente.
• Em caso de dúvida, ligue diretamente para a Central 135 ou acesse o site ou aplicativo Meu INSS.

Fique atento e compartilhe esta informação com familiares e amigos. Golpes como esse visam enganar principalmente aposentados e pensionistas. O INSS reforça: proteja seu benefício e confirme qualquer informação apenas nos canais oficiais.

(Fonte: INSS)

10/11/25

SAÚDE / 54% dos brasileiros nunca foram ao dermatologista

>> Pesquisa revela descuido perigoso com a saúde da pele e alerta para a importância das consultas dermatológicas periódicas

A pele é o maior órgão do corpo humano e desempenha um papel essencial na proteção contra agentes externos, na regulação da temperatura e na percepção do ambiente. Mesmo assim, os devidos cuidados com a pele ainda são negligenciados pela maioria das pessoas. Uma pesquisa realizada em agosto de 2025 pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) revelou que 54% da população com 16 anos ou mais, o equivalente a cerca de 90 milhões de brasileiros, nunca consultou um dermatologista. O dado é preocupante, já que um acompanhamento regular é fundamental para a prevenção de doenças e a detecção de alterações de forma precoce.

O estudo da SBD também revelou outras informações importantes. Quase 70% dos jovens entre 16 e 24 anos jamais estiveram em um dermatologista, índice que alcança 46% dos idosos acima de 60 anos. E mesmo entre aqueles que afirmam cuidar da aparência, a consulta com um dermatologista ainda é exceção: apenas 6% mantêm um acompanhamento regular.

Câncer de pele: o mais presente no Brasil

Apesar de muitos acreditarem que a atuação do dermatologista se restringe às questões estéticas, a sua função é bem mais ampla. Consultas periódicas são essenciais para identificar precocemente doenças que podem evoluir de forma silenciosa e grave - especialmente o câncer de pele, o tipo de câncer mais comum entre os brasileiros. A condição representa nada menos que 30% de todos os tumores malignos registrados no país, mas, quando diagnosticada precocemente, as chances de cura alcançam mais de 90%. Justamente por isso é tão importante que a avaliação dermatológica esteja presente na rotina de cuidados médicos, especialmente de idosos, cuja pele se torna, naturalmente, mais sensível.

Além de prevenir o câncer, o dermatologista é o especialista indicado para identificar sinais de envelhecimento, inflamações, infecções e alergias. O acompanhamento profissional orienta sobre o uso adequado de protetor solar, a hidratação e outros hábitos que mantêm a pele saudável. Esses cuidados simples evitam desconfortos e contribuem diretamente para o bem-estar e a qualidade de vida da pessoa idosa.

Atenção para as alterações na pele

O estudo da SBD também mostrou que quatro em cada dez brasileiros notaram o surgimento de sinais como manchas, pintas e bolhas na pele ou queda de cabelo nos últimos 12 meses - alterações que merecem atenção clínica, pois podem indicar infecções ou até mesmo doenças graves. Diante da presença de sinais como feridas que não cicatrizam, lesões que sangram espontaneamente, manchas que mudam de cor, tamanho ou formato, coceira persistente, descamação intensa e caroços sob a pele, o dermatologista deve ser consultado imediatamente. Quanto antes o problema é avaliado, maiores são as chances de tratamento eficaz e recuperação completa.

Cuidar da pele é cuidar da saúde. Marcar uma consulta com o dermatologista é um gesto simples que ajuda a preservar o bem-estar, a prevenir doenças e a garantir mais segurança e autoestima em todas as fases da vida.

10/11/25

PARABÉNS! / Aniversariantes da semana

PREÇOS IMBATÍVEIS / ASPAS: a diversificada rede de proteção que cabe no seu bolso

>> Além de atuar pela proteção de sua aposentadoria, a ASPAS oferece a seus associados uma ampla rede de proteção em seguros e serviços com os melhores preços do mercado

A ASPAS tem um longo e comprovado histórico de luta em defesa dos participantes do SERPROS e pela prevalência das melhores práticas na administração do nosso Fundo. O participante que se associa, seja aposentado ou da ativa, fortalece essa luta e nos ajuda a proteger sua aposentadoria e seu próprio futuro. Todos já sabem que é muito barato ser sócio da ASPAS, tanto para aposentados e pensionistas quanto para empregados ativos do Serpro.
Os valores podem ser vistos aqui.

Mas não é só a ASPAS que cabe no seu bolso. Os convênios que a Associação tem com seguradoras e outras empresas e profissionais também têm valores especiais para os associados. Os diversos tipos de seguro da ASPAS, por exemplo, têm os melhores preços do país.

Você sabia? Aqui o sócio tem muitas opções

1. A ASPAS É O MAIOR PARCEIRO DO SERPROS

Ao se manter vigilante sobre os rumos do SERPROS, a ASPAS tem uma atuação construtiva no interesse dos participantes e da poupança que integralizam ou já integralizaram no Fundo. Dessa forma, sem falsa modéstia, somos, de longe, o maior parceiro do SERPROS, independente de quem esteja ocupando a direção ou os demais cargos e funções na instituição. Porque somos parceiro - vigilante e crítico quando necessário - da instituição e dos participantes, não da Diretoria A ou B do Fundo. É essa posição clara, há muito tempo comprovada na prática e na luta, que nos permite buscar sempre o diálogo, o bom entendimento e as convergências possíveis, sem jamais abrir mão de nossos princípios ou esquecer nossa função primordial. Neste sentido, os serviços e convênios que a ASPAS oferece buscam ser complementares às necessidades dos participantes.

2. SEGURO FUNERAL COM CREMAÇÃO E MINI SEGURO DE VIDA POR APENAS R$ 10,58

Seguro Funeral para todo o Brasil, permitindo cremação, pela Tokio Marine, por apenas R$ 10,58 mensais por pessoa, até 75 anos de idade, podendo incluir parentes de até 3º grau. Incluído neste valor o seguro por Morte Acidental (R$ 21.631,47) e também por Invalidez permanente, total ou parcial, por acidente (R$ 21.631,47).

3. SEGURO DE VIDA PARA ATÉ 75 ANOS + 9 ATENDIMENTOS

Seguro de Vida que pode ser contratado até a idade de 75 anos - raridade no mercado - e ainda inclui, no mesmo valor mensal, assistência Funeral e mais 8 outros atendimentos importantes para o bem-estar do segurado. Convênio com o Instituto de Longevidade MAG, vinculado à mais antiga e sólida seguradora brasileira. As mensalidades variam de R$ 31,10 a R$ 135,10 de acordo com o capital segurado.

Serviços incluídos: a) Planos de Seguro de Vida para idades até 75 anos, de acordo com o plano escolhido; b) Assistência Funeral Individual; c) Clínica online 24 horas; d) Segunda opinião médica; e) Até 45% de descontos em medicamentos; f) Atendimento INSS; g) Apoio tecnológico; h) Assistência Residencial 24 horas; i) Disponibilidade de mais de 200 cursos de requalificação; j) Tele saúde Cão & Gato.

4. ASSESSORIA TRIBUTÁRIA

Advogado conveniado à ASPAS, especialista em Receita Federal, auxilia associados de todo o Brasil na elaboração do Imposto de Renda ou até mesmo para resolver pendências antigas na Receita Federal.

5. SEGUROS DIVERSOS: VIDA, AUTOMÓVEL, RESIDÊNCIA, DIT (DIÁRIA POR INCAPACIDADE TEMPORÁRIA)...

Associado da ASPAS tem acesso a seguros em várias áreas por preços abaixo do mercado e ótimas condições.

6. EMERGÊNCIAS MÉDICAS

Convênios da Associação possibilitam serviços de atendimento em casos de emergências, sobretudo com idosos.

a) A Smart TeleAssistência oferece o serviço "Smart SOS". Este serviço faz o monitoramento 24 horas de pessoas idosas ou que morem sozinhas, ou ainda daquelas que possuem necessidades especiais.

b) A Vida Emergências Médicas oferece, a nível nacional, a Orientação Médica por Telefone (OMT) por apenas R$ 2,00 mensais por pessoa. Se contratar para familiares, o titular não paga a mensalidade.

c) Para Brasília (DF) e Grande Rio (Rio de Janeiro, Niterói, São Gonçalo, Duque de Caxias, São João de Meriti, Belford Roxo, Nova Iguaçu, Mesquita e Nilópolis), a Vida Emergências Médicas oferece Atendimento Presencial com Ambulância. Neste caso, o atendimento inclui Atendimento Médico pré-hospitalar de emergência ou urgência (APH) na ambulância e a Orientação Médica Telefônica (OMT) por apenas R$ 9,32 mensais por pessoa.

Saiba mais sobre todos estes convênios clicando aqui.

E veja outras opções aqui também.

05/05/25

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